quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entrevista com Pablo Hessel

Pablo Hessel foi escolhido pela galera do Colégio Hipólito Ribeiro como o GAROTO TOP do mês de abril. Pablo concedeu uma entrevista para este BLOG.

Nome: Pablo Costa Hessel
Idade: 17 anos
Signo: Touro
Time do Coração: Grêmio
Música favorita: Palavras repetidas - Legião Urbana.
Último livro que leu: A estrada da noite
Seu hobby favorito: Jogar Futsal
Esporte que pratica: Todos
Uma mulher bonita: Jennifer Lopez

 BLOG: O que as meninas podem fazer para te conquistar?
Pablo: Elas precisam ser elas mesmas.

BLOG: O que torna uma mulher feia?
Pablo: Deixar a vaidade de lado e não se preocupar com si própria.

BLOG: Para que é importante os estudos?
Pablo: É muito importante ter estudo, pelo menos uma formação básica e necessária para se ter um bom emprego, entrar em uma universidade ou então passar num concurso e também temos a vantagem de levar o que aprendemos para a vida toda.

BLOG: Que profissão deseja ter no futuro?
Pablo: Quero ser psicólogo.

BLOG: Por que Pinheiro Machado não atrai jovens?
Pablo: Podemos observar, que por ser uma cidade pequena, não temos oportunidade de frequentar universidades, cursos mais diversificados e melhores condições financeiras. Outro ponto é falta de lugares para divertir-se.
BLOG: Como você se define como pessoa?
Pablo: Uma pessoa do bem e independente de qualquer coisa desejo o melhor a qualquer um.

BLOG: O que é Deus para você?
Pablo: Salmos 91 "Ele é meu deus, o meu refúgio, a minha fortaleza e nele confiarei."

BLOG: No BLOG há uma discussão se você beija bem ou não, como você pode explicar isso?
Pablo: Prefiro não responder.

domingo, 15 de maio de 2011

Perfil da professora Claudet


Professora Claudet Brod, licenciada em Letras pela UCPEL, e pós graduada em Educação, trabalha há alguns anos em nosso Colégio no E. Fundamental com as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, destacando-se pela amizade e pelo companheirismo, sempre está pronta para ajudar seus alunos e colegas. Parabéns Claudet.

Presidente do Grêmio Estudantil


Dhiego Amaral foi eleito o novo presidente do Grêmio Estudantil Carlos Paléo Dávila. Representante da Chapa 01, Dhiego terá o comando desta entidade por 1 ano. Em breve estaremos publicando uma entrevista com o mesmo, onde apresentará seu plano de trabalho para a Gestão 2011/2012.

sábado, 14 de maio de 2011

Momento Retrô

Captamos algumas imagens do passado. 
Vamos ver se você consegue identificar que são estas figurinhas aí!

A seguir temos imagens de alunos e recentes ex-alunos, vamos ver se você descobre que são estas figuras. Na próxima semana divulgaremos o nome delas.
Esta mocinha aí está na 7ª série. Quem será?
BLOG: Dienifer da turma 71

Esta modelinho recém saiu da 8ª série da nossa escola. Quem será?
BLOG: Matina Martins

Esta dupla são ex-alunos recentes. Quem são?
BLOG: Melão e Bethânea

Este aí foi até presidente do Grêmio Estudantil. Quem será?
BLOG: Melão

Este mocinho ainda estuda no turno da manhã? Você já sabe quem é?
BLOG: Yan - turma 301

E este rapazinho? Quem será? Ex-aluno, mas muito conhecido de todo.
BLOG: Vinicius Conde Dias

Ex-aluno recente. Quem será?
BLOG: Uilian Marques

Esta menina está o turno da tarde, quem será?
BLOG: Selena - Turma 61

E nesta foto quem você identifica? 
BLOG: Leonardo e Vinicius Conde Dias

Quem será a mocinha nos braços da professora Rosi?
BLOG: Valentina Trindade

Respostas na próxima semana.
Se você tiver fotos antigas dos nossos alunos e ex-alunos, envia-nos para este email: sfloresdarosa@yahoo.com.br

Segurança na escola

Segurança do Colégio Hipólito Ribeiro

Nossos Blogueiros votaram e aqui publicamos o resultado da pesquisa deste blog:


Boa
  146 (35%)
Regular
  70 (16%)
Deixa a desejar
  44 (10%)
Deve melhorar muito
  156 (37%)




Pelo que vimos na enquete 37% dos nossos internautas disseram que a segurança deve melhorar muito e com certeza, concordamos com eles. A direção da escola tem feito o que pode para melhorar a segurança e para isso temos trabalhado intensamente, já podemos contar com um policial militar que nos ajuda nesta tarefa, porém sentimo-nos muito impotentes em função do tamanho de nosso colégio. Para contermos os roubos, que eram frequentes, instalamos alarmes em pontos estratégicos do prédio, fato que conteve os furtos noturnos. Durante o dia, temos monitoras que circulam pelos corredores, fecham portas e portões e ficam atentas à entrada e saída dos alunos e pessoas estranhas à escola. Ainda não conseguimos conter o fluxo de pessoas estranhas que entram em nosso pátio, durante à noite e aos finais de semanas para jogar na quadra aberta, embora os portões permaneçam cadeados, eles pulam os portões e arrombam as telas do pátio e entram de qualquer maneira. Antes de colocarmos a rede de proteção sobre a quadra, sofríamos com os vândalos que subiam na escola e quebravam os caletões do telhado provocando alagamento, em dias de chuva, nas salas de aula. É necessário que observamos a segurança da escola, mas precisamos, também, do apoio da comunidade para garantirmos a segurança preterida.


domingo, 8 de maio de 2011

ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL



A eleição do Grêmio Estudantil aconteceu dia 13 de maio (sexta-feira).
Concorreram duas chapas:
Chapa 01 - Dhiego Amaral
Chapa 02 - Cristian Lopes


Venceu a eleição: A chapa 01 com 287 votos.
- A chapa 02 recebeu 129
- Foram nulos 60 votos.

PEÃO DO HIPOLITO...

LUCAS ROSA - ALUNO DO HIPÓLITO RIBEIRO - 1ª SÉRIE - TURMA 103
Foto: Canguçu em Foco
Aconteceu neste final de semana, em Monte Belo do Sul, a escolha dos novos peões do Rio Grande do Sul. Dezoito das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado levaram seus representantes para disputar o título de Peão e Guri Farroupilha no 23º Entrevero Cultural.

No total, foram 29 participantes, onde apenas seis foram escolhidos para representar a cultura, as habilidades e os valores do Peão Gaúcho.

Na categoria Guri Farroupilha, o vencedor foi Lourenço de Oliveira Nunes, representando o PL Timbauva, do município de Portão. Já o título de Destaque Campeiro ficou com o pinheirense Lucas Peres Amaral da Rosa, representando o CCTG Lila Alves e a 21ª RT (na foto acima, ao lado do Coordenador da RT, Jackson Pereira).

As provas envolveram conhecimentos artísticos, onde foram executadas danças de salão, danças tradicionais, além de declamação, canto, instrumentos e poesia. A prova oral avaliava a desenvoltura, a expressão e a apresentação. Já as provas campeiras foram as que mais somaram aos candidatos, valendo 30 pontos. Nestas, os jovens realizaram sorteio entre as seguintes modalidades: assar, charquear, cevar o mate, emalar poncho (1º sorteio) e ferrar, trançar, tosquiar, laçar, pealar, apartar, tosar e prova de rédeas (2º sorteio). O último quesito avaliado foi a participação em eventos e vivência tradicionalista, valendo 10 pontos.

INFORMAÇÕES RETIRADAS DO EIGATIMAULA. 

Amizade é tudo nesta vida!

Prof. Marilete Peres

Perfil da professora Marilete Peres


A professora Marilete trabalha há anos em nosso colégio, sempre destacando-se pelos conhecimentos pedagógicos e legislação educacional. Graduada em Ciências Sociais e pós-graduada em Educação e Mídias, esmera-se em trabalhar as noções da Sociologia e Geografia numa perspectiva crítica e libertadora, procurando integrar o conhecimento científico com a realidade atual do país. Esta mestra trabalha com Sociologia e Geografia no Ensino Médio, foi coordenadora pedagógica deste colégio e de escolas municipais; está trabalhando, também, no Conselho Municipal de Educação, onde presta relevantes serviços às escolas de Pinheiro Machado, auxiliando na construção de propostas pedagógicas e na elaboração de planos e sistemáticas de trabalhos educativos. Marilete firma-se como um ícone na Educação deste município. Parabéns!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Seção de ex-alunos


 Angelita Passos Simoni, ex-aluna de nossa nosso colégio, hoje  trabalha na escola como professora de Química, onde destaca-se pela competência e dedicação que tem para com todos os nossos alunos. Parabéns Angelita.

Julia Souza Sabbado
Aluna de nosso colégio durante todo o Ensino Fundamental, onde destacava-se pela dedicação aos estudos, a meiguice e a simpatia que tinha para com todos. Mais tarde passou na seleção do IFSUL e foi estudar em Pelotas, onde destacou-se nos estudos. Hoje reside com sua família no eestado de São Paulo.


 Mourinha - Maninha e Anita
 Ex-alunos do Hipólito Ribeiro - Leninar de Mello (Maninha) estudou em nosso colégio e hoje destaca-se como Secertária da Escola Manuel Lucas Prisco. Seu filhos, também, ex-alunos destacam-se na sociedade pinheirense e engrandencem o nome de nosso colégio.

Familia Lobato
Uma família reunida de ex-alunos: D. Carmem matriarca da família, Gracinha, também ex-professora do Colégio, Iara (Gudi), professora destacada na comunidade, atualmente docente da SMEC e também ex-professora do Hipólito Ribeiro, Tuca  destaca-se na comunidade como Arquiteto, Iarinha professora de Educação Física e Manuela ex-aluna do Ensino Fundamental de nosso colégio.

Rafael Peroba
Aluno simpático e carismático que frequentou nossa escola durante todo o Ensino Médio, sempre educado e dedicado, hoje está servindo à pátria no quartel.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Entrevista com a Gata do mês de abril.

 
Rosicler da Rosa Almeida
Nome completo: Rosicler da Rosa Almeida
Apelido: Rosi
Idade: 18 
Signo: Áries
Data de Aniversário: 30 de março
Como você define-se: Simplicidade
Torce por que time? Internacional
Sua comida favorita: Sendo salgada, pode ser qualquer uma.
Sua bebida favorita: Refrigerante
Seu estilo pessoal: Normal
Seu ator favorito: Bruno Gagliasso
Sua Música favorita: Só os loucos sabem
Seu livro de cabeceira: A última música
Um homem bonito: Cauã Reimond
Uma mulher bonita: Angleina Jolie
Alguém inteligente: Isaac Newton
Um sonho para o futuro: Passar na faculdade de medicina.
No futuro quer ser: Médica
O que pensa sobre as drogas? É a forma mais fácil de estragar a vida.
Por que é importante estudar? Para ter um futuro melhor.

Quais seus melhores professores? Não posso falar só um ou dois, mas para mim os melhores são aqueles que vemos que gostam realmente do que fazem.
Quem são seus melhores amigos? Aqueles  que estão junto comigo nos momentos difíceis.
Como deve ser o seu namorado perfeito? Fiel e sincero
Quem você levaria para uma ilha deserta? Meus amigos e minha família.
Onde você deu seu primeiro beijo? Na esquina (hehe)
Quem você gostaria que sumisse do mundo? Pessoas sem caráter.
O que é necessário para te conquistar? Carisma, humildade e inteligência.
Defina em poucas palavras, quem é Deus? Deus é tudo!

Comemoração do Dia das Mães!

A Escola, através da diretora Marizete e da vice Celi Cunha, organizou uma chá em homenagem ao Dia das Mães.
A festividade aconteceu no Salão de Atos da escola e recebeu as mães do 1º ao 5º ano. As mães foram recepcionadas com bolo e chá e ainda assitiram uma palestra com a Psicóloga Bianca.

Bolo em homangem às mães.
Painel confeccionado pelas alunas Carol D´ávila e Anne - Turma 81

Mães presentes no evento.


Homenagem deste blog a todas as mães!

Entrevista

Entrevista com os alunos Jesus Guilherme de Moreles Rodrigues e Raqueli Campelo Moreira da turma 302 - Noturno.

 
Blog: Qual é a maior dificuldade que existe entre estudar à noite e trabalhar de dia?
Guilherme: A maior dificuldade que existe entre estudar à noite e trabalhar o dia todo é o cansaço físico e mental. Mas que futuramente podermos olhar para trás e vermos que valeu a pena.
Raqueli: Falta de tempo para estudar e realizar as propostas de trabalho.

Blog: Você acha que a escola está adaptada para receber este aluno trabalhador? Por quê?
Guilherme: A escola está adaptada para receber o aluno trabalhador porque tem tolerância  para o aluno chegar e os professores são flexíveis na questão de entrega de trabalhos e datas de provas.
Raqueli:Acredito que sim, porque oportuniza diversas oportuniaddes para os alunos e o professores são qualificados para dar aula.


Blog: Conteúdos difíceis e complexos deveriam ser trabalhados diferentemente para alunos do noturno? Por quê?
Guilherme:Não, porque os alunos devem ser tratados da mesma forma e o aprendizado para todos os turnos deve ter a mesma qualidade.
Raqueli: Sim para um melhor aprendizado.


Blog: O que a escola deveria fazer para tornar significativo o estudo noturno?
Guilherme: Acredito que a escola não precisa fazer muito para tornar significativo o ensino noturno, pois ela faz sua parte, quem precisa esforçar-se e mostrar empenho são os alunos.
Raqueli: O ensino já está facilitado.

Blog: Você concorda com os cursos de EJA e Aceleração que fazem com que os alunos avancem e no entanto não consigam acompanhar o ensino regular? Por quê?
Guilherme: Não pois na minha opinião estes cursos não passam toda a aprendizagem necessária que temos durante o curso do ensino regular e acabam formando alunos despreparados.
Raqueli: Eu só concordo com uma coisa nos cursos de EJA, que ele deveria ser somente para pessoas mais velhas que gostariam de ter estudado, mas não tiveram oportunidade  quando jovens.

Blog:Como deveria ser a escola ideal?
Guilherme: Deveria ser menos classificatória  e todos deveria ser tratados da mesma forma, independente da afinidade existente entre alguns alunos e professores.
Raqueli: Como a nossa, com professores qualificados e com um bom ensino.

Blog: Como você vê, hoje em dia, os professores mais exigentes?
Guilherme: Acredito que os mais exigentes, são os melhores pois são capazes de formar alunos mais preparados para o futuro.
Raqueli: São os melhores, porque ensinam mais.

Blog: Qual seu principal objetivo de vida?
Guilherme: Formar-me, entra numa boa faculdade  ou escola técnica e principalmente ir embora de Pinheiro Machado, pois acredito que quem é jovem deve ir em busca de seus objetivos e de um futuro melhor.
Raqueli: Crescer na vida, ter um ótimo rumo profissional e ser uma excelente advogada.





domingo, 1 de maio de 2011

Cléo Pires


Tatuagem de Cléo Pires!
Uma polêmica pertinente foi a publicação de fotografias da atriz Cléo Pires, com versos de Fernando Pessoa tatuados em sua lateral. A polêmica rendeu boas produções de textos nas aulas de Redação das 3ª séries do Colégio Hipólito Ribeiro.
Eis os versos:
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
E o Veríssimo escreveu:
 A fascinante arte da tatuagem

Li que a Cleo Pires mandou fazer a tatuagem de um verso do Fernando Pessoa num, se entendi bem, quadril, para ser fotografada para a “Playboy”. A tatuagem é provisória, mas Cleo Pires pode muito bem estar inaugurando um novo espaço para a literatura.
Você não abriria mais a “Playboy” só para ver mulher nua, teria material de leitura na própria mulher nua. Um haikai em cada seio, Drummond e Bandeira nas nádegas, um resumo da “Odisseia” começando no pescoço, circundando o umbigo como se fosse a ilha de Calipso e desaparecendo no púbis, ou no retorno simbólico de Ulisses ao lar e ao aconchego de Penélope. Você poderia elogiar a artista pelada do mês, mas discutir a sua escolha de textos (“Kafka nas coxas?!”). E ter uma desculpa pronta ao ser flagrado espiando uma nua da “Playboy” escondido.
— Nem notei a mulher. Eu estava lendo o autor novo no seu pé.
A tatuagem é a mais nova forma de arte do mundo — embora não tenha nada de novo. O próprio nome, “tatu”, vem da prática de perfuração da pele que o Capitão Cook já encontrou no Tahiti e em outras ilhas dos mares do Sul no Século 18. Na China antiga, o ideograma para tatuagem era “wen”, que queria dizer tanto escrita quanto sabedoria, e as palavras que cobriam um corpo humano eram uma espécie de prece permanente, ou uma maneira de manter contato com os poderes divinos depois de um processo de iniciação. Os tatuados pertenciam a uma irmandade exclusiva, o que não é o caso hoje, quando todos estão se tatuando, por nenhuma razão superior e nem sempre com muita sabedoria.
Os casos mais evidentes de imprevidência tatuada são os nomes de amantes gravados sob corações entrelaçados, quando não havia dúvida que o amor seria eterno, e que precisam ser apagados quando o amor acaba. E imagino que atrizes e atores que cobrem seus corpos com tatuagens estejam conscientemente limitando a sua escolha de papéis. Adão e Eva, por exemplo, nem pensar, a não ser numa versão muito livre de Genêsis.
Mas não deixa de ser fascinante esta nova forma de arte, feita não em papel ou tela – ou nas paredes, como o grafite, a outra forma de arte a que ela mais se assemelha –, mas na pele do corpo. Mistura de decoração, assertiva pessoal, autos-sacrifício e kitsch assumido. Arte feita com cicatrizes. Ou arte evanescente, como no caso da poesia no belo costado da Cleo Pires.

O que é ser professor?

Ofício de mestre:

"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindí­veis."

Interpretação segundo a obra de Gadotti

sábado, 30 de abril de 2011

Produções textuais

 Dois textos selecionados, dos alunos das turmas 301 e 302, produzidos nas aulas de Redação-
Expressão com o professor Sandro Rosa.

Um mundo de tatuagens
                Hoje em dia  “tatuagem” não é mais coisa de gente famosa. Pessoas do dia a dia, do cotidiano, jovens e até mesmo os mais velhos possuem uma ou até mais tatuagens em seu corpo.
                Conforme o estilo de vida, o gosto, a paixão é o modo das tatuagens. Casais muito apaixonados fazem tatuagens com seus respectivos nomes. Fãs confeccionam tatuagens em homenagem aos seus ídolos; no braço, na perna, nas costas, no peito, no pé, no pescoço, por todo o corpo.
                Nota-se que grande parte dos tatuadores tem o corpo repleto de tatuagens, e não só “tatoo”, mas piercings, também fazem parte de seu estilo. Talvez as pessoas curtam seus corpos como forma de exibicionismo e outras não. Em uma revista da mídia, foi publicada, recentemente uma reportagem que falava sobre pessoas que se comprometiam que ao morrer venderiam seu corpo, claro, que do dedo do pé, a orelha completamente tatuado e também é lógico que receberiam o dinheiro em vida. Também há situações em que pessoas tatuam os famosos ideogramas, que são as letras do alfabeto chinês, que através de sua forma passam às pessoas uma espécie de enigma.
                Enfim, cada um é digno da sua própria escolha, no entanto convém que cada tatuagem, antes de ser feita, deva ser pensada, pois fica marcado para toda a vida.

 Hiago Souza Bandeira - 3ª série - Turma 302



                                    Reflexões na pele

“Há um tempo em que preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se  não ousamos fazê-la teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos.” Estes são os versos da famosa poesia de Fernando Pessoa chamada “Tempo de Travessia”, as quais foram tatuadas nas estupendas coxas da bela atriz Cléo Pires.
Cléo tatuou todas estas palavras com rena – que foi realizada especialmente para posar à edição da Revista Playboy e foi referida por Veríssimo em sua coluna da ZH - e por isso não se trata de uma tatuagem definitiva.
Mas essas uniões artísticas – cultural e literária, não vem de hoje. Há pouco tempo se falavam em tatuagens inspiradas em dragões, pessoas, abstrações e até com certo toque grotesco; agora, são simplesmente palavras... muitas palavras. No contexto da atual sociedade, o culto cada vez mais intrincado dos indivíduos poderá induzir muitas pessoas a fazerem da sua pele o local de registro de ideias, valores ou simplesmente de sua vaidade.
A leitura de um bom livro pode transportar as pessoas e transformá-las pelo resto da vida. Tendo esse tom de transformação permanente, algumas pessoas, mundo afora vem se tatuando com motivos literários.
Enfim, acredito que quando se trata de algo que ultrapassa as barreiras de um exercício visual e mistura as belezas do corpo feminino com os mistérios da poesia, então reunimos o útil ao agradável, um prato cheio para leitores cultos, ou para os nem tão cultos, que tenham olhos e coração para admirar as reflexões de um sonhador, gravadas na mais pura essência natural da arte: o ser humano.

Diego Souza - 3ª série - Turma 301

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entrevista com a professora Ana Luísa Amaro Fernandes

Um papo sério:
Professora Ana Luísa, docente do Colégio Hipólito Ribeiro na disciplina de Geografia (Formação na UFPEL), também professora da Escola Manuel Lucas Prisco e docente da SMEC de Pinheiro Machado.

Blog: Como você vê o Ensino atualmente?
Ana Luísa: Globalizado e com acesso maior às camadas mais desprovidas da população, fazendo com que as pessoas mais carentes consigam atingir um nível mais elevado de educação e tornem-se mais críticas e atualizadas, inseridas efetivamente no momento atual.

Blog: Tendo em vista o déficit de aprendizagem dos alunos atualmente, que recursos ainda a escola dispõe para tornar o ensino significativo e mais atraente?
 Ana Luísa: Internet, Livros Didáticos ótimos e uma escola receptiva e sempre aberta aos seus alunos.


Blog:Como você avalia o desempenho do colégio Hipólito Ribeiro atualmente e que alternativa seria viável para que tivéssemos êxito?
Ana Luísa: O Colégio e seu grupo docente está executando o seu papel, o que falta é conscientização por parte de alguns pais onde a importância do estudo para seus filhos é a garantia de um futuro promissor.


Blog: Qual deve ser o diferencial do ensino de uma escola pública? 
Ana Luísa: Uma boa equipe diretiva aliada a bons e capacitados professores  que estejam dispostos a trabalhar com vontade e prazer. Para isso precisamos agregar todas estas coisas.

Blog:A remuneração do professor interfere no desempenho em sala de aula? Por quê?
Ana Luísa: Não. Quando estou na sala de aula, não penso em dinheiro.

Blog:Muitos professores estão afastando-se do Magistério em função de vários motivos, com certeza a remuneração pesa muito, mas e a violência, a desvalorização e a sobrecarga de trabalho, qual o peso destes fatores neste afastamento?
Ana Luisa: A sobrecarga de trabalho para mim é a pior. Considero que devemos ter 1/3 de nossa jornada de trabalho para horas atividades, pois um exemplo é quem possui carga horária de 1 ou 2 horas por semana e tem que abraçar todas as turmas e isso é muito complicado, além de cansativo. Outro problema que vejo é que muitos profesores continuam ano após ano, com carga horária baixa enquanto os demais trabalham dobrados, por quê?

Blog:O que realmente deve ser ensinado para os alunos de nossa comunidade?
Ana Luísa: Devemos não somente ensinar o que está no plano e sim valores morais, como ética, honestidade, entre outros.

Blog:Como é possível recuperar a escola pública?
Ana Luísa: Com a união entre todos os setores que atuam nela. Tendo, sempre, a comunidade para respaldar as ações previstas.

Blog:Que mensagem você deixa para os nossos blogueiros:
Ana Luísa: Não há outro caminho. Tem que estudar, para ter uma profissão, pois o mundo está muito competitivo e devemos estar atentos para esta nova era globalizada, senão ficaremos pra trás. Boa sorte para todos os blogueiros. Beijos.

Ana Luísa - Entrevista dada dia 28 de abril ao profesor Sandro Rosa




Espaço para Leitura

BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS
Pensamentos valem e vivem pela observação exata ou nova, pela reflexão aguda ou profunda; não menos querem a originalidade, a simplicidade e a graça do dizer.
Machado de Assis
  
Professor Cândido atendendo a Biblioteca
A Biblioteca Machado de Assis do Colégio Hipólito Ribeiro conta com um excelente acervo bibliográfico que facilita o acesso dos alunos a um amplo e variado material de pesquisa. Frequentemente, esta tem recebido obras literárias atualizadas e que são uma fonte inesgotável de inspiração para a leitura dos nossos alunos.

Coordenados pelo professor Paulo Brum, uma equipe de professores trabalha neste setor escolar, dinamizando o atendimento aos alunos e atualizando materiasl para facilitar a pesquisa deos nossos alunos.
Além do acervo, do material de pesquisa e das obras literárias, temos um grande número de livros do Banco do Livro que são repassados para os alunos utilizarem como suporte didático na sala de aula.

O mobiliário adequado e frequentemente renovado, dentro do possível para uma escola pública, favorecem o clima de leitura.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

VANGUARDAS EUROPEIAS

LITERATURA BRASILEIRA

Trabalhos realizados pelos alunos das 3ª séries do Ensino Médio (301-302) nas aulas de Literatura Brasileira com o prof. Sandro Rosa. Excelentes releituras das Vanguardas Europeias.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Rubem Alves!

Postagem do texto, escrito pelo Prof. Sandro, enviado para a análise da coletânea de homenagens aos 40 anos da obra de Rubem Alves.
Eucaliptos e Jequitibás
Nos anos 90 tive a oportunidade de ler um livro, que mudou a minha concepção sobre educação: Conversas com quem gosta de ensinar de Rubem Alves – uma literatura extremamente pedagógica, mas com a convicção de que existe uma grande diferença entre professores e educadores. Rubem metaforizava suas ideias, comparando estes dois seres, parecidos, mas completamente distintos, com eucaliptos e jequitibás, afirmava “professores são eucaliptos, porque podem ser plantados, alinhados, crescem parecidos, seguem na mesma direção e apresentam o mesmo fim, suas raízes são curtas, breves, não se estendem muito, é muito fácil de encontrá-los; já os educadores são os jequitibás, árvores frondosas, que não podem ser plantadas e nem mesmo alinhadas semelhantemente, elas possuem vida própria, e possuem vida longa, suas raízes são, também, longas, profundas, impregnam-se na terra, consolidam sua existência, não são encontrados com facilidade, entre tantas outras árvores destacam-se pela imponência e pela convicção que a terra que o sustenta é capaz de lhe dar maiores possibilidades de crescimento.”
Os anos passaram e parece que a leitura de 20 anos atrás, ainda é contemporânea, e os mesmos modelos repetem-se. Hoje, após vários anos de trabalho, posso ver onde estão estas espécies da botânica pedagógica. O paradigma está mais vivo do que nunca, vivemos numa área territorial, marcada pelas plantações de eucaliptos, que se tornaram escravos de suas próprias desventuras, compõem campos delimitados e comuns, o sonho tem sido podado dia após dia, a recompensa – salário – fez com que até mesmos os eucaliptos que poderiam ser frondosos, também mirrassem. O sonho dos professores eucaliptos tornaram-se efêmeros, sem cores, até parece imagens surrealistas que mesclam o inimaginável com aquilo que se pode fazer e no entanto não se faz. Os jequitibás, onde estarão? Estão perdendo o terreno para as florestas cultiváveis, resultantes de laboratórios experimentais. Os jequitibás estão sem território para crescer e  tornar-se árvore e abrigar à sua sombra aqueles  que estão em busca de conhecimento. O ensinar está tornando-se pejorativo, o encanto está quase perdido – ainda bem que quase. O que era detestável no passado, hoje é o protótipo de trabalho. Ser competente está tornando-se inviável; o desencanto, o cansaço, o desânimo, a pouca vontade, o quase nada(...), quase nada está em voga. Eucaliptos ganham pouco, mas muito pelo que fazem. Ensinar é negociar o conhecimento é encantar-se ainda que não haja esperança.
Precisamos urgentemente de jequitibás, que cresçam com vontade que suplantem as dinastias de eucaliptos, que ressurgem como praga no meio educacional; precisamos de jequitibás que acreditam que neste terreno há nutrientes para desenvolver suas raízes; precisamos que os jequitibás suplantem, urgentemente, os eucaliptos, escravos do livro ponto, dos turnos exigidos, das mediocridades científicas, das baboseiras pedagógicas aprendidas à distância, da pouca leitura, da pouca eficiência, escravo de rotinas diárias. Onde estão os jequitibás, que miram na escola seu objetivo de sucesso, que fazem de seu ofício uma entrega, uma vocação, um elo entre o encanto e o sublime, jequitibás de folhas lisas, verdes pungentes, caule imponente e raízes que perfuram as camadas do solo e que não é qualquer vento que pode tombá-lo? Precisamos fazer renascer uma escola com terreno apto para receber as sementes de jequitibás, e não mais um lugar deteriorado de terra pobre que possibilita somente o crescimento, em fila indiana, de eucaliptos, que até apresentam um aroma singular, mas serve mesmo é para outras funções, que não a de sombrear e dar abrigo àqueles que sonham com o conhecimento. Espero que este desabafo não seja tarde, e que ainda exista no meio docente, pessoas que reflitam sobre seu papel e sobre sua função.
Enquanto não houver esta consciência, naufragaremos numa instituição precária, violenta e sem função alguma na sociedade, que nasceu da inércia e da pouca vontade de transformação.
Os eucaliptos gritam por direitos e querem receber nutrientes para fortificarem-se, pois sabem que seus dias estão contados e é bem provável que seu destino seja o de ser cortado para integrar uma bancada numa escola ou evoluir para ser um papel, onde alguém escreverá: Há diferença entre eucaliptos e jequitibás. Uma grande verdade dita por Rubem Alves.
Sandro Rosa – 17/04/11

domingo, 10 de abril de 2011

Perfil da Secretária Angela da Graça Cunha (Gracinha)

Gracinha, como é conhecida por todos, é Secretária do Colégio Hipólito Ribeiro por vários anos, onde se destaca pelo comprometimento e dedicação que dispensa para as tarefas da secretaria da escola. É uma pessoa especial para todos do colégio. Além de excelente profissional é uma colega singular, que faz sempre o melhor para ajudar os outros e promover o bom andamento deste estabelecimento de ensino.

Colega a Comunidade Hipólito Ribeiro presta esta homenagem a você! Parabéns!!!!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Inovações no Colégio Hipólito Ribeiro

Inovações

A diretora do Colégio Hipólito Ribeiro destaca-se mais uma vez pelo trabalho que vem empreendendo neste educandário, procurando atender as necessidades básicas da escola e suprindo os espaços com propostas inovadoras.
Para os alunos dos anos iniciais a diretora está instalando um playground para que os nossos pequenos possam divertir-se e gostar ainda mais do espaço escolar. "O trabalho ainda está no início, mas é um ponto de partida para a aquisição de novos equipamentos." afirmou a diretora na manhã do dia 05, ocasião da instalação de escorregador, gangorra e balanços no pátio do prédio antigo.