sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entrevista com a professora Ana Luísa Amaro Fernandes

Um papo sério:
Professora Ana Luísa, docente do Colégio Hipólito Ribeiro na disciplina de Geografia (Formação na UFPEL), também professora da Escola Manuel Lucas Prisco e docente da SMEC de Pinheiro Machado.

Blog: Como você vê o Ensino atualmente?
Ana Luísa: Globalizado e com acesso maior às camadas mais desprovidas da população, fazendo com que as pessoas mais carentes consigam atingir um nível mais elevado de educação e tornem-se mais críticas e atualizadas, inseridas efetivamente no momento atual.

Blog: Tendo em vista o déficit de aprendizagem dos alunos atualmente, que recursos ainda a escola dispõe para tornar o ensino significativo e mais atraente?
 Ana Luísa: Internet, Livros Didáticos ótimos e uma escola receptiva e sempre aberta aos seus alunos.


Blog:Como você avalia o desempenho do colégio Hipólito Ribeiro atualmente e que alternativa seria viável para que tivéssemos êxito?
Ana Luísa: O Colégio e seu grupo docente está executando o seu papel, o que falta é conscientização por parte de alguns pais onde a importância do estudo para seus filhos é a garantia de um futuro promissor.


Blog: Qual deve ser o diferencial do ensino de uma escola pública? 
Ana Luísa: Uma boa equipe diretiva aliada a bons e capacitados professores  que estejam dispostos a trabalhar com vontade e prazer. Para isso precisamos agregar todas estas coisas.

Blog:A remuneração do professor interfere no desempenho em sala de aula? Por quê?
Ana Luísa: Não. Quando estou na sala de aula, não penso em dinheiro.

Blog:Muitos professores estão afastando-se do Magistério em função de vários motivos, com certeza a remuneração pesa muito, mas e a violência, a desvalorização e a sobrecarga de trabalho, qual o peso destes fatores neste afastamento?
Ana Luisa: A sobrecarga de trabalho para mim é a pior. Considero que devemos ter 1/3 de nossa jornada de trabalho para horas atividades, pois um exemplo é quem possui carga horária de 1 ou 2 horas por semana e tem que abraçar todas as turmas e isso é muito complicado, além de cansativo. Outro problema que vejo é que muitos profesores continuam ano após ano, com carga horária baixa enquanto os demais trabalham dobrados, por quê?

Blog:O que realmente deve ser ensinado para os alunos de nossa comunidade?
Ana Luísa: Devemos não somente ensinar o que está no plano e sim valores morais, como ética, honestidade, entre outros.

Blog:Como é possível recuperar a escola pública?
Ana Luísa: Com a união entre todos os setores que atuam nela. Tendo, sempre, a comunidade para respaldar as ações previstas.

Blog:Que mensagem você deixa para os nossos blogueiros:
Ana Luísa: Não há outro caminho. Tem que estudar, para ter uma profissão, pois o mundo está muito competitivo e devemos estar atentos para esta nova era globalizada, senão ficaremos pra trás. Boa sorte para todos os blogueiros. Beijos.

Ana Luísa - Entrevista dada dia 28 de abril ao profesor Sandro Rosa




Nenhum comentário: