segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sobre o SISU


Sandro Rosa  - Esclarece sobre
o SISU
Entenda os Pesos e as Notas Mínimas do ENEM no SISU.
O que são e para que servem as notas e pesos mínimos do Enem adotados pelas instituições participantes do Sisu?

Notas Mínimas
Como o próprio nome implica, são as menores pontuações necessárias para que um candidato possa se inscrever num determinado curso de um universidade/instituto. Para a carreira de medicina da universidade X, por exemplo, a nota mínima exigida pode ser 450 para as quatro provas objetivas e 500 na redação.

Desta forma, quem tiver desempenho abaixo em qualquer uma das cinco notas não pode se inscrever neste curso desta universidade. Vale esclarecer que as notas mínimas variam de instituição para instituição e, dentro de uma mesma, ainda há variação nos diferentes cursos.

Pesos das Notas do Enem
Cada instituição tem autonomia para calcular o desempenho final dos candidatos do Sisu com critérios próprios e independentes. Normalmente as universidades atribuem pesos diferenciados para as cinco notas do Enem, de acordo com o curso escolhido. Enquanto uma instituição pode atribuir peso 3 a nota de redação e 1 para ciências da natureza, para jornalismo, nesta mesma universidade engenharia pode atribuir peso 2 para matemática e 1 para linguagens e códigos.

Nesta lógica a tendência é que o desempenho do candidato varie dentro de diferentes cursos numa mesma instituição e também entre cursos iguais em universidades distintas.
Por isso é fundamental ter conhecimento destas regras e do funcionamento do Sisu. Desta forma, quando as inscrições estiverem abertas, você poderá fazer as escolhas em opções que podem potencializar suas chances de aprovação para o curso ou instituição de seu desejo.
Tenha sempre em mente que entender o processo seletivo que vai participar – no caso o Sisu – é tão importante quanto conhecer a avaliação – Enem.

Nenhum comentário: