sexta-feira, 17 de abril de 2020

TELETRABALHOS PARA ALUNOS DO COLÉGIO HIPÓLITO RIBEIRO

Boa tarde alunos do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, continuamos na quarentena, por enquanto até o dia 30 de abril, mas poderá estender-se este prazo para mais alguns dias em maio, então precisamos renovar com os nossos alunos de  6º a 9º anos, Ensino Médio e EJA, a emissão de trabalhos para serem realizados em casa. Salientamos que este período é um momento atípico, onde tudo está sendo novo para a escola, professores, alunos e pais e que não estamos em férias, mas trabalhando de maneira diferente. A partir de hoje 17 de abril, então, estaremos enviando novas propostas de trabalho para os alunos realizarem em casa para apresentarem no retorno aos seus professores. Alguns têm reclamado que são muitas atividades, mas estamos enviando atividades proporcionais aos dias que os mesmos estariam em sala de aula trabalhando. Alunos, acessem os comentários para conferir as novas propostas de teletrabalhos.

32 comentários:

Professor Sandro Rosa disse...

A T E N Ç Ã O

Alunos da turma 301 - Componente de Língua Portuguesa - Professor Sandro Flores da Rosa

Atividades de Língua Portuguesa da Apostila:
Realização de atividade na propria apostila da página 01 a 12


Alunos da turma 301 - Componente de Matemática - Professor Sandro Flores da Rosa

Pesquisar e escreve no caderno o assunto:

- Como ocorre a inflação monetária no Brasil
- Como ocorrem os empréstimos financeiros em bancos ou financeiras
- Faça um levantamento através de um gráfico da situação do salário mínimo nos últimos 50 anos.

Alunos da turma 301 - Componente de Física - Professor Sandro Flores da Rosa

Pesquisar e colocar no caderno de Física
- Como a energia elétrica chega em nossas casas.
- Características do vetor campo elétrico
- Cargas puntiformes.

Professor Sandro Rosa disse...

A T E N Ç Ã O

Alunos das turmas 201 e 202 - Componente de Matemática - Professor Sandro Flores da Rosa.

- Asssitir os seguinte vídeos, depois elaborar um pequeno texto sobre as temáticas apresentadas no Livro O Homem que Calculava.

https://www.youtube.com/watch?v=o-5HIB4WXR4
https://www.youtube.com/watch?v=31_P2ILEeLs


Alunos das turmas 701, 801 e 901 da EJA - Componente de Matemática - Professor Sandro Flores da Rosa.

- Asssitir os seguinte vídeos, depois elaborar um pequeno texto sobre as temáticas apresentadas no Livro O Homem que Calculava.

https://www.youtube.com/watch?v=o-5HIB4WXR4
https://www.youtube.com/watch?v=31_P2ILEeLs


Alunos da turma 101 - Componnete Matemática - Professor Sandro Rosa

Resolver os desafios no caderno:

O empréstimo para o fazendeiro

Um fazendeiro foi ao encontro de seu gerente de banco pedir um empréstimo para comprar animais. O gerente fez um acordo com o ele. Ele disse que emprestaria R$ 100,00 e que o fazendeiro não precisaria devolver o dinheiro ao banco caso conseguisse comprar exatamente 100 cabeças (animais) com os R$ 100,00.

A única regra do acordo era que o fazendeiro comprasse pelo menos um animal de cada um desses tipos: bois, porcos e ovelhas. Cada boi custa R$ 10,00. Cada porco custa R$ 3,00 e as ovelhas custam, cada uma, R$ 0,50. Quantos animais de cada tipo o fazendeiro comprou?

Questão 02:
As batatas possuem, em sua constituição, 99% de água e apenas 1% de “material de batata”, propriamente dito. João comprou 100 kg de batatas e as deixou no quintal, tomando um “banho de sol”. Quando ele voltou, viu que as batatas haviam desidratado e possuíam, agora, apenas 98 % de água em sua composição. Naquele momento, qual era o novo peso das batatas?

Questão 03
Um indivíduo excêntrico fez do seu objetivo de vida amarrar uma corda em torno da linha do equador. Ele comprou uma grande porção de corda e fez uma tentativa. Um rival seu, para não ficar para trás, decidiu amarrar uma corda ao longo do equador terrestre, só que 1 metro acima (em altura) da linha do equador, ou seja, a corda será passada a um metro de altura do chão. De quantos metros de corda a mais ele irá precisar? Considere a Terra como sendo uma esfera perfeita.

Questão 04:
Como você poderia expressar o número 100 usando apenas seis vezes o algarismo “9”, sem nenhum outro dígito ou algarismo numérico?

Questão 05:
Dois criadores de jacarés (criador I e criador II) estavam conversando, e, durante o curso da conversa, eles notaram uma curiosa coincidência. Se o criador I vendesse 7 jacarés ao criador II, o criador I ficaria com o mesmo número de jacarés que o criador II. Por outro lado, se o criador II vendesse ao criador I 7 jacarés, o criador I ficaria exatamente com o dobro do número de jacarés do criador II. Quantos jacarés cada um deles possui?

Professor Sandro Rosa disse...


Atenção alunos que estão em progressão de Matemática do 1º ano: Alan Morais Fagundes, Maria Isolina Gomes Gonçalves, Hendriele Meirelles e Paula Boetege Friedrich.

Como realizar:
- Adquirir um caderno específico para a progressão para que este seja entregue para o professor Sandro, quando retornar às aulas:

- Pesquisar:
* Funções
* Logaritmos
* Progressões Aritméticas e Geométricas

As atividades deverão ter no mínimo dois exercícios resolvidos destes conteúdos, poderão pesquisar no caderno do 1º ano em 2019.


Atenção alunos que estão em progressão de Matemática do 2º ano: Gustavo Eurico Outeiro Freitas, Esequiel Lopes teixeira e Othávio Teixeira Castro

Como realizar:
- Adquirir um caderno específico para a progressão para que este seja entregue para o professor Sandro, quando retornar às aulas.

Pesquisar:

- Trigonometria ( Observem que o conteúdo é extenso, precisando ter exercícios resolvidos sobre o tema, poderãoi usar como fonte de pesquisa o caderno de Matemática do ano de 2019.

Atenção alunos Kelen Alvares de Sousa e Marcelo Gomes da Rosa que estão em Progressão em Linguagens;

- Adquirir um caderno específico para a progressão para que este seja entregue para o professor Sandro, quando retornar às aulas:


Pesquisar:
Língua Portuguesa: Classes Morfológicas (Artigo, numeral, substantivos, adjetivos, pronomes e preposições)
Literatura Brasileira: Fazer um resumo do Quinhentismo, Barroco e Arcadismo
Arte: pesquisar as manifestações artísticas do Barroco Brasileiro


Professora Isabel Oliveira Barcelos disse...

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – 4º PERÍODO DE QUARENTENA
Primeiros anos e EJA.
TURMAS 101, 102, 103, 104,701, 801, 901
1 – TEMA CENTRAL: A linha do tempo da Disciplina de Sociologia na Educação Básica.
2 - OBJETIVO: Conhecer a trajetória da Sociologia na Educação Básica Brasileira.
3 - PROPOSTA: Pesquise na internet e desenvolva uma linha do tempo da disciplina de Sociologia com ano e contexto político, ou seja, qual sistema político vigorava em cada momento em que a Sociologia entrou e saiu do currículo na Educação Básica no Brasil.
4 - REGRAS GERIAS:
A. Atividade Individual, no caderno, a ser apresentada na primeira aula presencial depois da quarentena.
B. Atividade avaliativa equivalente a 3 pontos.
5. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
-------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE DE FILOSOFIA – 4º PERÍODO DE QUARENTENA
Primeiro ano e EJA.
TURMAS 104 e 701
1 – TEMA CENTRAL: A linha do tempo da Disciplina de Filosofia na Educação Básica.
2 - OBJETIVO: Pesquise na internet e desenvolva uma linha do tempo da disciplina de Filosofia com ano e contexto político, ou seja, qual sistema político vigorava em cada momento em que a Filosofia entrou e saiu do currículo na Educação Básica no Brasil.
4 - REGRAS GERIAS:
A. Atividade Individual, no caderno, a ser apresentada na primeira aula presencial depois da quarentena.
B. Atividade avaliativa equivalente a 3 pontos.
5. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
-------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – 4º PERÍODO DE QUARENTENA
Segundos Anos.
TURMAS 201, 202
1 – TEMA CENTRAL: Diferentes processos de socialização e controle social
2 - OBJETIVO: Refletir e entender o processo de socialização e de controle social no Brasil.
3 - PROPOSTA: Leia atentamente os textos do livro didático, páginas 92 a 106 e resolva as questões das páginas 106 e 107 no caderno, logo após desenvolva um texto, ainda no caderno, fazendo uma reflexão crítica sobre o tema proposto no material didático de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
4- Atividade avaliativa equivalente a 3 pontos.
5. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
-------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – 4º PERÍODO DE QUARENTENA
Terceiro ano.
TURMA 301
1 – TEMA CENTRAL: Democracia, cidadania e direitos humanos.
2 - OBJETIVO: Identificar a relação entre democracia, cidadania e direitos humanos nas sociedades contemporâneas.
3 - PROPOSTA: Leia atentamente os textos do livro didático, páginas 172 e 192 e responda no caderno as questões das páginas 192 e 193, logo após desenvolva um texto, ainda no caderno, fazendo uma reflexão crítica sobre o tema proposto no material didático de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
4- Atividade avaliativa equivalente a 3 pontos.
5. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.

Claudia Escalante disse...

COLÉGIO ESTADUAL GENERAL HIPÓLITO RIBEIRO
ATIVIDADES PROGRAMADAS REFERENTES A PROGRESSÃO PARCIAL-
ENSINO FUNDAMENTAL- ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
ALUNOS: Dexter Alessander Conceição Pereira
Thalles da Rosa Baldez


1- Desenhar uma célula identificando suas partes constituintes
2- Realizar uma pesquisa sobre a importância das Vacinas, Calendário de Vacinação
3- Elaborar um quadro/tabela onde conste o nome da vacina, idade que deve ser aplicada e o nome da doença que ela previne.
4- Realizar uma pesquisa sobre os diferentes materiais encontrados na natureza, indicando onde são utilizados.

Observações:
- Todos estes trabalhos deverão ser manuscritos a caneta azul ou preta, não serão aceitos trabalhos digitados.
- Deverão ser entregues a coordenadora pedagógica Professora Claudia Escalante Medeiros na data de retorno as atividades presenciais.


Claudia Escalante disse...

COLÉGIO ESTADUAL GENERAL HIPÓLITO RIBEIRO
ATIVIDADES PROGRAMADAS REFERENTES A PROGRESSÃO PARCIAL-
ÁREA DE MATEMÁTICA
ALUNOS:
- FELIPE PERAÇA DA SILVA
- HUAN JACI OLIVEIRA DA ROSA
- IARLEI MESSA BALDEZ
- ISAÍAS ALMEIDA MOREIRA
- KAMILI MEIRELES GARCIA CORREA
- KAUÃ VITOR FEIJÓ TEIXEIRA
- MARIA LUIZA SOUZA DIAS
- MARIANA GOULART DA SILVA
- VERÔNICA FARIAS OLIVEIRA
- Realizar uma pesquisa sobre números decimais e frações decimais, evidenciando suas diferenças.
- Realizar uma pesquisa sobre Unidades de Medida (superfície, comprimento, capacidade)
- Pesquisar , reproduzir e interpretar um gráfico com informações sobre o novo Coronavírus
- Desenhar um triângulo equilátero, e calcular seu perímetro (para isso você deve atribuir um valor a medida de seu lado)
- Desenhar um retângulo, e calcular sua área e seu perímetro (Não esqueça de atribuir uma unidade de medida para seus lados)
- Desenhar um quadrado e pintar de verde sua a região que representa sua área, em seguida apresente o cálculo que você irá efetuar para descobrir sua área (Vale a dica do exercício anterior)
Observações:
- Todos estes trabalhos deverão ser manuscritos a caneta azul ou preta, não serão aceitos trabalhos digitados
- Deverão ser entregues a coordenadora pedagógica Professora Claudia Escalante Medeiros na data de retorno as atividades presenciais.

Claudia Escalante disse...

COLÉGIO ESTADUAL GENERAL HIPÓLITO RIBEIRO
ATIVIDADES PROGRAMADAS REFERENTES A PROGRESSÃO PARCIAL
ENSINO FUNDAMENTAL- ÁREA DE MATEMÁTICA
ALUNOS: RAKELI DOS SANTOS
- Elaborar e resolver, no mínimo, 5 exercícios sobre o operações fundamentais no conjunto Z:
- Adição e Subtração de números inteiros relativos
- Multiplicação e divisão de números inteiros relativos
- Potenciação e Radiciação de Números inteiros relativos

- Elaborar e resolver, no mínimo, 5 exercícios sobre operações fundamentais no conjunto Q:
- Adição e Subtração
- Multiplicação e divisão
- Potenciação e Radiciação


Observações:
- Todos estes trabalhos deverão ser manuscritos a caneta azul ou preta, não serão aceitos trabalhos digitados
- Deverão ser entregues a coordenadora pedagógica Professora Claudia Escalante Medeiros na data de retorno as atividades presenciais.

Claudia Escalante disse...

COLÉGIO ESTADUAL GENERAL HIPÓLITO RIBEIRO
ATIVIDADES PROGRAMADAS REFERENTES A PROGRESSÃO PARCIAL-
PROGRESSÃO PARCIAL
ENSINO FUNDAMENTAL- ÁREA DE MATEMÁTICA
ALUNOS: ROBERTO FUENTES RODRIGUES JÚNIOR

- Elaborar e resolver, no mínimo, 5 atividades sobre Valor Numérico
- Elaborar e resolver, no mínimo, 5 atividades para cada caso dos Produtos Notáveis: Quadrado da soma, Quadrado da Diferença e Produto da soma pela diferença
- Elaborar e resolver, no mínimo, 5, atividades, sendo 2, dessas problemas sobre sistemas de equações. (Pode escolher o método que entender mais adequado para resolução destes sistemas.)




Observações:
- Todos estes trabalhos deverão ser manuscritos a caneta azul ou preta, não serão aceitos trabalhos digitados
- Deverão ser entregues a coordenadora pedagógica Professora Claudia Escalante Medeiros na data de retorno as atividades presenciais.

Débora Alves disse...

COLÉGIO ESTADUAL GENERAL HIPÓLITO RIBEIRO
PROFª: Débora Alves

ATIVIDADES ENSINO MÉDIO

* QUÍMICA
# TURMAS - 101/102/103/104
• CONTEÚDO - Classificação dos elementos químicos


#TURMAS - 201/202
• CONTEÚDO - Termoquímica

# TURMA - 301
• CONTEÚDO - Isomeria plana, espacial


ATIVIDADES EJA

# TURMA 701
* QUÍMICA
• CONTEÚDO - Isótopos, Isóbaros e Isótonos

* FÍSICA
• CONTEÚDO - Hidrostática: conceito e princípios

# TURMA 801
* QUÍMICA
• CONTEÚDO - Dispersões: solubilidade; Curvas de solubilidade

* FÍSICA
• CONTEÚDO - Acústica: propagação e velocidade do som; Infrassom e aparelho auditivo

# TURMA 901

* QUÍMICA
• CONTEÚDO - Isomeria plana,espacial

* FÍSICA
• CONTEÚDO - Pesquisar sobre Nikola Tesla e Thomas Edson.

OBSERVAÇÕES
- Os trabalhos serão de pesquisa;
- Deverão ser escritos a mão e copiados no caderno.


Arte na Escola - Grazi disse...

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Pinheiro Machado RS
Profª.: Graziele Mello Monteiro

Turmas:
* 5º Ano 52 ( Todas as disciplinas)
* 1º turma 11, 2º 21 e 22 ,3º 32 e 5º 52 (Produção Interativa)
* 6º 61 e 62, 7º 71 e 72, 8º 81 e 82 e 9º 91 e 92 ( Projeto de Vida )

Período de 17 até 30 de abril de 2020

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020
1º Período de Quarentena
Língua Portuguesa

Ensino Religioso, Produção Interativa e Língua Portuguesa.
Todos pela Vida!
Criar mensagens ou palavras em corações e nuvens e colocar nas portas e janelas das casas.
Mensagens positivas ou palavras positivas para essa época de terror que estamos vivendo com essa pandemia.
Unidade 1 do Livro.
...............................................

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020
1º Período de Quarentena
Matemática
Livro Unidade 1 e 2.
...........................................................................
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020
1º Período de Quarentena
Ciências

Escrever:
1) Em meio a essa situação que estamos vivendo escreve qual o meio de higiene que pode salvar vidas:
2) Que cuidados você e sua família estão tendo para se proteger do Corona vírus?
3) O que essa Pandemia do Coronavírus mudou na tua vida e de tua família?
4) Qual a primeira coisa que você gostaria de fazer quando tudo isso passar?

...................................................................

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020
Período de Quarentena
Ensino Religioso

Ensino Religioso, Produção Interativa e Língua Portuguesa.
Todos pela Vida!
Criar mensagens ou palavras em corações e nuvens e colocar nas portas e janelas das casas.
Mensagens positivas ou palavras positivas para essa época de terror que estamos vivendo com essa pandemia.


Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020
1º Período de Quarentena
História

Copiar o texto. Da parte em pararam em sala de aula.

Passei o texto digitalizado, mas não soube fazer o processo para salvar aqui no documento salvei em pdf e coloquei n o grupo do wats.

Questionário de história copiar as questões do celular para o caderno e responder:

1) Quando os Portugueses chegaram ao Brasil?
2) Quem ocupava o território nessa época?
3) Qual o nome dos três grupos- tribos que ocupavam a região do Rio Grande do Sul RS?
4) Que grupo indígena tinha em maior numero em nosso estado?
Como era a vida dos Guaranis?
5) O que eles praticavam para viver?
6) Como trabalhavam na agricultura?
7) O que cultivavam?
8) O que mais faziam para viver?
9) Que outra atividade tinham por intermédio do solo?
10) Como eles exploravam a floresta?
11) Que bebida os índios guarani nos deixaram de herança?
12) Como eram os ritos religiosos dos Guaranis?
13) Como se enfeitavam os guaranis?
14) Quais eram as armas dos guaranis?
15) O que aconteceu com os guaranis?
16) Como vivem os Guaranis atualmente?
17) Como era a vida dos Jês?
18) Que outros grupos faziam parte dos Jês?
19) Como se enfeitavam os Jês?
20) Como era a agricultura dos Jês?
21) Quem compõem o grupo dos KAIGANG ou Kaigangue?
22) Que grupo indígena vivia na região da Campanha do RS?
23) Como era a vida dos Pampeanos?
24) Por que se mudavam os Pampeanos?
25) Como se sustentavam os Pampeanos?
26) Que herança gaúcha herdamos dos Pampeanos?
27) O que acabou acontecendo com os Pampeanos?




• Lembrando que todos os trabalhos de todas as turmas são individuais, sem grupos de aluno e com seus recursos. Livro, celular, caderno e internet se necessário.

Arte na Escola - Grazi disse...

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020
1º Período de Quarentena
Geografia
Atividades sobre o tema trabalhado.
(Relevo do RS)

Responder pelo texto dado:
1) O estado do Rio Grande do Sul – RS faz fronteira com quem?
2) O que compõe o relevo?
3) Como é o clima do RS?
4) Como é a vegetação do RS?
5) O RS é banhado por qual oceano?
6) Alem de ser banhado pelo Oceano Atlântico quem lagoas banha o RS?
7) A maior Laguna do mundo está no RS qual é o nome dela?
8) Como se divide a rede hidrográfica do RS?
9) Quais os rios mais importantes do RS?


Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020
1º Período de Quarentena

Ensino Religioso, Produção Interativa e Língua Portuguesa.
Todos pela Vida!
Criar mensagens ou palavras em corações e nuvens e colocar nas portas e janelas das casas.
Mensagens positivas ou palavras positivas para essa época de terror que estamos vivendo com essa pandemia.
..............................................................................

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 1º Ano - 11 - 1º Trimestre de 2020
Período de Quarentena
Produção Interativa

Todos pela Vida!
Criar mensagens ou palavras em corações e nuvens e colocar nas portas e janelas das casas.
Mensagens positivas ou palavras positivas para essa época de terror que estamos vivendo com essa pandemia.
......................................................................................................................................................
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 2º Ano - 1º Trimestre de 2020
Período de Quarentena
Produção Interativa

Todos pela Vida!
Criar mensagens ou palavras em corações e nuvens e colocar nas portas e janelas das casas.
Mensagens positivas ou palavras positivas para essa época de terror que estamos vivendo com essa pandemia.

.....................................................................................................................................................
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada – 3º Ano - 32 - 1º Trimestre de 2020
Período de Quarentena
Produção Interativa


Todos pela Vida!
Criar mensagens ou palavras em corações e nuvens e colocar nas portas e janelas das casas.
Mensagens positivas ou palavras positivas para essa época de terror que estamos vivendo com essa pandemia.




• Lembrando que todos os trabalhos de todas as turmas são individuais, sem grupos de aluno e com seus recursos. Livro, celular, caderno e internet se necessário.

Arte na Escola - Grazi disse...

Projeto de Vida

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada de Projeto de Vida – 6º Ano - 1º Trimestre de 2020
Período de Quarentena até

AULA PROGRAMADA
Livro das páginas 20 até 24 – textos e atividades. ( De olho na Poluição da Água.)
.........................................................................
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada de Projeto de Vida – 7º Ano - 1º Trimestre de 2020
Período de Quarentena

AULA PROGRAMADA
Livro das páginas de 70 até 75. Até número 3. ( Nossos Batuques, nossa história.)
.......................................................................................................................................
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada de Projeto de Vida – 8º Ano - 1º Trimestre de 2020
Período de Quarentena

AULA PROGRAMADA
Livro das páginas de 26 até 29 número 3. ( Fazendo as contas da Poluição do Ar.)

.......................................................................................................
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Professora: Graziele Mello Monteiro
Aula Programada de Projeto de Vida – 9º Ano - 1º Trimestre de 2020
Período de Quarentena


AULA PROGRAMADA
Livro das páginas de: 102 até 107 - Pesquisa e atividades no livro. ( Comida Afro- Brasileira: Tradição e Transformação.)


• Lembrando que todos os trabalhos de todas as turmas são individuais, sem grupos de aluno e com seus recursos. Livro, celular, caderno e internet se necessário.

Professora Marizete disse...

Ensino Fundamental – Turma 82
Professora Marizete Copetti Duarte – Língua Portuguesa
Copiar e realizar as atividades no caderno:
Texto e interpretação
Um quarto de rapaz

Abro a veneziana na alegria do sol desta manhã e só não ponho a mão na cabeça porque, afinal das contas, o correr dos anos nos dá uma certa filosofia. Essa rapaziada parece que é mesmo toda assim.
[...]

Ó mocidade inquieta, só mesmo o que está em ordem dentro deste quarto são os montes de discos. E estes livros, meu Deus? Como é que gente que gosta de ler pode deixar os próprios livros numa bagunça dessas? Coitado do Pablo Neruda, olha onde foi parar! E o Dom Quixote de la Mancha, Virgem Santíssima! Há três gerações que os antepassados desse menino não fazem outra coisa senão escrever livros, e ele os trata assim!
- Livro é pra ler! Não é pra enfeitar a estante!
- Está certo! Que não enfeite, mas também não precisam ser empurrados desse jeito, lá para o fundo, com esse monte de revistas de jazz em cima! E custava, criatura, custava você pendurar essas calças nesse guarda-roupa que é para você, sozinho, que é provido de cabides, que não têm outro destino senão abrigar as suas calças?
- Mania de ordem é complexo de culpa, já te avisei! Meu quarto está ótimo, está formidável. E não gosto que mexa, hein, senão depois não acho as minhas coisas!
E pensar que esse menino um dia casa e vai levar essas noções de arrumação para a infeliz da esposa, e que juízo, que juízo vai fazer essa moça de mim, meu Deus do céu! Há bem uns quinze anos que esse problema me atormenta, tenho trocado confidências com amigas e há várias opiniões a respeito. Umas acham que um dia dá um estalo de Padre Vieira na cabeça desses moleques e passam a pendurar a roupa, tirar pó de livro, desamarrar o sapato antes de tirar do pé. Pode ser. Deus permita! Mas que agonia, enquanto isso não acontece.
[...]

Guardo os chinelos, que ficam sempre emborcados. Já lhe disse que isso é atraso de vida. E ele morre de rir. E ponho as cobertas em cima da cama. E abro as janelas, para sair esse cheiro de fumo. E deixo só uma caixa de fósforos. Mas não faço mais nada, porque abri um caderno, de letra muito ruim, até a metade com seus versos.
(Boa Companhia-Crônicas)

1)A ideia central do texto é:
a) a descoberta pela mãe de que o filho, embora desorganizado, escreve poesia.
b) O desespero da mãe diante da desorganização do filho.
c) A esperança da mãe de que o filho se trone ordeiro
d) A constatação, pela mãe, de que os adolescentes são desorganizados por natureza.
2) A expressão “estalo de Padre Vieira” pode ser interpretada, no texto, como:
a) orientação religiosa que interfere no comportamento do jovem.
b) mudança repentina e positiva de atitude de uma pessoa.
c) ensinamento passado a adolescente para orientá-los.
d)transformação pela qual passa o cérebro no final da adolescência.
3) Escreva um parágrafo sobre o teu comportamento em relação à organização do teu quarto e a colaboração na organização da casa:

4) Explique o uso da pontuação destacada nos fragmentos do texto:
a) Essa rapaziada parece que é mesmo toda assim. [...]
b) - Livro é pra ler! Não é pra enfeitar a estante!
c) Guardo os chinelos, que ficam sempre emborcados.

5) Justifique a acentuação das seguintes palavras:
a) só, pé:
b) manhã, está:
c) próprios:
d) juízo:
e) confidências:
f) vários:

6) O vocábulo “vários”, classifica-se como:
a) pronome relativo b) pronome interrogativo c) pronome indefinido

7) “Guardo os chinelos, que ficam sempre emborcados.” O vocábulo em destaque, classifica-se como:
a) a) pronome relativo b) pronome interrogativo c) pronome indefinido

8) Acentue se necessário:
a) Os alunos vem para a escola nesse próximo mês.
b) Os professores tem postado vários trabalhos no blog do colégio.

9) Acentue se necessário e explique com a norma da acentuação:
a) raiz:
b) raizes:

10) Justifique a acentuação de “Açaí” e “Itajaí”:

Arte na Escola - Grazi disse...

Passar o tempo e aliviar o stress. Das crianças e dos adultos. Fazer um jogo dá velha para jogar em casa com a família. Material que tenha em casa. Produção Interativa e Projeto de Vida. Os maiores também tem que relaxar e jogar para ajudar a passar o tempo.
Turmas 11, 21, 22, 32, 52, 61, 62, 71, 72, 81, 82, 91, 92. Registrem vocês e sua família descontraindo um pouco.

Professora Marizete disse...

Ensino Fundamental – Turmas 91 e 92
Professora Marizete Copetti Duarte – Língua Portuguesa
OBS: Copiar e resolver no caderno.
Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco.
Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
— Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé. (Crônicas)
1. No trecho “— Você aí, menino, para onde vai essa estrada?”, as vírgulas separam:
a) um adjunto adverbial
b) um aposto
c) orações
d) um vocativo

2. Explique o porquê do uso dos travessões no texto:


3) Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo: As vírgulas são utilizadas nesse contexto para separar
a) aposto b) vocativo c) orações d) adjunto adverbial

4) “— Engraçadinho duma figa!”. Assinale o sentimento, reforçado pelo ponto de exclamação, do vigário em relação à conversa com o menino:
a) alegria b) raiva c) compaixão d) simpatia

5 e 6. Destaque a sílaba tônica e Acentue as palavras, se for necessário:

saude
voce
premio
niquel
cancer
vatapá
japones
lagrima
joquei
ruina
ideia
leem
paciência
xerox
util
alguem

7. Coloque os acentos gráficos que faltam:
“A familia amarela fez safari na Africa, comprou pub irlandes, entrou em submarino russo e foi ate para o espaço sideral.” (Revista Superinteressante)


8. Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
( ) chapéu, hífen, idéia
( ) lápis, rainha, egoísta
( ) tatuí, régua, taxista
( ) maracujá, rapé, cipó


9. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Antenor Bachi (Tite) mantem o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Os jogadores mantem um ritmo acelerado.
c) Polícia intervem nas cidades para ajudar ao combate ao coronavírus.
e) Aposentados mantem a esperança no reajuste.
d) Policiais detem três suspeitos de assalto a banco.
e) O professor detem as provas dos alunos.

10). Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:

a) pântano: b) herói:
c) também: d) após:
e) juízes: f) tábua:


11. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá:
b) pode/pôde:
c) pôr/ por:

12. Assinale o oxítona terminada em A
a( ) sofá b( ) casa
c( ) farofa d( ) câmara

13. Assinale o paroxítona terminada em I
a ( ) tatuí b ( ) táxi
c ( ) sai d ( ) câmara

14. Assinale o proparoxítona.
a ( ) tatuí b ( ) táxi
c ( ) sai d ( ) câmara

15.Separe as sílabas e classifique em Monossílaba, Dissílaba, Trissílaba ou Polissílaba.
benigno -
sublinar -
maio -
Passarinho -
cachoeira –

Identifique os encontros vocálicos e dígrafos
nas seguintes palavras:
16) ameixa:
17) Cárie:
18) averiguei:
19) Churrasqueira:
20) campo:

Professora Marizete disse...

Ensino Médio– Turma s 101 e 102
Professora Marizete Copetti Duarte – Língua Portuguesa
Copiar e realizar as atividades no caderno:
Atividade 1- Exercício sobre Funções da Linguagem , texto e interpretação.
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, divide-se em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

Predomina no texto a função da linguagem:
a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

Atividade 2 –
Texto I
Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível.

Texto II
Ser gagá não é viver apenas nos idos do passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada.
FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.
Os textos I e II utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida de uma pessoa. Tal afirmação é confirmada pelo uso de:
a) expressões coloquiais com significados semelhantes.
b) afirmações enfáticas no aspecto contraditório da vida dos seres humanos.
c) recursos específicos de textos escritos em linguagem formal.
d) termos denotativos que se realizam com sentido objetivo.
e) metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras.

Atividade 3 – Leia as passagens abaixo, extraídas de São Bernardo, de Graciliano Ramos:
I. Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planeei adquirir a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, no eito, com salário de cinco tostões.
II. Uma semana depois, à tardinha, eu, que ali estava aboletado desde meio-dia, tomava café e conversava, bastante satisfeito.
III. João Nogueira queria o romance em língua de Camões, com períodos formados de trás para diante.
IV. Já viram como perdemos tempo em padecimentos inúteis? Não era melhor que fôssemos como os bois? Bois com inteligência. Haverá estupidez maior que atormentar-se um vivente por gosto? Será? Não será? Para que isso? Procurar dissabores! Será? Não será?
V. Foi assim que sempre se fez. [respondeu Azevedo Gondim] A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia.
Assinale a alternativa em que ambas as passagens demonstram o exercício de metalinguagem em São Bernardo:
a) III e V.
b) I e II.
c) I e IV.
d) III e IV.
e) II e V.

Professora Marizete disse...

Profª Marizete Copetti Duarte
Ensino Médio-Turmas 101 e 102
Textos e interpretações
Atividade 4 –
A Questão é Começar
Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar.
Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.”
Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.

Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.
a) Função emotiva
b) Função referencial
c) Função fática
d) Função conativa
e) Função poética

Atividade 5 –
O canto do guerreiro
Aqui na floresta
Dos ventos batida, Façanhas de bravos
Não geram escravos,
Que estimem a vida
Sem guerra e lidar.
— Ouvi-me, Guerreiros,
— Ouvi meu cantar.
Valente na guerra,
Quem há, como eu sou?
Quem vibra o tacape
Com mais valentia?
Quem golpes daria
Fatais, como eu dou?
— Guerreiros, ouvi-me;
— Quem há, como eu sou?
(Gonçalves Dias.)
Macunaíma (Epílogo)
Acabou-se a história e morreu a vitória.
Não havia mais ninguém lá. Dera tangolomângolo na tribo Tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um. Não havia mais ninguém lá. Aqueles lugares, aqueles campos, furos puxadouros arrastadouros meios-barrancos, aqueles matos misteriosos, tudo era solidão do deserto… Um silêncio imenso dormia à beira do rio Uraricoera. Nenhum conhecido sobre a terra não sabia nem falar da tribo nem contar aqueles casos tão pançudos. Quem podia saber do Herói?
(Mário de Andrade.)

Considerando-se a linguagem desses dois textos, verifica-se que
a) a função da linguagem centrada no receptor está ausente tanto no primeiro quanto no segundo texto.
b) a linguagem utilizada no primeiro texto é coloquial, enquanto, no segundo, predomina a linguagem formal.
c) há, em cada um dos textos, a utilização de pelo menos uma palavra de origem indígena.
d) a função da linguagem, no primeiro texto, centra-se na forma de organização da linguagem e, no segundo, no relato de informações reais.
e) a função da linguagem centrada na primeira pessoa, predominante no segundo texto, está ausente no primeiro.

Professora Marizete disse...

Profª Marizete Copetti Duarte
Ensino Médio- Turmas 201 e 202- Língua Portuguesa
OBS: Copiar e resolver no caderno.


1.leia:
“Para cada um de nós-em algum momento perdido da vida-anuncia-se uma missão a cumprir? Não cumpro nada: apenas vivo”. Clarice Lispector
a) Transcreva a locução pronominal indefinida neste trecho:
b) Transcreva todos os pronomes indefinidos:

2) Explique a diferença de sentido entre:
a) Ele trabalha no sítio todo dia.

b)Ele trabalha no sítio todo o dia.

3) Faça as substituições indicadas, antepondo ao pronome relativo a preposição exigida pelo verbo a ser empregado em cada item.
“Não conheço as pessoas que você cumprimentou.
a) Troque cumprimentou por desconfia.

b) Troque cumprimentou por concorda.

4) Use um pronome relativo, unindo as frases, fazendo as alterações necessárias, observando o uso ou não das preposições:
A) Eu critiquei a atitude. Você tomou a atitude.

B)Comprarei as frutas. Você gosta dessas frutas.

C) O Brasil tem muita pobreza e miséria. O Brasil é um país rico.

5) Considere a frase:
“Já há dois anos conheço o pai de Débora, com quem irei viajar”.
a)Explique os dois sentidos que podem ser atribuídos a ela e por que é ambígua:

b)Escolha um dos sentidos possíveis e reescreva a frase de forma a eliminar a ambiguidade:

6)Complete as lacunas com os pronomes indicados entre parênteses:
a)Prepara-te para viver....... dias de glória. (seus-teus)
b)..... opiniões não me interessam. Já ... disse que não confio mais em você. (suas-tuas\te-lhe)
c)Vossa excelência não cumpriu ....... promessas de campanha. (vossas-suas)

7) Explique os possíveis sentidos da frase:
“Marcelo, o guarda prendeu o ladrão em seu carro”


Texto
“O homem do Ocidente coloca a religião em compartimento à parte, separando-a dos outros aspectos da sua existência. Isso para um egípcio seria inadmissível. A religião impregnava-lhe a vida toda-social, política e economicamente. Segundo ele, todos os pormenores de sua própria vida e da vida que o cercava - das cheias previsíveis do Nilo à morte acidental de um gato - dependiam inteiramente da disposição dos deuses. (O Antigo Egito)

8)Responda.
a. Como podemos classificar os pronomes destacados?

b)No texto, o pronome o ( que o cercava)

substitui que substantivo?


9) No texto ocorre um pronome oblíquo equivalente a um possessivo.
a)Transcreva o trecho em que ele aparece:

b)Reescreva o trecho substituindo o oblíquo pelo possessivo correspondente.

10) Leia: “- Depois daquele dia, ninguém mais viu o mascate. Aquilo é um ser sem destino, seu coronel”.
a)Explique qual foi a intenção do falante ao usar o demonstrativo aquilo para se referir ao mascate.

b)A forma seu é um pronome possessivo? Explique:


11) “No discurso de posse, tu deves reafirmar que não te esquecerás dos compromissos que assumistes com teus colaboradores”.

Fazendo as adaptações necessárias, reescreva substituindo o pronome tu por Vossa excelência:



12) Reescreva a frase, substituindo o pronome você pelo pronome tu:
“Já que entre mim e você não há mais confiança, é melhor que você se prepare para viver sozinho com você mesmo.


13)Complete com “eu” ou “mim”: - eles chegaram antes de ____ . - há algum trabalho para _____ fazer?
- há algum trabalho para _____ ?
- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;
a) mim – mim – mim – mim – mim;
b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;
e) mim – eu – mim – eu – mim.

14) Assinale a alternativa incorreta em relação ao uso de pronome pessoal:
a) nada mais há entre mim e ti;
b) nada mais há entre eu e ti;
c) nada mais há entre mim e ela;
d) nada mais há entre ele e você;
e) nada mais há entre ele e ela.

15) .Assinale a alternativa que completa a frase:
“ O garoto ______ cobra picou, passa bem.”
a) a quem;
b) cuja;
c) o qual;
d) em quem;
e)cuja a

Professora Marizete disse...

Profª Marizete Copetti Duarte
Ensino Médio- Turmas 201 e 202- Literatura
OBS: Copiar e resolver no caderno.
Literatura- 2º ano-Ensino Médio
1)Qual a diferença entre prosa e poesia?
2)O que é “Eu Lírico”?
3) O que é um romance?
4) O que é ser romântico?
5) Os romances urbanos, também chamados de romances de costumes, representava que tipo de sociedade?
Texto I
Canção do exílio

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."
6) Depois de analisar os versos, indique as características românticas;
Gonçalves Dias

6) Que versos foram usados no Hino Nacional Brasileiro?

7) Que diferença podemos estabelecer entre ufanismo e patriotismo?

8)Quais os símbolos da pátria distante?

Texto II
Canção do Exílio
"Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.
A gente não pode dormir
com os oradores e os pernilongos.
Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.
Eu morro sufocado
em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
nossas frutas mais gostosas
mas custam cem mil réis a dúzia.
Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
e ouvir um sabiá con certidão de idade!"
(Murilo Mendes)
9) Quais as diferenças entre o texto de Gonçalves Dias (Romantismo) e Murilo Mendes (Modernismo)?
10)Qual a crítica presente no texto de Murilo Mendes?



PROFESSORA IRENE BANDEIRA disse...

PROFESSORA IRENE DA SILVA BANDEIRA

ATIVIDADES A PARTIR DO DIA 20/04/2020 PROFESSORA IRENE DA SILVA BANDEIRA

6º ANO ENSINO RELIGIOSO (Atividade 3 _ 2º período de quarentena)

Turma: 61 e 62
Pesquise e faça no seu caderno as questões abaixo:
1) O que é coronavírus?
2) Quais são os sintomas da doença?
3) Quais são os cuidados que devemos ter para nos proteger?

6º ANO LÍNGUA INGLESA (Atividade 3_ 2º período de quarentena)
Turma: 61 e 62
Copie e responda em seu caderno as atividades do livro página 18 as questões (1, 2, 3 e 4)

7º ANO LINGUA INGLESA (Atividade 3 _ 2º período de quarentena)
Turma: 71 e 72
Copie e responda em seu caderno as atividades do livro página 10 as questões (1, 2, 3 e 4)

7º ANO LÍNGUA PORTUGUESA (Atividade 3_ 2º período de quarentena)
Turma: 71 e 72
Copie em seu caderno e marque a alternativa correta de acordo com o enunciado:
1) Qual alternativa todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonas:
( ) paletó, pajé, café, jiló
( ) parabéns, hífen, saí, oásis
( ) você, Paraná, lápis, régua
( ) amável, porém, caí, amém

2)Aponte a alternativa em que as duas palavras são acentuadas devido a mesma regra:
( ) relógio, própria ( ) óculos, dói ( )até, pé ( ) Nenhuma alternativa correta
3)Assinale a alternativa que apresenta equívoco de acentuação:
( ) ônibus, saída, ilhéus ( ) óculos, vídeo, sanitário ( ) Goiás, amônia, econômia

8º ANO LÍNGUA INGLESA (Atividade 3 _ 2º período de quarentena)
Turma: 81 e 82
Copie e responda as questões em seu caderno
A) Assinale a alternativa correta de acordo com o uso do pronome:
1)The road shows ___ the gypsies presented were part of their culture.
( ) who ( ) whom ( ) which ( ) which/ that

2) The circus ___ was in town went westward.
( ) who ( ) whom ( ) which ( ) who / that

3) She is the woman ___ I love.
( ) who ( ) whom ( ) which ( ) which/ that

PROFESSORA IRENE BANDEIRA disse...

EJA TURMA: 701 LITERATURA (Atividade 3 - 2º Período de quarentena)
Turma: 701

1) Dê 2 exemplos de textos literários e não literários
2) Que tipo de linguagem é usada em poemas?

EJA TURMA: 701 LINGUA PORTUGUESA (Atividade 3 – 2º período de quarentena)
Turma: 701
Copie em seu caderno de marque a alternativa correta de acordo com o enunciado:
1)Assinale a única alternativa em que a divisão silábica está correta:
( ) e-ni-gma, ( )ar-gu-i-u ( )coe-lho ( )que-i-jo ( )ex-su-dar

2)A divisão silábica não está correta em:
( ) gno-mo ( ) a- bdi-car ( ) man-hã ( )a-do-les-cen-te ( ) res-ci-são

3)A divisão silábica está correta, EXCETO em:
( )pre-o-cu-par ( ) diag-nós-ti-co ( ) la-bo-ra-tó-ri-os ( ) e-ven-tu-a-li-da-de

EJA TURMA: 701 LÍNGUA INGLESA (Atividade 3- 2º período de quarentena)
Turma: 701
1)Copie as questões e circule a resposta correta:
a) There is ( a, an ) computer in my house.
b) This is not ( a, an )good idea.
c) There is ( a, an) elephant and ( a, an ) camel the new zoo.
d) The train leaves in (a, an )hour. Let1s go!
e)It’s (a, an) hot day today?

2)Marque a resposta correta:
a) __ jealous husband is ___ unpredictable man . ( ) A, a ( ) A, an ( )A, __
b)It’s __ honor to meet ___ young lady from __ Sweden.( )a, a, an ( ) an, a, a ( )an, a, an

EJA TURMA: 801 LINGUA INGLESA (Atividade 3- 2º período de quarentena)
Turma: 801

1) copie em seu caderno e responda o exercício abaixo usando pronomes reflexivos, usando o gráfico da aula anterior:
a) Airton and I _________________ in the morning.
b) The boy hurt ________________ when he fell from the tree.
c) I cut ________________ with a sharp knife.
d) The children made ___________________ lunch.
e) This cd player turns ________________________ off.
f) Victor is very pleased with _____________________. He p assed his final exams.
g) I painted the room _________________.
h) My grandparents live by ________________________ in a small apartment.

EJA TURMA: 801 LITERATURA (Atividade 3 _ 2º período de quarentena)
Turma: 801
Pesquise : O que foi o (NATURALISMO) e a era cronológica deste período.
Foi considerado o nosso mais bem acabado romance naturalista: O CORIÇO .
Faça um comentário sobre esta obra que foi considerada a mais importante deste período.
( Não esqueça de pesquisar o autor, data da obra, qual o objetivo desta obra)

EJA TURMA: 901 LITERATURA (Atividade 3_ 2º período de quarentena)
Turma: 901
Pesquise sobre a ( SEMANA DA ARTE MODERNA) _ 1922
Destaque alguns dos principais artistas que participaram da Semana da Arte Moderna.

EJA TURMA: 901 LÍNGUA INGLESA (Atividade 3 – 2º período de quarentena)
Turma: 901
Pesquise sobre a terceira conditional

Rogério Gomes de Moura disse...

Aula Programada de matemática para os alunos das turmas 61 e 62: leitura do livro da página 36 até a página 40 e resolução dos exercícios da página 41.

Professor Sandro Rosa disse...

PROFESSORA: CRISTIANE FLORES ROSA – CIÊNCIAS 6º ANO (turmas: 61 e 62)
Pesquisar e copiar no caderno:
Processos de purificação da água (quais são e a explicação para cada um deles).

PROFESSORA: CRISTIANE FLORES ROSA – BIOLOGIA 1º ANO (turmas: 101, 102, 103, 104)
Pesquisar e copiar no caderno:
Citologia: Organização celular, composição celular e tipos de células.

PROFESSORA: CRISTIANE FLORES ROSA – BIOLOGIA 2º ANO (turmas: 201 e 202)
Pesquisar e copiar no caderno:
Reino Protista e Reino dos Fungos (Quais organismos fazem parte de cada reino e suas principais características).

PROFESSORA: CRISTIANE FLORES ROSA – BIOLOGIA 3º ANO (turma: 301)
Pesquisar e copiar no caderno:
Como pode ser aplicada a BIOTECNOLOGIA na área da saúde humana?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Professora Isabel Oliveira Barcelos disse...

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – Aula complementar- 5º PERÍODO DE QUARENTENA
Primeiros anos e EJA.
TURMAS 101, 102, 103, 104,701, 801, 901
1 – TEMA CENTRAL: Resumo de todas as atividades propostas em vídeo gravado pela professora.
2 - OBJETIVO: Considerando que estas turmas estão se familiarizando com a disciplina a professora considera necessária a gravação de vídeos curtos para melhor elucidação dos temas propostos nas atividades de quarentena.
3 - PROPOSTA: Assista aos vídeos nos seguintes Links:
https://youtu.be/AWuJX5evWLo
https://youtu.be/7TKJaxGsPvE
https://youtu.be/tlBK2vvpK0s
https://youtu.be/hAn4rkZYSH8
5. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
-------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE DE FILOSOFIA – 5º PERÍODO DE QUARENTENA
Primeiro ano e EJA.
TURMAS 104 e 701
1 – TEMA CENTRAL: Resumo de todas as atividades propostas em vídeo gravado pela professora.
2 - OBJETIVO: Considerando que estas turmas estão se familiarizando com a disciplina a professora considera necessária a gravação de vídeos curtos para melhor elucidação dos temas propostos nas atividades de quarentena.
3 - PROPOSTA: Assista aos vídeos nos seguintes Links:
https://youtu.be/tfBxb1cbvZE
https://youtu.be/386F9PFuqfs
https://youtu.be/ZIK5CbfR-Ho
5. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Profª Isabel Oliveira Barcelos disse...

5ª ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – PERÍODO DE QUARENTENA
Segundos Anos.
TURMAS 201, 202
1 – TEMA CENTRAL: Resumo de todas as atividades propostas em vídeo gravado pela professora.
2 - OBJETIVO: Considerando que estas turmas estão com bastante tarefas e trabalhos para desenvolver a professora considera necessária a gravação de vídeos para melhor orientar os alunos e manter um contato para falar sobre todos temas propostos nas atividades de quarentena.
3 - PROPOSTA: Assista aos vídeos, seguindo a ordem dos seguintes Links:
https://youtu.be/oDNY1JVZgSk
https://youtu.be/jBjPKo24z8c
https://youtu.be/EsJgXbKgd08
https://youtu.be/0YQVGUguifk
Obs: Copiar cada link e colar no navegador para assistir cada vídeo.
4. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
-------------------------------------------------------------------------------------------
5ª ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – PERÍODO DE QUARENTENA
Terceiro ano.
TURMA 301
1 – TEMA CENTRAL: Resumo de todas as atividades propostas em vídeo gravado pela professora.
2 - OBJETIVO: Considerando que estas turmas estão com bastante tarefas e trabalhos para desenvolver a professora considera necessária a gravação de vídeos para melhor orientar os alunos e manter um contato para falar sobre todos temas propostos nas atividades de quarentena.
3 - PROPOSTA: Assista aos vídeos, seguindo a ordem dos seguintes Links:
https://youtu.be/HDQRRHoULg4
https://youtu.be/RbgAdzG2TDg
Obs: Copiar cada link e colar no navegador para assistir cada vídeo.
4. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.

Leticia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Energia Hipolito disse...

PROFESSORA: CRISTIANE FLORES ROSA – BIOLOGIA EJA TURMA: 701
Biologia - professora Cristiane - Para EJA


Pesquisar e copiar no caderno:
Citologia: Conceito de célula, principais organelas celulares e funções dessas organelas.
PROFESSORA: CRISTIANE FLORES ROSA – BIOLOGIA EJA TURMA: 801
Pesquisar e copiar no caderno:
Bactérias, Fungos e Protistas: Quais são os organismos que fazem parte de cada Reino e suas principais características.
PROFESSORA: CRISTIANE FLORES ROSA – BIOLOGIA EJA TURMA: 901
Pesquisar e copiar no caderno:
Genética: o que estuda? Qual o conceito para: (genótipo, gene, fenótipo, homozigoto, heterozigoto)