Sandro Rosa - Diretor |
Atenção
No dia 08 de junho, sábado, das 8 às 12 horas, teremos entrega de boletins e pareceres para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, no prédio novo.
Este ano teremos algumas mudanças, que foram instituídas pelo Governo do Estado do RS, nas notas e resultados dos alunos.
Os alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Anos Finais, continuam sendo avaliados da mesma forma que nos anos passados. Os 3º anos do Ensino Médio, ainda continuam recebendo notas numéricas, no entanto os alunos de 1º e 2º anos do Médio Politécnico não terão mais notas e sim conceitos e pareceres descritivos.
Como serão avaliados estes alunos então?
Os conceitos serão: CSA (Construção Satisfatória da Aprendizagem) para os alunos que foram aprovados em todos os componentes da área do conhecimento, que são cinco: Humanas, Natureza, Linguagem, Matemática e Seminário. CPA (Construção Parcial da Aprendizagem) para alunos que foram aprovados parcialmente nos componentes da área do conhecimento e CRA (Construção Restrita da Aprendizagem) para alunos que não aprovaram em nenhum componente da área do conhecimento. Os alunos que obtiverem menções CPA e CRA terão que se submeter a mais um plano de avaliação, ao longo próximo trimestre, chamado de PPDA (Plano Pedagógico Didático de Apoio), onde poderão recuperar e sanar dificuldades encontradas no trimestre anterior.
Os Pareceres Descritivos serão elaborados de acordo com os dois Conselhos de Classes que foram realizados no 1º Trimestre, procurando enfocar o aproveitamento quantitativo e o qualitativo do aluno.
As avaliações que os alunos realizaram no trimestre, sofreram modificações substanciais, ou seja, mudaram para integrar o novo Parecer e estar o mais próximo dos exames do ENEM. Os alunos foram avaliados em Seminários (Apresentando trabalhos para banca de professores e coordenadores), Avaliações de Área, Avaliações independentes dos componentes das áreas, mas sempre culminando o aproveitamento na área.
Há insatisfações em nossa comunidade, quanto as mudanças, e isto é compreensível, porque foram muitas modificações em muito pouco tempo, e o processo de adaptação é muito lento e paulatino.
No entanto, procurando ter uma visão mais prática destas mudanças, tivemos momentos positivos: Os alunos foram desafiados a desenvolver a habilidade de projetar trabalhos e apresentá-los e também vincular conteúdos independentes de determinados componentes curriculares a uma área do conhecimento. Os professores, tiveram muito mais trabalho, mas puderam também dedicar um tempo a mais para repensar a prática pedagógica, reunir-se por área e trabalhar em grupo.
A mudança de paradigmas gera, sempre, desconforto, mas à medida que mudamos começamos a perceber que em Educação nada é estático.
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