domingo, 7 de junho de 2015

Aniversário do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro - Dia 18 de Junho.

 “88 ANOS FORMANDO CIDADÃOS PARA O FUTURO”


Ontem e o Hoje


Hino do Hipólito Ribeiro


O Colégio foi fundado em 18 de junho de 1927, pela Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16. 


A Maçonaria, que é uma Instituição filosófica, filantrópica, educativa e engajada nos movimentos sociais e que tem por princípios: amor fraternal, assistência e lealdade, criou uma escola pública. Esta escola funcionou no prédio da Loja Maçônica e foi mantida pela ordem durante treze anos. Como os alunos aumentavam, estava difícil de mantê-la, então, fundaram um cinema com o propósito de angariar fundos para auxiliar na manutenção da escola.


O Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, intendente de 1924 a 1928, destacou-se na sua atuação como Venerável Mestre da Loja, conseguindo conveniá-la com o Estado em junho de 1927, passando a ser Grupo Escolar Luz e Ordem, que continuou a funcionar nas dependências da Loja até 1931.


A partir de 1º de dezembro de 1932, por resolução da Loja, em homenagem ao Ex-Intendente Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, que muito colaborou para a manutenção da escola, o nome foi mudado para Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, nome do progenitor do Coronel.
Por volta de 1934, a escola mudou-se para o prédio próprio, este em que está situada até hoje.

Em 1972, a escola recebeu alunos e professores do Curso Primário de Aplicação da Escola Professora Nehyta Ramos (Escola Normal de Grau Ginasial), pelo fato de ter sido extinto o Curso Normal.


Em 1975, recebeu alunos e professores da escola municipal Irmã Eugênia, por ter sido extinta. Neste mesmo ano, a escola Nehyta Ramos, que funcionava no prédio do Ginásio Nossa Senhora da Luz (hoje o pensionato), mudou-se para o prédio do Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, juntamente com a Extensão do Colégio Estadual Dr. Carlos Antônio Kluwe – 2º Grau- Bagé.



Em 1979, houve a unificação da Escola Nehyta Ramos com a escola Hipólito Ribeiro e a criação do 2º Grau, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Grau Gen. Hipólito Ribeiro, de acordo com o Decreto de reorganização nº 28 325, passando ao atual nome Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro em 2001, pelo Decreto de 08/3/2001.


Fachada de hoje - 2015


Ginásio de Esportes Restaurado



Valorizar o passado é tornar-se grande nos dias de hoje. 



Ambiente Interno





Hipólito Ribeiro, uma referência em Educação para Pinheiro Machado

Nosso Prédio antigo totalmente restaurado e reabilitado


Ligação entre os prédios




Foram diretores:

*João de Deus Pedroso Júnior
*Boris Seligman
*Luiza Rodrigues
*Adir Buccaro Coccaro
*Loiva Rodrigues Valente
*Lídia Conceição Simoni Bueno
*Josefa Barcellos Toralles
*Ruth Duarte Rodrigues
*Leda Silveira Colombo
*Adeli Rochedo de Sousa
*Sandra Donisete Tavares Peraça
*Paulo Fagundes Velleda
*Evanir Teixeira Dias
*Paulo César Peres Brum
*Maria da Graça Lobato da Costa
*Tânia Maria Kappe Geist
*Marizete Copetti Duarte

*Sandro Flores da Rosa


Hoje, está, ainda, na direção do Colégio o professor Sandro Flores da Rosa.

Atual Equipe Diretiva do Colégio Hipólito Ribeiro
Diretor Sandro Rosa e as vice-diretoras: Suzana, Celi e Carine.
      
O Colégio conta com 57 professores, 14 funcionários e 1139 alunos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, totalizando 33 turmas e ainda atenda 100 alunos no Programa Mais Educação.



Imagens do Passado...






Na semana de 15 a 19 de junho haverá a comemoração do aniversário do colégio com uma extensa semana de programação que envolverá mateada, jogos, passeio ciclístico, palestras, apresentações, encontro com professores e ex-professores. Em breve estaremos divulgando a Programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.