terça-feira, 30 de abril de 2019

Palestra sobre vacinas com os 6º anos


Professora Cristiane e Enfermeira Suzeli
O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. O resultado da vacinação não se resume a evitar doença. Vacinas salvam vidas.
Mas como a vacina ajuda o nosso sistema imunológico?
Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno (substância estranha ao organismo), como o vírus do sarampo, o sistema imunológico produz anticorpos (proteínas que atuam como defensoras no organismo) para combater aquele invasor. Mas essa produção não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, uma vez que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Por isso, a pessoa fica doente, podendo levar à morte. Mas se, anos depois, aquele organismo invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade.
O que a vacina faz é gerar essa imunidade. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade.
Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente.
Estudando sobre tudo que acima foi exposto a professora de Ciências do 6º anos do Colégio Hipólito Ribeiro, Cristiane F. da Rosa organizou palestra sobre vacinação com a enfermeira Suzeli da Secretaria Municipal da Saúde de Pinheiro Machado, a qual veio acompanhado pela coordenadora da Secretaria Enfermeira Janaina Sartori. A atividade teve o apoio da coordenadora da tarde professora Claudia Medeiros.






Nenhum comentário: