quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Texto

Amazônia: Quem é seu verdadeiro vilão?

É sabido que a Amazônia possui inimagináveis riquezas, é um foco de recursos ambientais sem igual no mundo todo. É por essas características que todos em alguma ocasião já ouviram falar da internacionalização da mesma. Esse é um tema  quase obsoleto atualmente, levando em consideração que o Brasil está adquirindo rapidamente uma soberania econômica mundial que provavelmente no futuro, mudará de lugar os polos socioenconômicos do planeta.
Desde a "redescoberta" deste continente, sempre existiu uma comprovada cobiça aos numerosos e misteriosos recursos  que guardam a Amazônia. Essa é uma questão que banalizaria a soberania nacional brasileira, assim como outros países da região, porque é lógico que  não podemos esquecer que a Amazônia está subdividida em oito países. Logo quem figura no palco dessa discussão como vilão são os EUA, que sempre aparece como o grande cobiçador aos recursos da Amazônia. No entanto, o que a maioria dos brasileiros nunca vizualizou é que, quem tem sido o verdadeiro vilão da Amazônia são os próprios brasileiros.
Enquanto nos preocupamos com a possibilidade de perder os direitos sobre a região não encaramos o fato que a própria região está desaparecendo nas mãos dos madeirireiros, agropecuaristas, grileiros, todos brasileiros que devastam a região sem limites, o que pode com certeza exterminar o futuro da Amazônia, não para o mundo todo, mas para nós mesmos. Não importa se os EUA admira a região pela imensidão florestal, o que importa é que a região é reconhecida como território brasileiro e o que deve realmente ocorrer é que o governo brasileiro deve ser pressionado pela própria população, e não só pelos comentários dos EUA ou qualquer outro país, pela forma que trata a Amazônia, como questão ambiental ou geopolítica, já que a região que fica a maior floresta do mundo é quem menos se responsabiliza por ela. A Amazônia só terá futuro na medida em que a população se responsabilizar pelo seu destino.
Ademais, não há motivos para nos preocuparmos com uma invasão global, pois na verdade o mundo já tem todos os nossos recursos naturais a sua disposição, não é necessário invasão, pois já vendemos tudo, seja por interesses econômicos nacionais ou transnacionais.

Diego da Rosa - Turma 301
Texto produduzido nas aulas de L. Portuguesa

3 comentários:

profa Eliane disse...

Parabéns, Diego!
Pelo texto muito bem redigido e pela causa que o mesmo defende.
bjos

Diego da Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego da Rosa disse...

Obrigado