domingo, 7 de abril de 2013

Esclarecimento


Estou sendo procurado pela comunidade escolar para responder sobre a ausência de professores de Língua Portuguesa em nosso colégio e para tal procurarei esclarecer o que está acontecendo.
No ano de 2012, eu, enquanto vice-diretor, trabalhando no regime de 60 horas, respondia pela vice-direção e tinha 36 horas de aula, divididas entre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa. Quando fui eleito diretor, soube de uma resolução do Estado que impede diretores a ministrar aulas, e automaticamente encerrou a convocação que tinha para sala de aula, então, a professora Marizete que, em tese, me substituiria foi convidada para ser a Secretária de Educação e Cultura do município, o colégio, ficou sem uma professora de 40 horas, não obstante outra professora de Língua Portuguesa entrou em laudo médico, por 30 dias, e posteriormente apresentou outro laudo médico por 60 dias, desta forma 9 turmas ficaram sem aula de Língua Portuguesa e Literatura. O colégio conseguiu suprir a necessidade de apenas uma turma, pois a professora Dorisa, assumiu a 7ª série, completando assim sua carga horária.
Ampliamos a carga horária de outra professora, que na segunda semana de aula desistiu da ampliação, novamente ficamos sem professor, principalmente no Ensino Médio, os 6º anos continuaram sem professor.
O problema não se tornou tão grave, porque as turmas de Ensino Médio estão atendidas por mim e após receber a visita de uma comissão de pais dos 6º anos, resolvi atendê-los para que não fiquem sem professor, pois após enviar desde 25 de fevereiro pedido de suprimento para a 5ª CRE ainda não recebemos retorno, e não há quem queira assumir um contrato para vir de Pelotas para Pinheiro Machado com o salário que receberá. Em nosso quadro de professores, não temos professores para atender as turmas e nem mesmo professores com carga horária disponível para assumir uma convocação.
Reafirmo à comunidade que todos o esforços foram e estão sendo feitos para suprir esta necessidade.
Não consigo enxergar uma solução rápida para isso, então assumi as 26 horas que estavam desatendidas, pois acredito que ainda irá demorar para chegar um professor.
Como diretor, tenho 40 horas e desta carga horária 26 horas estou em sala de aula, sei que talvez esta não seja a solução, mas não deixarei que os nossos alunos fiquem, ainda mais, sem aula.
Gestar os recursos humanos na rede estadual não é nada fácil, pois há poucos professores nas bancas de contratos e o concurso público somente será efetuado em 19 de maio.
Peço a compreensão da comunidade, pois tentarei resolver esta situação o mais breve possível.

Nenhum comentário: