terça-feira, 17 de dezembro de 2024
Conclusão do Curso de Gestão e Extensão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Comunidade do Hipólito Ribeiro reelege diretor Sandro Flores da Rosa
A comunidade pinheirense através do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro reelegeu o professor Sandro Flores da Rosa e sua equipe de trabalho para exercer a sétima gestão diretiva junto ao educandário, quase centenário no município de Pinheiro Machado, com percentual de 99,6 % de aceitação. O professor Sandro com sua equipe de trabalho, Carine Madruga de Vasconcellos, Celi Viter da Cunha e Graziele Mello Monteiro darão prosseguimento ao trabalho desde há tempo empenhado junto ao educandário, assumindo novos compromissos na gestão 2025/2027, tendo a Educação Inclusiva como uma meta a ser trabalhada, bem como fortalecer a educação pública de qualidade, procurando sempre fazer uma gestão escolar transparente e colaborativa.
Emenda parlamentar para o Hipólito Ribeiro
Deputado Luis Marenco destina um recurso de 50.000,00 para o Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, a verba será usada para realizar a pavimentação do pátio da frente do Colégio e será de grande importância para o acesso dos alunos às dependências do Colégio Hipólito Ribeiro que em breve estará comemorando 100 anos. O intermediário para esta dotação foi o vereador eleito André Azambuja que é um parceiro do colégio desde há tempo. O diretor Sandro agradece ao nobe vereador Eleito e ao deputado Luis Marenco.
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Resumo do Plano de Ação para gestão de direção 2025/2027
O Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro é uma instituição estadual que oferece à comunidade do município de Pinheiro Machado Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA de Ensino Médio.
Dentre os direcionadores da gestão dar-se-á destaque para:
- Acompanhamento sistemático a todas as atividades apresentadas no Plano de Trabalho dos professores.
- Oportunizar vivências e aprendizagens nos diferentes ambientes da sociedade.
- Oferecer o acesso as diferentes TDIC como garantir a qualidade da conexão Wi-fi e da cultura digital
- Trabalhar com os índices educacionais e utilizá-los como meio de nortear as atividades pedagógicas.
- Proporcionar atividades extracurriculares que garantam aprendizagem de forma prática
- Realizar momentos formativos que envolvam a comunidade no processo de aprendizagem.
- Promover o desenvolvimento das potencialidades dos nossos estudantes por meio de informações e dos saberes sistematizados e historicamente construídos.
- Desenvolver o senso crítico e as potencialidades dos alunos, capacitando-os para a vivência em sociedade.
- Resgatar valores por meio de um trabalho integrado e colaborativo entre escola e comunidade escolar, visando uma sociedade mais justa e fraterna.
- Facilitar a aprendizagem dos alunos dom base nos avanços tecnológicos e científicos.
- Assegurar o atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais.
- Zelar pelo patrimônio escolar.
- Administrar os recursos pedagógicos, administrativos e financeiros.
- Desenvolver o senso crítico e as potencialidades através de atividades e ações educativas linkadas na realidade e nos avanços tecnológicos.
- Trabalhar as práticas educativas relacionadas às experiências pessoais dos alunos, resgatando noções de valores por meio de um trabalho coletivo, integrado e colaborativo.
- Proporcionar aos alunos com necessidades educativas especiais apoio especializado na construção do conhecimento.
- Fortalecimento dos espaços e das ações pedagógicas nos diferentes níveis de ensino.
- Realizar a Gestão Democrática da Escola Pública por meio do incentivo e participação da comunidade no processo de tomada de decisões.
- Trabalhar com os indicadores das avaliações externas para minimizar defazagens de aprendizagem.
- Submeter todo o plano de trabalho pedagógico e administrativo para aprovação do Conselho Escolar.
- Associar-se e apoiar-se com a CIPAVE.
- Coordenar os serviços da Secretaria Escolar.
- Fortalecer as ações da orientação educacional.
- Administrar os serviços escolares garantindo a participação da comunidade escolar.
- Valorizar a diversidade cultural, étnica, religiosa de gênero que forma a comunidade escolar por meio de oficinas, seminários, rodas de conversa.
- Viabilizar ações de trabalho colaborativo entre escola e comunidade.
- Valorizar as ações ligadas ao desporto.
- Revitalização de espaços físicos do colégio.
- Garantir aos alunos o direito à merenda escolar.
- Adquirir equipamentos e materiais escolares a fim de assegurar as aprendizagens essenciais ao alunos matriculados.
- Elaborar o plano de aplicação financeira e submeter ao Conselho Escolar.
- Investir nas ações que envolvam a Inclusão.
- Fortalecer as ações de aprendizagem nos diferentes níveis de ensino, estimulando o uso de metodologias ativas e inovadoras, utilizando as TICs.
Apresentação dos Candidatos à direção do Hipólito Ribeiro
Na eleição do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, teremos apenas uma chapa concorrendo ao pleito, a seguir uma breve apresentação dos candidatos:
Eleição no Hipólito Ribeiro
Dia 16 de dezembro, ocorrerá mais uma eleição para diretores do Colégio estadual General Hipólito Ribeiro para a gestão 2025/2027. A eleição ocorrerá na próxima segunda-feira, no período das 8h às 22h, sem interrupções no horário do meio-dia e do vespertino entre 17h30min e 18h30min, na Secretaria do Colégio.
Todos os alunos que tenham 12 anos ou mais poderão participar da votação, bem como um representante dos pais, professores e funcionários da instituição.
O processo neste ano foi diferente dos demais processos de eleição, pois os candidatos precisaram passar por uma seleção rigorosa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com participação em curso de formação, prova objetiva de conhecimentos de Língua Portuguesa e Gestão Escolar, como também por prova discursiva de conhecimentos específicos.
Vice-diretoras: Celi Viter da Cunha, Graziele Mello Monteiro e Carine Madruga de Vasconcellos.
Homologação de chapa para direção do Hipólito Ribeiro
A Comissão Eleitoral do processo de indicação de diretores do Colégio Hipólito Ribeiro, na pessoa de sua presidente Neuza Rodrigues Biazotto, homologou a inscrição da Chapa Única que concorrerá à direção do Colégio para a gestão 2025/2027.
segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
Trabalhos de Artes
Portas decoradas sobre o natal realizadas pelos alunos do Ensino Fundamental nas portas das salas de aula. Parabéns professora Dilcema, pelo seu execelente trabalho.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
Sábado Letivo
A direção do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro comunica a comunidade escolar que no dia 07 de dezembro, sábado, haverá aula para todos os alunos, para recuperar o dia 14 de outubro que foi feriado prolongado. Horário da aula de segunda-feira.
- Alunos do turno da manhã: Aula das 7h às 10h
- Alunos do turno da tarde: Aulas das 10h às 12h
- Alunos da EJA: Aulas das 10h às 12h
CONSELHO DE CLASSE COM PAIS
Na noite do dia 03 de novembro, o Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro realizou com pais e responsáveis por alunos do Ensino Fundamental e Médio um Conselho de Classe para informar aos pais sobre o aproveitamento de seus filhos, informar sobre a dinâmica dos EACs, sobre a solicitação dos Uniformes da rede estadual e também sobre o calendário de encerramento do ano letivo, datas de conselhos finais e término das atividades letivas com alunos. A reunião foi dirigida pelo diretor Sandro Rosa e em seguida coordenada pelas supervidosras do Ensino Fundamental e Médio.
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Palestras da Secretaria de Saúde no hipólito Ribeiro
ESCOVAÇÃO
Eleição de Diretores do Hipólito Ribeiro
Entrega da documentação de candidatos à direção do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, para presidente da Comissão Eleitoral Neuza Biazotto das eleições 2025/2027 do velho Hipólito Ribeiro. Aguardando homologação da Comissão.
TRABALHANDO COM TICs
Alunos do 2º ano, turma 21, trabalhando com as TICs, pequisando sobre animais exóticos dos diferentes continentes, usando os cromebooks para pesquisar, sob a orientação da professora Alexandra.
COMISSÃO ELEITORAL PARA PROCESSO DE INDICAÇÃO DE DIRETORES NO HIPÓLITO RIBEIRO
O Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, assim como as demais escolas da rede Estadual de Ensino, contituíram suas Comissões Eleitorais para o processo de eleição de diretores da rede estadual que se realizará no dia 16 de dezembro de 2024.
A presidente da Comissão Eleitoral do Hipólito Ribeiro é Neuza Rodrigues Biazotto, servidora do colégio, a secretária é servidora Margô da Fontoura Jardim Vaz, e também integram a comissão as professoras Josiane Pereira e Giovana da Rosa Petzinger, as mães de alunos Rubia Camacho e Patrícia Duarte e os alunos Bernardo Pires (EM) e Carla Isadora(EJA).
A eleição ocorrerá no dia 16 de dezembro, e as chapas inscritas entergarão a documentação exigida, no dia 04 de dezembro. Somente os professores do colégio que foram aprovados na seleção poderão compor chapas, e na escola estão aptos a formar chapas, os professores Sandro Rosa, Graziele Monteiro, Celi Cunha, Carine Vasconcellos e Débora Alves. Tudo indica que haverá apenas uma chapa concorrendo à direção para a gestão 2025/2027.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
SAERS
SAERS - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul
O projeto surgiu da necessidade de criar instrumento próprio, da rede, de avaliar as aprendizagens dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, nas séries finais de cada etapa/ciclo, a fim de direcionar as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação que o estado oferta à educação básica. A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul promoveu o SAERS em 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2016, 2018, 2022 e 2023.
Descrição do Projeto:
É um conjunto de instrumentos que visa a fornecer evidências sobre a educação pública gaúcha, com o objetivo de qualificar a educação básica e subsidiar ações pedagógicas e de gestão. O SAERS avalia o desempenho dos estudantes da rede pública estadual e das redes públicas municipais do Rio Grande do Sul, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática, abrangendo os 497 municípios do Rio Grande do Sul, nas jurisdições das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Os principais instrumentos de coleta de evidências no SAERS são testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática e Questionários contextuais - perfil escola, diretor, professor, estudante.
Respaldo Normativo:
Requisitos para participação:
Conforme alteração do Art. 3º, do Decreto nº 56.679, de 5 de outubro de 2022, publicada no Decreto nº 57.319, de 17 de novembro de 2023, a avaliação do SAERS será censitária, para todas as escolas públicas estaduais e municipais que possuam turmas de modalidade regular, urbanas e rurais, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da Educação Básica, desde que, na respectiva rede municipal ou estadual, localizada em um município, atenda à amostragem mínima de dez alunos matriculados, somando todas as turmas de modalidade regular do determinado ano/série avaliado (2º, 5º, 9º do Ensino Fundamental e 3ª do Ensino Médio).
No Hipólito Ribeiro as provas ocorrerão no dia 03 de dezembro.
Alunos inscritos para o 1º ano do Ensino Fundamental
Relação de alunos inscritos para o 1º ano do Ensino Fundamental para 2025, porém, ainda não estão designados. Em breve estaremos divulgando os que foram designados.