SAERS - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul
O projeto surgiu da necessidade de criar instrumento próprio, da rede, de avaliar as aprendizagens dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, nas séries finais de cada etapa/ciclo, a fim de direcionar as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação que o estado oferta à educação básica. A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul promoveu o SAERS em 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2016, 2018, 2022 e 2023.
Descrição do Projeto:
É um conjunto de instrumentos que visa a fornecer evidências sobre a educação pública gaúcha, com o objetivo de qualificar a educação básica e subsidiar ações pedagógicas e de gestão. O SAERS avalia o desempenho dos estudantes da rede pública estadual e das redes públicas municipais do Rio Grande do Sul, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática, abrangendo os 497 municípios do Rio Grande do Sul, nas jurisdições das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Os principais instrumentos de coleta de evidências no SAERS são testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática e Questionários contextuais - perfil escola, diretor, professor, estudante.
Respaldo Normativo:
Requisitos para participação:
Conforme alteração do Art. 3º, do Decreto nº 56.679, de 5 de outubro de 2022, publicada no Decreto nº 57.319, de 17 de novembro de 2023, a avaliação do SAERS será censitária, para todas as escolas públicas estaduais e municipais que possuam turmas de modalidade regular, urbanas e rurais, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da Educação Básica, desde que, na respectiva rede municipal ou estadual, localizada em um município, atenda à amostragem mínima de dez alunos matriculados, somando todas as turmas de modalidade regular do determinado ano/série avaliado (2º, 5º, 9º do Ensino Fundamental e 3ª do Ensino Médio).
No Hipólito Ribeiro as provas ocorrerão no dia 03 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário