Atenção alunos do ENSINO MÉDIO e EJA do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, nesta publicação seus professores estarão informando as atividades que todos precisarão fazer a partir de 01 de maio. Lembramos que tais atividades poderão virar a avaliação trimestral de cada aluno.
Orienta-se que cada aluno siga as orientações de seus professores, realizando tais tarefas onde os professores estarão solicitando, pois algumas serão no caderno, outras serão práticas e também terão atividades de pesquisa.
DATA DE ENTREGA PARA PROFESSORES:
- No retorno às aulas, que poderá ser em 20 de maio ou em junho;
- As atividades que deveriam ser entregues no dia 30 de abril, deverão ser entregues no retorno das aulas em maio ou junho.
- Quaisquer dúvidas contatem com seus professores.
Nos comentários cada aluno encontrará as sugestões de atividades.
12 comentários:
AULA PROGRAMADA DE FÍSICA - 101, 102, 103 E 104
MÊS DE MAIO- Parte 1
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO: M.R.U.V.
Este tipo de movimento possui aceleração e essa aceleração é constante. Nesse movimento, devido à aceleração, a velocidade do corpo varia constantemente em todo o intervalo de tempo, enquanto durar o movimento. A trajetória desse movimento é uma linha reta (por isso Retilíneo).
Resumindo: M.R.U.V → aceleração constante (e diferente de zero) → velocidade variável.
ATENÇÃO: nesse movimento, a aceleração NÃO pode ser nula (zero), pois assim não teríamos variação da velocidade, o que implica numa velocidade constante e, portanto, voltamos ao Movimento Uniforme.
FUNÇÕES HORÁRIAS DO MRUV:
a) Função Horária da Velocidade em Função do Tempo: v(t)
Fornece a velocidade do corpo (em M.R.U.V.) em qualquer instante de tempo (t). É expressa: v = v0 +a.t , onde: v = velocidade instantânea (m/s); v0 = velocidade inicial (m/s);
a = aceleração do movimento (m/s2); → ACELERAÇÃO CONSTANTE t = instante de tempo (s).
PROBLEMAS:
1) Uma partícula movimenta-se com aceleração constante e adquire velocidade que obedece à função horária v = 20 + 4.t (no S.I.). Determine:
a) a sua velocidade inicial e a b) a velocidade da partícula no instante 2s; aceleração da partícula; DADOS:
t = 2s → vamos substituir t pelo seu valor (2)
v = 20 + 4 .t v = ??? v = 20 + 4.t → v = 20 +4.2 → v = 20 +8
v = v0 + a .t v = 28m/s
v0 = 20m/s a=4m/s2
c) o instante de tempo onde a partícula atinge a velocidade de 40m/s
DADOS:
t = ? Vamos substituir v pelo seu valor (40) v = 20 + 4.t 20 = 4t
v = 40m/s na função horária da velocidade: → 40 = 20 + 4.t → 4t = 20 t = 5s
40 - 20 = 4t t = 20
4
COLÉGIO ESTADUAL GENERAL HIPÓLITO RIBEIRO
AULA PROGRAMADA DE FÍSICA - 101, 102, 103 E 104
MÊS DE MAIO- Parte 2
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO: M.R.U.V. (continuação)
a) Função Horária da Posição em Função do Tempo: S(t)
Fornece a posição em que o corpo (em M.R.U.V.) se encontra para um dado instante de tempo qualquer. É expressa:
s = s0 + v0.t +1/2.a.t2 , onde: s = posição final (m); s0 = posição inicial (m);
v0 = velocidade inicial (m/s);
a = aceleração (m/s2); t = instante de tempo (s).
→ ACELERAÇÃO DEVE SER CONSTANTE!
PROBLEMAS:
1) Um corpo desloca-se sobre uma trajetória retilínea (com aceleração constante), obedecendo à função horária s = 65 + 2.t – 3.t2 (no S.I.). Determine: //
a) a sua posição inicial, sua velocidade inicial e a sua aceleração;
s = 65 + 2 .t - 3 .t2 s = s0 + v0.t + 1.a .t2 s0 = 65m 1.a. = -3 1.a = (-3).2 v0 = 2m/s a = -6 m/s2
2 2
Do item anterior, temos: v0 = 2m/s
b) a função horária da velocidade:
v = v0 + a .t v = 2 + (-6).t → v = 2-6t
c) o instante em que o corpo passa pela origem das posições (s = 0m). s = 0m s = 65 + 2t - 3t2
0 = 65 + 2t - 3t2 → equação do 2º grau → para resolvê-la devemos utilizar a Fórmula de Bháskara Para deixá-la na forma geral:
3t2 - 2t - 65 = 0 → aplicando a fórmula de Bháskara:
a = 3 b = - 2 c = - 65 t = -b ± (∆)1/2 ∆ = b2 - 4.a.c
2.a ∆ = (-2)2 - 4.3.(-65) → ∆ = 4 + 780 → ∆ = 784
t = -(-2) ± (784)1/2 = 2 ± 28 → t' = 2+28 → t' = 30 → t' = 5s → RESPOSTA DO PROBLEMA
2.3 6 6 → t'' = 2 - 28 → t'' = -26 → t" = - 4,33s → não tem sentido físico por ser negativo!
6 6
d) a posição do corpo instante de 10s.
t = 10s s = 65 + 2.t - 3 t2
s = ??? s = 65 + 2.10 - 3.(10)2 → s = 65 + 20 – 300 → s = - 215 m
s = 65 + 20 - 3.100
AULA PROGRAMADA DE FÍSICA - 101, 102, 103 E 104
MÊS DE MAIO- Parte 3
1 - Um veículo trafega em uma rodovia com velocidade média de 80 km/h. Sabendo que a viagem teve uma duração de 1 hora e 30 minutos (1,5 h), qual foi a distância percorrida pelo veículo?
a) 80 km
b) 10 km
c) 120 km
d) 160 km
e) 100 km
2 - Um veículo automotivo acelera a 2,0 m/s², durante 5,0 s, a partir de uma velocidade inicial de 2,0 m/s. O espaço percorrido por esse veículo, durante esse intervalo de tempo, é igual a:
a) 30 m
b) 20 m
c) 35 m
d) 25 m
e) 40 m
3- Um motorista dirigia a 30 m/s quando avista um buraco na pista e pisa no freio. Os freios produziram uma desaceleração de 2,0 m/s², até que o carro para completamente. O espaço percorrido pelo veículo até o final da frenagem é de:
a) 150 m
b) 125 m
c) 225 m
d) 275 m
e) 450 m
4-Um móvel com velocidade constante percorre uma trajetória retilínea à qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a posição do móvel é x0 = 500m e, no instante t = 20s, a posição é x = 200m. Determine:
a. A velocidade do móvel.
b. A função da posição.
c. A posição nos instantes t = 1s e t = 15s.
d. O instante em que ele passa pela origem.
5-Dois carros A e B encontram-se sobre uma mesma pista retilínea com velocidades constantes no qual a função horária das posições de ambos para um mesmo instante são dadas a seguir: xA = 200 + 20.t e xB = 100 + 40.t. Com base nessas informações, responda as questões abaixo.
a. É possível que o móvel B ultrapasse o móvel A? Justifique.
b. Determine o instante em que o móvel B alcançará o móvel A, caso este alcance aconteça.
6-A função horária do espaço de um carro em movimento retilíneo uniforme é dada pela seguinte expressão: x = 100 + 8.t. Determine em que instante esse móvel passará pela posição 260m.
Realize uma pesquisa sobre os gráficos do MRU e MRUV
Aulas programadas primeira semana de maio de 2020
Projeto de Vida
Prof.: Graziele Mello Monteiro
Atividade 1:
Qual é a primeira coisa que você quer fazer ao terminar essa quarentena.
Faz um vídeo curto de você e de sua família dizendo para os demais o que você quer fazer quando tudo isso acabar.
Comece assim:
Todos pela VIDA.
Quando essa quarentena passar eu vou ...
Cada um pode falar um pouco ou só você.
Aulas programadas primeira semana de maio de 2020
Projeto de Vida
Prof.: Graziele Mello Monteiro
6º Ano
Responder as questões com auxilio do livro: Entregar em folha para serem avaliadas no retorno e deixar copia no caderno de vocês, Fazer uma para me entregar com nome e turma e outra para o caderno de aula.
1) Como a Arte representava o trabalho? De que maneira ele ficou marcado na história?
2) Na primeira parte de nosso trabalho com o livro vimos que os heróis das lendas e dos filmes encantam o público. E hoje em dias quem são os heróis que se destacam em suas profissões e trabalho meio a essa pandemia?
3) De que maneira e quais profissionais estão colocando a vida do próximo em primeiro lugar até mesmo da deles próprios de exemplos:
4) Já parou para pensar de onde vem e para onde vai a poluição das águas?
5) Qual o órgão encarregado pela a água e pelo tratamento da mesma em Pinheiro Machado?
...................................................................................................................................
Aulas programadas primeira semana de maio de 2020
Projeto de Vida
Prof.: Graziele Mello Monteiro
Atividade 1:
Qual é a primeira coisa que você quer fazer ao terminar essa quarentena.
Faz um vídeo curto de você e de sua família dizendo para os demais o que você quer fazer quando tudo isso acabar.
Comece assim:
Todos pela VIDA.
Quando essa quarentena passar eu vou ...
Cada um pode falar um pouco ou só você.
Aulas programadas primeira semana de maio de 2020
Projeto de Vida
Prof.: Graziele Mello Monteiro
7º Ano
Responder as questões com auxilio do livro: Entregar em folha para serem avaliadas no retorno e deixar copia no caderno de vocês, Fazer uma para me entregar com nome e turma e outra para o caderno de aula.
1) O que é Biodiversidade?
2) O que ameaça a biodiversidade?
3) Como a música acompanha o ser humano desde os tempos ancestrais ?
4) Quem trouxe o som dos tambores para o Brasil?
5) Atualmente em que se destaca o som dos tambores na musica? Qual festa popular encanta as pessoas com seu som?
...................................................................................................................
Aulas programadas primeira semana de maio de 2020
Projeto de Vida
Prof.: Graziele Mello Monteiro
Atividade 1:
Qual é a primeira coisa que você quer fazer ao terminar essa quarentena.
Faz um vídeo curto de você e de sua família dizendo para os demais o que você quer fazer quando tudo isso acabar.
Comece assim:
Todos pela VIDA.
Quando essa quarentena passar eu vou ...
Cada um pode falar um pouco ou só você.
Aulas programadas primeira semana de maio de 2020
Projeto de Vida
Prof.: Graziele Mello Monteiro
8º Ano
Responder as questões com auxilio do livro: Entregar em folha para serem avaliadas no retorno e deixar copia no caderno de vocês, Fazer uma para me entregar com nome e turma e outra para o caderno de aula.
1) No trabalho ou na vida de algumas pessoas o trânsito faz parte da rotina. Dar exemplo de situações em que envolva essas pessoas e como é o seu papel no Trânsito o que pode ter de positivo e ou negativo no seu dia:
a) Motorista de ônibus:
b) Motorista de caminhão:
c) Ciclista:
2) Qual a influencia do trânsito na poluição do ar?
3) O ar tem muitos poluentes o que eles pode fazer com a saúde do ser humano?
4) Nessa época de pandemia Coronavírus em que o ar pode ser “prejudicial” as pessoas?
5) Como as pessoas estão se protegendo do vírus que está no ar em decorrência do Coronavirus?
................................................................................................................................................
Aulas programadas primeira semana de maio de 2020
Projeto de Vida
Prof.: Graziele Mello Monteiro
Atividade 1:
Qual é a primeira coisa que você quer fazer ao terminar essa quarentena.
Faz um vídeo curto de você e de sua família dizendo para os demais o que você quer fazer quando tudo isso acabar.
Comece assim:
Todos pela VIDA.
Quando essa quarentena passar eu vou ...
Cada um pode falar um pouco ou só você.
Aulas programadas primeira semana de maio de 2020
Projeto de Vida
Prof.: Graziele Mello Monteiro
9º Ano
Responder as questões com auxilio do livro: Entregar em folha para serem avaliadas no retorno e deixar copia no caderno de vocês, Fazer uma para me entregar com nome e turma e outra para o caderno de aula.
1) Por que a alimentação é tão importante na vida das pessoas?
2) De que maneira a Cultura influi na alimentação dos povos?
3) Dar exemplo de comida Afro-brasileira:
4) Dar exemplo de comida industrializada:
5) Escrever uma receita pessoal do que mais goste de comer. Como é feito e o que vai nesse prato:
Professora Debora Alves
Aula Programada de Química para as turmas: 101, 102, 103 e 104.
Pesquisar sobre os isótopos, isótonos e isóbaros.
Aula Programada de Química para as turmas: 201 e 202.
Pesquisar sobre o Equilíbrio Térmico.
Aula Programada de Química para a turma: 301.
Pesquisar sobre A química orgânica e o petróleo.
EJA:
Totalidade 7:
Química: Pesquisar sobre os Tipos de reações químicas.
Física: Pesquisar sobre Estática.
Totalidade 8:
Química: Pesquisar sobre as Fórmulas percentual, molecular e mínima.
Física: Pesquisar sobre Propagação do calor.
Totalidade 9:
Química: Pesquisar sobre a Química dos fármacos e das drogas.
Física: Pesquisar sobre a Gaiola de Faraday.
Observação: todos os conteúdos devem ser copiados no caderno.
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – 1ª ATIVIDADE DO MÊS DE MAIO de 2020
Primeiros anos e EJA.
TURMAS 101, 102, 103, 104,701, 801, 901
1 – TEMA CENTRAL: Relação Capital e Trabalho
2 - OBJETIVO: Entender como se reorganizou o trabalho com o acontecimento da Revolução Industrial no Brasil de no Mundo.
3 - PROPOSTA: Assista o filme “Tempos Modernos” no seguinte Link:
https://youtu.be/fCkFjlR7-JQ
5. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
-------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE DE FILOSOFIA – 1ª ATIVIDADE DO MÊS DE MAIO de 2020
Primeiro ano e EJA.
TURMAS 104 e 701
1 – TEMA CENTRAL: Filosofia moderna (do século XVII a meados do século XVIII)
2 - OBJETIVO: Entender como surgiu o Grande Racionalismo Clássico da Filosofia.
3 - PROPOSTA: Leia atentamente o texto:
3.1. A nova Ciência da Natureza ou Filosofia Natural disponível no link:
https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2014/06/24/filosofia-moderna-marilena-chaui/. Acesso em 30 de abril de 2020.
4. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
-------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – 1ª ATIVIDADE DO MÊS DE MAIO DE 2020
Segundos Anos.
TURMAS 201, 202
1 – TEMA CENTRAL: Diversidade cultural e Tolerância.
2 - OBJETIVO: Trazer a reflexão sobre a diversidade cultural e qualquer tipo de intolerância sobre raça, cor e etnias.
3 - PROPOSTA: Assista aos vídeo “Vista minha pele” no seguinte Link:
https://www.youtube.com/watch?v=LWBodKwuHCM
Obs: Copiar cada link e colar no navegador para assistir cada vídeo.
4. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
-------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA – 1ª ATIVIDADE DO MÊS DE MAIO DE 2020
Terceiro Ano.
TURMAS 301
1 – TEMA CENTRAL: Democracia, Cidadania e Direitos Humanos.
2 - OBJETIVO: Refletir se, considerando a expansão da cidadania e o respeito aos direitos humanos, podemos afirmar que o Brasil é uma sociedade democrática?
3 - PROPOSTA: Leia atentamente as páginas 184 a 191 do livro didático e responda as questões 1 e 2 “Reflexão e Revisão” da página 192.
4. As dúvidas ou outras orientações poderão ser retiradas através do WhatsApp (53) 984528329 com a professora.
História da Arte turmas: 102,103,104, profª:Vera Reni
Este termo é vastamente complexo, já que o mesmo acompanha todo o desenvolvimento humano, sendo assim a história está dividida em vários períodos, e dentre os mesmos se verificam as mais variadas formas de produções artísticas, e as inúmeras civilizações que fizeram parte. Alguns historiadores compreendem que a História da Arte, surgiu com a Pré-História e se perpetua até a atualidade, visto que ela traduz a própria história da humanidade, isto é o que retrata o processo que envolve a auto compreensão humana, vejamos como é:
“A Arte na Pré-História”, neste período é que foram colhidas as diversas informações que se referem ao homem primitivo, bem como os sistemas simbólicos, suas técnicas de arte rupestre.
Antiguidade e Artes desenvolvidas: claro que não podemos deixar de lado ou de falar sobre a arte nas grandes civilizações da Antiguidade no Ocidente e no Oriente Médio, vejamos: Arte da Mesopotâmia, Arte do Egito Antigo, Arte Persa, Arte Grega, Arte Romana, Arte Bizantina, Arte Gótica.
Arte Cristã Primitiva: contempla duas fases, a de produção oficial e a de catacumbas.
Idade Média: seguindo cronologicamente esta idade surgem temas diferenciados, temos a arte no período Medieval, com algumas temáticas da Arte Gótica ou vitrais góticos, ou ainda na especificidade do gótico alemão, além destas catedrais medievais foram às técnicas de pintura que estabeleceram as bases para os inúmeros artistas no período do Renascimento.
Alguns artistas do Renascimento ganham destaque, bem como o italiano Michelangelo. E logo surge a fase pós-renascentista, que dá ênfase e destaque para a arte e pintura Barroca, cujo enfoque esta nas técnicas utilizadas com grande talento para com a luz e sombra, claro que houve muitas variações nesta época e período, e os admiradores a conhecem como Rococó.
Ainda dentro do campo da história e da Arte outras temáticas que também estão inseridas como ISMOS, isto tudo já se faz presente nos séculos XVIII e XIX, isto é, o Romantismo, o Simbolismo e o Impressionismo; bem como os temas relacionados com a Arte Moderna, ou seja, a arte e demais Vanguardas século XX, tendo como exemplo o Surrealismo, que necessitava de auxilio para com as situações inquietantes.
Arte Pré-Histórica
Esta parte compreende as diferentes produções, claro que estamos falando dos diferentes períodos à produção vista como artística na Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais, é evidente que as artes e técnicas são bem diferenciadas, pois contemplam gravuras esculpidas em rochas, bem como as Menirs: era uma pedra que tinha diferentes formatos e normalmente retratando a paisagem e ou natureza Dolmens normalmente eram três pedras com outra sobreposta, e diversas marcas do tempo, e Stonehenges representavam um círculo de pedras com quatro ou cinco pontos centralizados e em destaque aonde o povo costumava se reunir com diversos fins, ou ainda as parietais feitas em cavernas, logo surgem às esculturas e estatuetas que retratam as figuras femininas.
Assim como as extensões periódicas e planetárias, em alguns lugares o avanço poderia ser lento ou rápido, bem como a mutação evolutiva, visto que eles registravam cenas cotidianas sendo compreendido no sentido de ver “a arte pela arte”, ou ainda com sentido ritualístico envolvendo a conexão do homem com a natureza.
História da Arte turmas: 102,103,104, profª:Vera Reni
Trabalho complementar da disciplina de ARTE com a parte teórica de pesquisa colocando o link,e prático com esboço ”desenho”. Três propostas a serem entregues posteriormente.
Fale sobre o Renascimento, sobre a arte e pintura Barroca;
Fale sobre os ISMOS, “Romantismo, o Simbolismo, Surrealismo e o Impressionismo”, e o que foi a Arte Moderna;
Agora é hora de colocar a mente e as mãos a funcionar, e bora lá pesquisar e mapear conceitos que abordem o que se pede sobre: Arte da Mesopotâmia, Arte Grega, Arte do Egito Antigo, Arte Persa, Arte Romana, Arte Bizantina, Arte Gótica.
*Para mapear trace a margem de 1,5, depois escolha o ângulo da folha, e escolha a posição de escrever Arte e explique o que é logo após comente ou explique o que é cada tipo de arte, e posteriormente escolha duas delas para esboçar (desenhar).
**Os trabalhos devem ser em folha oficio, com margem de 1,5, sem marcas, portanto é necessário trabalhar com calma, e posteriormente colocados em pastinha L, como já havia sido solicitado anteriormente, lápis dois tipos, borracha e régua de buteco, e lembre-se de que é complementar, e isso implicara na sua frequência, pois a não entrega implicará em inúmeras faltas.
Atividades complementares da disciplina de Língua Inglesa turma 101,102,103,104, profª: Vera Reni
A primeira proposta referente a segunda quinzena de março comtemplava uma produção textual: About me, like and don’t like, contendo informações pessoais sobre dreams and going to for prediction and future planes, more vocabulary em anexo.
Segunda proposta complementar referente ao mês de abril, bora láááááá colocar a mente funcionar manuseando o dicionário e descobrindo como traduzir: Reading and writing, ou seja, iremos trabalhar a tradução e interpretação textual referente a: What do people usually eat?
What do people usually eat?
A good nutrition is important to overall health. Proper nutrition can prevent medical problems including becoming overweight, developing weak bones and diabetes. It will also ensure that we physically grow to our full potential.
The best nutrition advises that to keep a person healthy we should encourage him or her to:
• Eat a variety of foods;
• Balance the food to be eaten with physical activity;
• Choose a diet with plenty of grain products, vegetables and fruits;
• Choose a diet how in fat, saturated fat, and cholesterol;
• Choose a diet moderate in sugar or salt;
• Choose a diet that provides enough calcium and iron;
Healthy eating habits and regular exercises should be a part of your family’s life. It is much easier if everyone in the house follows these guidelines. You should adopt eating low-calorie and low fat meals and avoid buying high calorie desert or snacks, such as snack chips. **********
Translation the text, and put athe vocabulary.
Understanding the text:
1)Fill in the gaps with words from the text.
a) A good ……………. is important to overall ………………. Proper nutrition ……………………….medical problems including becoming …………………….., developing ……………………… and diabetes. It will also ensure that we physically ………………………… our full potential.
b) Healthy eating habits and ………………………… should be a part of your …………………... It is much easier if ……………. in the house follows these guidelines. You ……………………. eating low-calorie and …………………………… and avoid buying high calorie ……………………, such as snack chips.
2) Match the phrases and their translation:
a) Eat a variety of foods.
b) Balance the food to be eaten with physical activity.
c) Choose the diet with plenty of grain products, vegetables and fruits.
d) Choose a diet low in fat, saturated fat, and cholesterol.
e) Choose a diet moderate in sugar and salt.
f) Choose a diet that provides enough calcium and iron.
(…..) Escolha uma dieta com bastante grãos, vegetais e frutas.
(.....) Escolha uma dieta moderada em açúcar e sal.
(.....) Escolha uma dieta com baixa quantidade de gordura, gordura saturada e colesterol.
(.....) Faça uma alimentação variada.
(.....) Escolha uma dieta que proporcione cálcio e ferro suficientes.
(.....) Balanceie a alimentação com atividades físicas.
3) Após realizar a leitura do texto acima e realizar a tradução do mesmo responda em Português:
a) O que uma boa alimentação pode prevenir?
..........................................................................................................................................................................................................................................
b) Por que é interessante que uma família tenha bons hábitos alimentares?
..........................................................................................................................................................................................................................................
Deixe seu comentário sobre a dificuldade encontrada para a execução da tarefa complementar.
Atividades complementares da disciplina de Língua Inglesa turma: 201,202 profª: Vera Reni
A primeira proposta é referente a segunda quinzena de março que deverá comtemplar uma produção textual: About me, like and don’t like, contendo informações pessoais sobre dreams and going to for prediction and future planes, more vocabulary em anexo.
Agora Segunda proposta referente ao mês de abril, iremos trabalhar a parte de tradução e interpretação do texto que segue logo abaixo.
Reading Wolves,
Tsali, an old chief of the Cherokees, a tribe of North American Indians that live in the Southwest of the United States, often walks along the stream near the village with his grandson. They do that almost every day. The old man knows a lot of stories full of adventure or wisdom and the boy loves to listen to them.
This morning Tsali decides to tell the boy about a battle that sometimes happens inside himself. The old man says, “This battle is between two wolves. One is evil: cruelty, hate, anger, envy, despair, greed, arrogance, guilt, lies, resentment, inferiority, superiority, and ego.”
The old Indian stops for a moment and then says, “The other is good: joy, peace, love, hope, empathy, friendship, serenity, humility. Kindness, generosity, truth, compassion, and faith…”
The guy is filled with curiosity. He looks at his grandfather and asks, “What happens then? Which wolf wins?
Tsali just smiles and answers, “The one I feed.”
Translation of the textin office paper
a)Agora vamos dar uma olhada no texto buscando entender à significação das palavras que seguem dispostas logo abaixo, claro que você deverá manusear o dicionário e traduzi-las para inglês e posteriormente você deverá localizá-las no texto: Words: Cacique, Aldeia, Sabedoria, Mal, Sudoeste, Quase, Batalha, Curiosidade
b) Translate the words in the sentence, and march the correct alternative:
(…)cruelty, hate, anger, envy, despair, greed, arrogance, guilt, lies, resentment, inferiority, superiority, and ego.
(…)joy, peace, love, hope, empathy, friendship, serenity, humility. Kindness, generosity, truth, compassion, and faith…”
c) No texto Wolves têm muitas palavras chamadas de “transparent words”, ou seja, são as palavras que em inglês possuem forma e sentido semelhante ou parecido com o nosso português, mas claro que isto facilita a compreensão textual, após analisar reescreva 15 “transparent words”, desconsiderando as repetições:
d) Match the columns with Word of opposite meanings:
01Evil Generosity
02Inside kindness
03Cruelty Truth
04Hate Loser
05 Despair Outside
06Anger Good
07 Greed Serenity
08Iies Enemy
09 Winner Love
10Friend Hope
e) Choose the correct alternative to complete each statement, according to wolves:, de acordo com o texto podemos dizer que Tsali tem:a) dois lobos, b) dois problemas, c) problemas com dois lobos, d) um neto
f) O garoto está curioso para saber:
a) qual dos lobos vence a batalha. b) qual dos lobos perde a batalha.
c) qual dos lobos é o mais perigoso. d) qual é o prêmio do vencedor.
g) Os lobos da história do velho índio simbolizam:
a) nossas virtudes e nossos defeitos. b) nossas certezas e dúvidas.
c) nossos sucessos e fracassos. d) nossas esperanças e frustrações.
h) A batalha que Tsali se refere acontece no plano: a) militar, b) material, c) monetário, d) mental
Deixe seu comentário sobre a dificuldade encontrada para a execução da tarefa complementar.
Atividades complementares da disciplina de Língua Inglesa turma: 301 profª: Vera Reni
Traveling…..
Milions people all over the world
Millions of people all over the world are fond of travelling. They travel to see other countries and continents, to discover different ways of life, to meet different people and to practise foreign languages. It goes without saying that travelling broadens the mind. While travelling we can see and learn a lot of things that we can never learn staying at home and watching TV or reading books. No wonder that a lot of people enjoy visiting new places.
Today tourism is the world’s second largest industry. The Mediterranean shores have a resident population of 130 million, but this increases to 230 million each summer because of the tourists. In Spain, France, Italy and most of Greece there is no undeveloped coastline left. In Notre Dame in Paris 108 visitors enter each minute during opening hours. Global tourism is big business. It can bring substantial economic gain to developing regions. But what are the effects of tourism?
The Mediterranean is the dirtiest sea in the whole world. Most popular resorts are polluted: litter has become a major problem. A lot of ancient monuments are being destroyed by unstoppable march of tourism. For example, the prehistoric paintings at Lascaux in France were being slowly ruined by the breath and bacteria from 200,000 visitors a year. The caves have now been closed to the public and a replica has been built.
At the entrance to one of the ruined temples of Petra in Jordan there is an inscription chiselled into the soft red rock. It looks as if it has been there for centuries. But closer inspection reveals that it is not so ancient after all. It reads: Shane and Wendy from Sydney were here. April 16th 1996.
Many of great cities of Europe, such as London or Rome, are now finding that their historic centres are fast becoming occupied by tourists with clicking cameras and left by all local residents except for the souvenir sellers. So what’s the way out?
In my opinion tourism should be given a humanistic direction. Cultural and environmental groups should work together to assure that tourism can maintain long-¬term benefits. Governments should create special programmes to support local residents and to protect cultural monuments.
But first of all people should change their attitude to tourism. We shouldn’t buy cultural artefacts or products made from wild animals. We should try not to pollute our environment, try to accept different cultures and support traditional lifestyles.
Write true or false in the sentences:
1. The Mediterranean shores have a resident population of 120 million, but this increases to 230 million each winter because of the tourists.
True/False
2. The writer says that most popular resorts are polluted.
True/False
3. The writer is sure that governments should create special programmes to support local residents and to protect cultural monuments.
True/False
Seue outro modelo de texto para ser trabalhado como proposta de atividade complementar, ou seja, desta forma teremos dois instrumentos de trabalho prático, no grupo de vocês terá outro semelhante com questões diferentes, espero que façam um bom trabalho, isto é, a tradução deve ser entregue em folha ofício com as respostas.
Postar um comentário