quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Plenária do Estudante

Plenária do Estudante realizada na Câmara de vereadoes. Abaixo, reproduzimos parte do protocolo do nosso colégio.

O Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro tem  84 anos  de história na Educação do nosso município. Tem como diretora, Professora Marizete Copetti Duarte,  e Vice-Diretores, os professores Sandro Flores da Rosa Eliane Trindade e Celi Viter da Cunha. Na Coordenação Pedagógica, os professores Sandro Flores da Rosa e Claudia Escalante Medeiros. Como Supervisora, professora Níura Furtado da Costa e como Orientadora Educacional, professora Tânia Gaist.
Conta com um quadro de 71 professores e 18 funcionários. Tem 765 alunos distribuídos em três turnos.
Tem como presidente do Conselho Escolar: Professora Rosi Hernandes Trindade, como Presidente do Círculo de Pais e Mestres, José Pedro de Oliveira e como presidente do Grêmio Estudantil, Diego Amaral, aluno do 1º ano do Ensino Médio.
Estes atuam junto à Direção do Colégio, representando os segmentos escolares.

O colégio tem como Missão: Promover o senso crítico, através de estratégias que desenvolvam habilidades  e competências formando cidadãos conscientes, responsáveis e ativos na sociedade.
Tem como visão: VISÃO- Ser um colégio que valorize a comunidade escolar, reconhecido pela excelência de qualidade de ensino e comprometimento com a educação e como Valores: solidariedade, transparência e segurança.
Para que possa atingir as metas e os objetivos, tendo em vista o compromisso de preparar o aluno, desenvolvendo habilidades e competências, valores e atitudes que possam proporcionar a transformação de cidadãos, realiza a 5 anos consecutivos, Curso de Capacitação para Professores e Servidores, com Certificação de 40 horas, contando com o auxílio da comunidade, profissionais locais e convidados de outros município, parcerias   e  investimento de recursos oriundos de Verbas Federais como PDE, bem  como, recursos angariados através de promoções realizadas pela própria escola.  A Equipe Diretiva acredita que é possível melhorar a qualidade de ensino através da Formação Continuada dos profissionais de educação. Nesta perspectiva de trabalho pretende-se valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos que fazem parte da instituição escolar
Esse ano letivo, uma das metas, era  montar uma praça, local de lazer para os alunos das séries iniciais. Meta alcançada , pois os alunos já podem usufruir desse espaço que era um sonho antigo da comunidade escolar. Os últimos brinquedos foram instalados no início do mês de outubro, ante  do Dia da Criança.
A escola adquiriu 200 livros infantis, para ampliar o acervo bibliográfico  com verba angariada através de uma Ação entre Amigos, sorteando uma bicicleta. Esse investimento tem como foco desenvolver as habilidades da leitura, interpretação e produção escrita dos alunos.
O colégio participou dos JERGs – Campeonato Estadual, sendo que o aluno Roger dos Santos Kurz do 1º ano do Ensino Médio, destacou-se, indo  até  a fase final  do Atletismo, que aconteceu esse mês em Porto Alegre. É um orgulho para nossa escola quando os alunos se destacam nestes campeonatos, pois sabemos o quanto é difícil concorrer com outras escolas de cidades maiores que tem estrutura adequada para treinamento dos atletas e muitas vezes professores exclusivos para essas atividades.

Muitos projetos foram desenvolvidos pelo colégio durante o ano letivo, em diferentes disciplinas, por vários professores, entre esses, trabalhos interdisciplinares. Alguns trabalhos foram apresentados em outros municípios, como Pelotas e Bagé, além de excursões com objetivo de pesquisa científica. Optamos para apresentar nessa Plenária do Estudante, os talentos artísticos que temos no colégio. Alunos com méritos de dedicação, compromisso e autoconhecimento.


1ª apresentação:
Para   abrilhantarmos a Sessão do Vereador Estudante, que esse ano acontece de uma forma diferenciada,  a escola vem representada por alguns alunos que considera artistas e desejando mostrar para a comunidade os talentos que o município de Pinheiro Machado tem, convida o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Luiz Filipe Gonçalves. Luiz Filipe começou a tocar teclado aos 5 anos de idade. Aos 6 anos, ingressou no IMBA (Instituto Municipal de Belas Artes) em Bagé, no qual  estudou durante 3 anos  Piano Clássico e Teoria Musical. No decorrer dos anos  seguiu estudando   e aos 14 anos foi convidado para tocar junto a OFIBA- Orquestra Filarmônica Batista- orquestra da Igreja em que faz parte. Apresentou-se juntamente com a orquestra na Sociedade Italiana na nossa região, na programação dos 200 anos de Bagé, na recepção do governador Tarso Genro e em apresentações em outras cidades do nosso estado e do estado de Santa Catarina.
Hoje, para conhecermos o talento de Luiz Filipe, ele tocará duas músicas clássicas:
1)      Nocturne Op. 9 No. 2 (Chopin)
2)       Tllite Hosteas   (Camile Saint-Saens)

Parabéns ao Luiz Filipe e a sua família que o incentiva.

2ª Apresentação:

A escola está organizando um Grupo de Dança, como Projeto de Dança e Expressão Corporal, com  o apoio da professora Claudia Ferreira.
Hoje, teremos uma breve apresentação das alunas do 4º ano (turma 41 – Ensino Fundamental).
Com vocês, Isadora Chagas da Silva, Theodora Furtado , Julia Moreira , Naiane da Silva e Kira Madruga, dançando   New York.


3ª Apresentação

Eu, Lucas Peres do Amaral da Rosa, aluno do 1º ano do Ensino Médio, hoje, Vereador da Plenária do Estudante, representando o Colégio Hipólito Ribeiro, Sou também Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul. Irei cantar juntamente com Leandro Peraça, “Porteira Afora”. Temos como instrumentista, Gregori Moreira.



3 comentários:

Anônimo disse...

eu queria muito a votação do gato do ano ja que te a da gata .. faz ai sendro as meninas tbm qurem votar . obrigada

Marilete disse...

Adorei a apresentação de todos os alunos, mas me emocionei e foi uma grande revelação o Luiz Felipe, é meu aluno desde o início do ano e eu não sabia desse seu grande talento. Parabéns a todos vocês, sigam em frente.

Anônimo disse...

se for ter votação do gato do ano coloca guri bonito por favor o que é isso colocar o Juliano Cavalão ou o Robson Luiz, por favor né Sandro, vamos explorar o que o hipólito tem de bom e não essas coisas horrorosas!!!!!!!!!!!!!!!