quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Texto sobre a Legalidade


Legalidade

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra”. Durante toda a história deste nosso estado, sempre foram comprovadas a veracidade essas palavras do nosso exaltado hino de orgulho e amor a essa terra, desde a luta e o sacrifício pelas nossas fronteiras na Guerra do Paraguai, passando pela Revolução Farroupilha em nome da liberdade e da justiça, até os dias de hoje em que louvamos com honra nosso passado e nosso presente como tal. Nos idos de 1961, o mundo estava presenciando o auge da Guerra Fria e a população estava convivendo sob o temor provocado pelo poderio nuclear dos EUA e URSS. No Brasil, o presidente Jânio Quadros renuncia alegando cansaço da luta política e sofrendo pressão de políticos de alto escalão do governo.
O vice-presidente e legalmente sucessor ao mandato, João Goulart –conhecido popularmente por Jango- estava em visita a China enquanto o Brasil vivia momentos de grande tensão política. O exército brasileiro estava sob influência dos EUA, que temiam a instauração de mais um regime comunista na América, tal como ocorreu em cuba. Os militares então impediram a posse de Jango à presidência, violando assim o 1° parágrafo do artigo 79° da constituição brasileira. É então que entra em cena o Rio Grande do sul, quando Leonel Brizola, então governador do Estado, iniciou um movimento em favor da constituição e da democracia. Tal movimento defendia a posse de Jango a presidência da República. As tropas foram mobilizadas e o povo pegou em armas para defender os direitos nacionais à todo custo. Agravando as já tênues relações entre os dois lados, no dia 29 de agosto, os militares ordenaram o bombardeio sobre o palácio Piratini, o qual não foi efetuado devido ao fato de o próprio exército haver desacatado as ordens superiores em nome da lei e do povo.
Após essas e outras incidências, no dia 2 de setembro foi adotada a emenda parlamentarista, permitindo assim haver um acordo entre militares e partidários da legalidade e a posse de João Goulart.
Certamente esse evento ocupa uma posição importante na história do Brasil e foi uma amostra de que um país democrático e soberano como o Brasil não é propriedade de poucos, mas sim da população que o sustenta e que dá o suor e a vida pelo seu desenvolvimento econômico e político. Desta ocasião em diante obteve-se a comprovação de que o Rio Grande do Sul é um dos mais importantes estados –senão o mais- no processo de formação deste país. Embora tenha infortunadamente ocorrido o golpe militar em 1964, durante a legalidade o povo gaúcho demonstrou a todos o seu exemplo mais intrínseco de patriotismo, sendo essa uma de nossas maiores características desde o princípio da ocupação desta terra pelos imigrantes europeus e parte dela adquirida através das gerações ou culturalmente pelos antigos habitantes indígenas que lutaram bravamente em nome da liberdade e da justiça comum.

Autor: Diego Souza da Rosa
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Legalidade: em defesa da constituição
Professor de Redação: Sandro Rosa

Um comentário:

Anônimo disse...

Bárbaro este texto, este rapaz escreve muito bem.