Espaço para publicação de atividades para o Ensino Fundamental de 6º a 9º ano para o período de 08/06/20 a 15/06/2020.
Lembramos que estes trabalhos refere-se ao período de uma semana de atividades, pois logo depois desta data iniciar-se-áo os trabalhos com aplicativo de imagem e som.
AULA PROGRAMADA ENSINO RELIGIOSO- TURMAS 91 E 92 PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO
ResponderExcluirFé e razão
Duas visões conciliatórias Albert Einstein, judeu, foi um dos maiores cientistas de todos os tempos e sempre exaltou a ideia de Deus. Teilhard de Chardin foi um padre católico que se tornou cientista, louvando a ciência como instrumento de conhecimento da realidade divina. Ambos, de pontos de vista diferentes, tinham uma visão de mundo científica e ao mesmo tempo religiosa. Dizia Einstein: Ciência sem religião é aleijada e religião sem ciência é cega. (...) A meu ver, a ciência não só purifica o impulso religioso do entulho do antropomorfismo, como contribui para uma espiritualização religiosa de nossa compreensão da vida. Trechos extraídos de: Albert Einstein. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1994.
Afirma Chardin: Aparentemente, a Terra moderna nasceu de um movimento anti-religioso. O homem bastando a si mesmo. A razão substituindo-se à crença. Nossa geração e as duas precedentes quase que só ouviram falar do conflito entre a fé e a ciência. A tal ponto que pôde parecer, a certa altura, que esta era decididamente chamada a tomar o lugar daquela. Ora, à medida que a tensão se prolonga, é visivelmente sob uma forma muito diferente de equilíbrio não eliminação, nem dualidade, mas síntese - que parece haver de se resolver o conflito. Após quase dois séculos de lutas apaixonadas, nem a ciência nem a fé conseguiram diminuir-se uma à outra; mas, muito pelo contrário, torna-se patente que não se poderiam desenvolver normalmente uma sem a outra: e isto pela simples razão de que uma mesma vida anima a ambas. (...) Religião e ciência: as duas faces ou faces conjugadas de um mesmo ato completo de conhecimento - o único que pode abarcar, para contemplá-los, medi-los e consumá-los, o passado e o futuro da evolução. Teilhard de Chardin. O fenômeno humano. São Paulo, Cultrix, 1995.
ATIVIDADES:
Você leu as opiniões de um filósofo espírita, de um cientista judeu e de um padre católico cientista.
O que há em comum entre elas?
Justifique.
AULA PROGRAMADA DE MATEMÁTICA – TURMA 92
ResponderExcluirCom base no que você pesquisou sobre razão e proporção,
Pesquise 5 problemas com suas respectivas soluções e copie no seu caderno, relacionando-os com o conteúdo estudado.
AULA PROGRAMADA DE MATEMÁTICA – TURMA 92
ResponderExcluirCom base no que você pesquisou sobre razão e proporção,
Pesquise 5 problemas com suas respectivas soluções e copie no seu caderno, relacionando-os com o conteúdo estudado.
AULA PROGRAMADA DE CIÊNCIAS - TURMAS 71 E 72
ResponderExcluirCom base no que você pesquisou sobre Máquinas, responda:
1- Que tipo de máquina simples está envolvido no funcionamento de um abridor de garrafas?
2- Ao usarmos uma chave de fenda para abrir uma lata de tinta, estamos empregando qual máquina simples?
3- Qual é o tipo de máquina simples que está envolvido no funcionamento de um saca-rolhas?
4- Que tipos de máquinas simples estão envolvidos no funcionamento de uma tesoura?
5- Que máquina simples é utilizada para se arriar ou hastear uma bandeira?
AULA PROGRAMADA DE CIÊNCIAS - TURMAS 81 E 82
ResponderExcluirCom base no que você pesquisou sobre energia, responda:
1- Os aparelhos que utilizam energia elétrica podem ter diversas finalidades. Dê exemplos de aparelhos eletrodomésticos que você utiliza em sua casa, com as seguintes finalidades:
a) Iluminação:
b) Som/Imagem:
c) Calor:
d) Refrigeração:
e) Movimento:
AULA PROGRAMADA DE CIÊNCIAS - TURMAS 91 E 92
ResponderExcluirCom base no que você pesquisou sobre Matéria, responda:
1- Diga qual mudança de estado físico da matéria está representada em cada situação descrita abaixo:
a) Ferver água para fazer café:
b) Chupar um picolé:
c) Fazer gelo:
d) Secar a roupa no varal:
e) Embaçar o espelho do banheiro, durante o banho:
f) Descongelar a carne:
2- Sobre o átomo, diga:
a) Em que partes do átomo se encontram os prótons, os nêutrons e os elétrons? Qual é a carga elétrica de cada uma dessas partículas?
AULA PROGRAMADA DE ENSINO RELIGIOSO - TURMA 71
ResponderExcluirResponda:
1- Qual o significado da palavra "RESPEITO" para você?
2- Cite situações em que ocorre falta de respeito entre as pessoas.
3- O que quer dizer a frase: "Devemos respeitar para sermos respeitados"?
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
ResponderExcluirProfessora: Juçara Pinho
Geografia 8º Ano Turmas: 81 e 82
Atividades domiciliares para o mês de junho (08/06/2020)
Pesquisar e copiar no caderno:
A colonização europeia na América.
A diversidade cultural na América.
Geografia 9º Ano Turmas: 91 e 92
Atividades domiciliares para o mês de junho (08/06/2020)
Pesquisar e copiar no caderno:
A formação territorial da Europa.
A formação da União Europeia.
Ensino Religioso 7º Ano Turma: 72
Atividades domiciliares para o mês de junho (08/06/2020)
Pesquisar e copiar no caderno:
O diálogo inter-religioso e a cultura da paz.
Ensino Religioso 8º Ano Turmas: 81 e 82
Atividades domiciliares para o mês de junho (08/06/2020)
Pesquisar e copiar no caderno:
As formas de racismo na atualidade.
Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação em relação aos negros.
Analisar a questão do preconceito racial e os efeitos produzidos na vida das pessoas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir
ResponderExcluirColégio Estadual General Hipólito Ribeiro
6º Ano – Projeto de Vida.
Professora Graziele Mello Monteiro
Aula para Junho de 2020 - Primeiro Período de 8 até 15.
Aula Programada.
Páginas 32 até 45.
Nesse momento apenas leitura.
Leite: Alimento e Produto industrializado.
Para viver devemos nos alimentar e nosso primeiro alimento foi o leite materno.
Nesse tema do livro o projeto é sobre Leite e nos fará perceber a importância do leite na vida dos seres vivos.
Faz um relato sobre a importância da alimentação e do leite na vida nas pessoas, de que modo ele aparece na alimentação das pessoas, quais transformações ele sofre a partir do momento que sai do campo até chegar em nossas casas.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
7º Ano – Projeto de Vida.
Professora Graziele Mello Monteiro
Aula para Junho de 2020 - Primeiro Período de 8 até 15.
Projeto de Vida – 7º Ano
Aula Programada.
Páginas 84 até 95.
1) Responder da página 87 os números 1, 3, 4 e 5.
2) Escrever exemplos de lixo que podem ser reutilizados, reciclados:
3) De que maneira poderíamos solucionar o problema do lixo em grande escala. Tem algo que poderia ser feito: Dar a sua ideia.
Professora Graziele Mello Monteiro
ResponderExcluirAula para Junho de 2020 - Primeiro Período de 8 até 15.
Projeto de Vida – 8º Ano.
Aula Programada.
Fontes de Energia Elétrica.
Páginas 82 até página 87. Só leitura.
Responder:
1) Onde usamos energia elétrica?
2) Quando falta a luz do que mais sentimos falta?
3) Nessa época de pandemia minutos sem luz podem custar vida. Pensando por esse lado qual o valor da luz para o ser humano?
4) Escrever um texto relatando a importância da energia elétrica para todos:
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
9º Ano – Projeto de Vida.
Professora Graziele Mello Monteiro
Aula para Junho de 2020 - Primeiro Período de 8 até 15.
1) Listar, escrever informações que poderiam vir a ajudar outras pessoas . O que chega primeiro? Dar exemplos de cada um:
a) Verdades sobre o Coronavírus:
b) Fake News sobre Coronavírus:
Do teu Livro Individualmente e sem sair de casa responder as questões que são possíveis o que não tiver como fazer deixe para vermos depois.
O tema “Alimentação e costumes” que traz o livro “Conhecer e Transformar Projetos Integradores”. Usado nas aulas de Projeto de Vida. Trabalhado com o 9º Ano. Tem o objetivo de acordo com a BNCC de incentivar e valorizar a contextualização sociocultural por meio do conhecimento de assunto relacionados a alimentação
Associa a reflexão sobre o tempo presente a um olhar voltado à alimentação do passado.
Como ponto de partida para as descobertas sobre a cultura brasileira e sobre o processo de industrialização e modernização da produção de alimentos.
Contribui para a aquisição dessa competência por estabelecer conexões entre saberes, procedimentos investigativos e incentivar a produção de argumentos sobre a boa alimentação.
Essa parte histórica do conteúdo nos faz ter conhecimento e ampliar a visão para a Disciplina de Projeto de Vida. Não se vive sem comer. Não se vive sem conhecer. A história faz parte da vida. Sem conhecimentos paramos no tempo.
Você já pensou em ter que morar sozinho e ter que fazer tudo por você? Já pensou de onde vem os alimentos? Já pensou o que é saudável? Já pensou como te sustentar? Como fazer para comprar seus alimentos? Como preparar seus alimentos? De onde virá o seu dinheiro?
2) Agora pensa, reflete, pesquisa na internet e responde:
Pesquisar a história da cesta básica no Brasil, de acordo com o roteiro a seguir:
a) Pesquisar o contexto em que a cesta básica foi proposta, durante o governo Vargas, em 1940.
b) Explicar quando começaram as reivindicações por um salário mínimo e os motivos dessa reivindicação.
c) Explicar quando o salário mínimo foi criado, em que circunstâncias, com quais justificativas e qual é a sua relação com a cesta básica.
d) Qual é o valor do salário mínimo no Brasil atualmente?
e) Escreve um exemplo de itens de uma lista de cesta básica?
Disc: Língua Inglesa turmas: 9º ano Profª: Vera Reni
ResponderExcluirParte 1
Como você pode imaginar quando tentamos desistir de sonho é como desistir de nós mesmos, ou acabamos mutilando nossa própria alma. Lembre-se de que tudo aquilo que realmente é seu se transforma na capacidade de sonhar, pois tudo depende de como arrumamos o nosso interior, por esta razão é que muitas pessoas não podem penetrar nele, e assim resistimos a todo e qualquer ataque alheio daqueles que não nos ajudam a voar ao em busca da realização... (Angel)
Pay attencion in this... Quando falamos em modo ou de informalidade podemos usar o verbo TO BE de modo contraído, e para que você não esqueça apenas devemos retirar a vogal do ver ser e estar, ou seja, AM, IS, ARE e colocar o apóstrofo entre elas, para alguns pode ser uma vírgula voadora, isso mesmo ao invés dela ficar no lugar correto ela sobe...
I am I”m
You are You’re
He is He’s
She is She’is
We are
We ‘re
You are You ‘re
They are They ‘re
Bora lá compreender um pouco mais sobre a negação, isso mesmo, para formar a negação precisamos acrescentar a partícula negativa NOT junto do verbo TO BE, podemos ainda usar a forma extensa ou abreviada, veja: is not, are not, was not, were not, ou contrair de acordo com a necessidade e tempo, seja no Presente ou no Passado, e quando fazemos a contração de novo cai a vogal.
Present: Is not = isn’t, are not=aren’t, Past: was not= wasn’t, were not=weren’t
Interrogative? What is this?
Para que se forme uma frase interrogativa usamos o verbo auxiliar antes do pronome ou do sujeito, e para isso todo cuidado é pouco, pois a terceira pessoa muda de acordo com o auxiliar, eles são o DO e o Does.
DO: é usado com I, YOU, WE, THEY, DOES: é usado somente com a terceira pessoa do singular, HE,SHE, IT
Now retain in the memory,...
Usamos os pronomes pessoais no singular I, He, She, It, e os mesmos são seguidos pelo TO BE no tempo presente am ,is are, o passado dele é WAS, cujo auxiliar do singular é DO, , e no plural We, You, They, seguido do TO BE are que no passado fica WERE e seu auxiliar é DOES, veja que o TO BE no passado fica Was para o singular, Were para o plural, para os verbos regulares usamos a terminação ED no passado, e a terminação ING para um futuro que está acontecendo, e To mais o verbo para o que irá acontecer sem data prevista .
Vale lembrar que a negação é formada pela partícula negativa NOT, quando vemos o DO e o DOES no início das orações temos a forma interrogativa.
IT: é um pronome neutro, e costuma ser usado para a terceira pessoa do singular, e tem como regra indicar ele - ela, coisas, objetos, além do mais fazemos uso do IT quando nos referimos a alguém ou alguma coisa e não desejamos repetir os nomes.
OBS: na língua inglesa fazemos uso de vários recursos, tal qual a Língua Portuguesa, e isto quer dizer que precisamos ter habilidade com as linguagens. Isto quer dizer que meu raciocínio, deverá organizar tudo aquilo quer já estudei previamente, e ao precisamos relembrar as classes gramaticais que podem ser variáveis ou invariáveis.
Então chegou a hora, e agora vamos exercitar a nossa mente com as atividades interpretativas que seguem logo abaixo, ah e não se esqueça de dar um nome ao texto.
Mary and Carla go to school together. - Are Brazilian too?
No, I'm from Portugal. Julia and Mike are good friends.
Anthony is a student, but goes to a different school. My family and I live in Ohio. Claudia and her friends are from Germany. I'm a teacher. What about ?
I'm a teacher too. My mother is German, but speaks English too.
Jane, Steve and I go to the movies every weekend. My friends and Laura are coming to the party.
Disc: Língua Inglesa turmas: 9º ano Profª: Vera Reni
ResponderExcluirParte 2
*About the text.
*1- Name of the text:
Sobre o que o texto fala, e quem são os personagens do mesmo?
*2-Complete the sentences.
1- I had 16 years of age. 2- I left house for the first time.
3- How exciting! - I thought. 4- As I felt me scared! 5- I was thus same.
*3 - Marque o número que corresponde à palavra em inglês:
1- Fortunately ( ) um pouco
2- After ( ) começar
3- Confident ( ) bom, encantador
4- a little ( ) felizmente
5- to begin ( ) entender
6- to undestand ( ) depois de
7- nice agradável ( ) divertido,
8- enjoyable ( ) confiante, seguro(a)
*4 - Marque o número que corresponde a palavra em inglês:
1- breakfast ( ) lanche, refeição leve
2- snack ( ) curto(a), pequeno(a)
3- luch ( ) café da manha
4- early ( ) almoço
5- dinner ( ) jantar
6- to become ( ) inesquecível
7- wonderful ( ) os velhos, as velhas
8- short ( ) cedo
9- the old ones ( ) maravilhoso(a)
10- unforgettable ( ) torna-se
*5 - Write the opposites: a- I left b- old
*6 - Escreva o sinônimo para: 1- To start to begin
* 7 – Translate the phrases:
1- How old are you?
2- How old was the student when she went to the United States?
3- How old were you last year?
4- How old is your mother?
5- How old is your father?
6- How old was you best friend of the years ago?
Folha de exercícios sobre “algebra vocabulary” será enviada no grupo da turma .
Professor cândido esse e para que turma
ResponderExcluirOs trabalhos vem sempre por aqui
ResponderExcluirAgora com o Google vai aparecer os trabalhos por aqui sou mãe de um aluno gostaria de acompanhar agradeço
ResponderExcluir