quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Reestruturação do Ensino Médio Politécnico

A equipe do setor pedagógico da 5ª CRE de Pelotas, esteve em nosso colégio no último dia 25 de outubro, para realizar a conferência municipal da proposta do governo estadual. Estiveram reunidos os professores, alunos e representantes do pais.





Plenária do Estudante

Plenária do Estudante realizada na Câmara de vereadoes. Abaixo, reproduzimos parte do protocolo do nosso colégio.

O Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro tem  84 anos  de história na Educação do nosso município. Tem como diretora, Professora Marizete Copetti Duarte,  e Vice-Diretores, os professores Sandro Flores da Rosa Eliane Trindade e Celi Viter da Cunha. Na Coordenação Pedagógica, os professores Sandro Flores da Rosa e Claudia Escalante Medeiros. Como Supervisora, professora Níura Furtado da Costa e como Orientadora Educacional, professora Tânia Gaist.
Conta com um quadro de 71 professores e 18 funcionários. Tem 765 alunos distribuídos em três turnos.
Tem como presidente do Conselho Escolar: Professora Rosi Hernandes Trindade, como Presidente do Círculo de Pais e Mestres, José Pedro de Oliveira e como presidente do Grêmio Estudantil, Diego Amaral, aluno do 1º ano do Ensino Médio.
Estes atuam junto à Direção do Colégio, representando os segmentos escolares.

O colégio tem como Missão: Promover o senso crítico, através de estratégias que desenvolvam habilidades  e competências formando cidadãos conscientes, responsáveis e ativos na sociedade.
Tem como visão: VISÃO- Ser um colégio que valorize a comunidade escolar, reconhecido pela excelência de qualidade de ensino e comprometimento com a educação e como Valores: solidariedade, transparência e segurança.
Para que possa atingir as metas e os objetivos, tendo em vista o compromisso de preparar o aluno, desenvolvendo habilidades e competências, valores e atitudes que possam proporcionar a transformação de cidadãos, realiza a 5 anos consecutivos, Curso de Capacitação para Professores e Servidores, com Certificação de 40 horas, contando com o auxílio da comunidade, profissionais locais e convidados de outros município, parcerias   e  investimento de recursos oriundos de Verbas Federais como PDE, bem  como, recursos angariados através de promoções realizadas pela própria escola.  A Equipe Diretiva acredita que é possível melhorar a qualidade de ensino através da Formação Continuada dos profissionais de educação. Nesta perspectiva de trabalho pretende-se valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos que fazem parte da instituição escolar
Esse ano letivo, uma das metas, era  montar uma praça, local de lazer para os alunos das séries iniciais. Meta alcançada , pois os alunos já podem usufruir desse espaço que era um sonho antigo da comunidade escolar. Os últimos brinquedos foram instalados no início do mês de outubro, ante  do Dia da Criança.
A escola adquiriu 200 livros infantis, para ampliar o acervo bibliográfico  com verba angariada através de uma Ação entre Amigos, sorteando uma bicicleta. Esse investimento tem como foco desenvolver as habilidades da leitura, interpretação e produção escrita dos alunos.
O colégio participou dos JERGs – Campeonato Estadual, sendo que o aluno Roger dos Santos Kurz do 1º ano do Ensino Médio, destacou-se, indo  até  a fase final  do Atletismo, que aconteceu esse mês em Porto Alegre. É um orgulho para nossa escola quando os alunos se destacam nestes campeonatos, pois sabemos o quanto é difícil concorrer com outras escolas de cidades maiores que tem estrutura adequada para treinamento dos atletas e muitas vezes professores exclusivos para essas atividades.

Muitos projetos foram desenvolvidos pelo colégio durante o ano letivo, em diferentes disciplinas, por vários professores, entre esses, trabalhos interdisciplinares. Alguns trabalhos foram apresentados em outros municípios, como Pelotas e Bagé, além de excursões com objetivo de pesquisa científica. Optamos para apresentar nessa Plenária do Estudante, os talentos artísticos que temos no colégio. Alunos com méritos de dedicação, compromisso e autoconhecimento.


1ª apresentação:
Para   abrilhantarmos a Sessão do Vereador Estudante, que esse ano acontece de uma forma diferenciada,  a escola vem representada por alguns alunos que considera artistas e desejando mostrar para a comunidade os talentos que o município de Pinheiro Machado tem, convida o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Luiz Filipe Gonçalves. Luiz Filipe começou a tocar teclado aos 5 anos de idade. Aos 6 anos, ingressou no IMBA (Instituto Municipal de Belas Artes) em Bagé, no qual  estudou durante 3 anos  Piano Clássico e Teoria Musical. No decorrer dos anos  seguiu estudando   e aos 14 anos foi convidado para tocar junto a OFIBA- Orquestra Filarmônica Batista- orquestra da Igreja em que faz parte. Apresentou-se juntamente com a orquestra na Sociedade Italiana na nossa região, na programação dos 200 anos de Bagé, na recepção do governador Tarso Genro e em apresentações em outras cidades do nosso estado e do estado de Santa Catarina.
Hoje, para conhecermos o talento de Luiz Filipe, ele tocará duas músicas clássicas:
1)      Nocturne Op. 9 No. 2 (Chopin)
2)       Tllite Hosteas   (Camile Saint-Saens)

Parabéns ao Luiz Filipe e a sua família que o incentiva.

2ª Apresentação:

A escola está organizando um Grupo de Dança, como Projeto de Dança e Expressão Corporal, com  o apoio da professora Claudia Ferreira.
Hoje, teremos uma breve apresentação das alunas do 4º ano (turma 41 – Ensino Fundamental).
Com vocês, Isadora Chagas da Silva, Theodora Furtado , Julia Moreira , Naiane da Silva e Kira Madruga, dançando   New York.


3ª Apresentação

Eu, Lucas Peres do Amaral da Rosa, aluno do 1º ano do Ensino Médio, hoje, Vereador da Plenária do Estudante, representando o Colégio Hipólito Ribeiro, Sou também Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul. Irei cantar juntamente com Leandro Peraça, “Porteira Afora”. Temos como instrumentista, Gregori Moreira.



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Rosiane

A acadêmica do Curso de Matemática da Unipampa Rosiane, esteve em nosso colégio realizando observações nas aulas de Matemática, ministradas pela professora Maria Juçara. Na imagem a seguir, a estagiária está na turma 302, entrevistando os alunos. O colégio avaliou a atividade da acadêmica como proveitosa, onde destacamos a responsabilidade e o compromisso da professoranda.

domingo, 23 de outubro de 2011

Perfil da Professora Cátia

Professora Cátia Rejane

A professora Cátia Rejane é habilitada em Séries Inciais, pelo curso Magistério e Licenciada em Biologia pela UCPEL. Trabalha em nosso colégio, ministrando aulas para o 2º ano do Ensino Fundamental, onde tem demonstrado competência, dinamismo, habilidade e dedicação. 
A professora leciona Ciências na Rede Municipal, onde também já atuou como diretora.
Esperamos que o Governo Municipal, mantenha a permuta da professora em nosso colégio, para que possamos contar com sua presença em nosso meio.
Parabéns professora Cátia.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Professora Claudia Escalante

Projeto da Professora Claudia Escalante- Visita aos Laboratórios da UNIPAMPA

Exposição de trabalhos

Professora Claudete com os alunos da turma 54 apreciando os trabalhos.



Visita ao Secretário de Turismo





quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Professor Rogério Moura


Está retornando para a nossa escola o professor Rogério Moura, que esteve afastado durante alguns meses, enquanto estava atuando na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Pinheiro Machado. 
A partir do dia 20 de outubro, já contaremos com o professor em nosso quadro, substituindo a professora Ivana Veleda  que estará passando por uma cirurgia. Rogério estará assumindo as aulas de Biologia no Ensino Médio.
Todos na escola recebem com alegria o colega.

Produção de Texto II

PRONATEC

A facilidade de ingressar no ensino técnico deve ser, pelo menos, mais viável. O ensino técnico reforça nosso conhecimento, mesmo que nossa vontade seja fazer uma faculdade.

O PRONATEC, encaminhado para votação no Congresso, é muito importante, por disponibilizar cursos em diversas áreas em todo o Brasil. 

Nunca tínhamos  ouvido falar desse projeto, precisamos ter informação suficiente.

O acesso aos institutos de educação tecnológica é difícil, já que as sedes desses institutos não são na nossa cidade.

Ampliar o acesso será um grande ganho para a educação do nosso país, fortalecendo o processo produtivo, incluindo as indústrias, que precisam de profissionais capacitados; isso desenvolve a nação.

PRONATEC – a certeza de um futuro melhor.





Halina Hartwig, Larissa Peraça, Daniele Fontena Turma 102
Professora de Redação: Nilda E. Miranda

Produção de Texto

Nome:João Marcos Couto Baldez Turma:103
Professora de Redação: Nilda E. Miranda


Desenvolvimento Individual e Coletivo - Convivência, um exercício de Valores


A escola de hoje enfrenta o dilema de conjugar competência cognitiva com formação de valores éticos; associar o conhecimento científico às possibilidades do seu uso racional e responsável para com a vida humana.
Quem vai tomar para si o desafio de trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar desenvolver o senso de respeito,  justiça,  solidariedade e responsabilidade social?
A aproximação da família com a escola é indispensável nesse processo,       já que a formação de valores se origina e se consolida verdadeiramente na família.
Para uma boa educação, tem que haver interação de todos. 



Fonte Consultada – Revistas Mundo Jovem

Texto sobre a Legalidade


Legalidade

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra”. Durante toda a história deste nosso estado, sempre foram comprovadas a veracidade essas palavras do nosso exaltado hino de orgulho e amor a essa terra, desde a luta e o sacrifício pelas nossas fronteiras na Guerra do Paraguai, passando pela Revolução Farroupilha em nome da liberdade e da justiça, até os dias de hoje em que louvamos com honra nosso passado e nosso presente como tal. Nos idos de 1961, o mundo estava presenciando o auge da Guerra Fria e a população estava convivendo sob o temor provocado pelo poderio nuclear dos EUA e URSS. No Brasil, o presidente Jânio Quadros renuncia alegando cansaço da luta política e sofrendo pressão de políticos de alto escalão do governo.
O vice-presidente e legalmente sucessor ao mandato, João Goulart –conhecido popularmente por Jango- estava em visita a China enquanto o Brasil vivia momentos de grande tensão política. O exército brasileiro estava sob influência dos EUA, que temiam a instauração de mais um regime comunista na América, tal como ocorreu em cuba. Os militares então impediram a posse de Jango à presidência, violando assim o 1° parágrafo do artigo 79° da constituição brasileira. É então que entra em cena o Rio Grande do sul, quando Leonel Brizola, então governador do Estado, iniciou um movimento em favor da constituição e da democracia. Tal movimento defendia a posse de Jango a presidência da República. As tropas foram mobilizadas e o povo pegou em armas para defender os direitos nacionais à todo custo. Agravando as já tênues relações entre os dois lados, no dia 29 de agosto, os militares ordenaram o bombardeio sobre o palácio Piratini, o qual não foi efetuado devido ao fato de o próprio exército haver desacatado as ordens superiores em nome da lei e do povo.
Após essas e outras incidências, no dia 2 de setembro foi adotada a emenda parlamentarista, permitindo assim haver um acordo entre militares e partidários da legalidade e a posse de João Goulart.
Certamente esse evento ocupa uma posição importante na história do Brasil e foi uma amostra de que um país democrático e soberano como o Brasil não é propriedade de poucos, mas sim da população que o sustenta e que dá o suor e a vida pelo seu desenvolvimento econômico e político. Desta ocasião em diante obteve-se a comprovação de que o Rio Grande do Sul é um dos mais importantes estados –senão o mais- no processo de formação deste país. Embora tenha infortunadamente ocorrido o golpe militar em 1964, durante a legalidade o povo gaúcho demonstrou a todos o seu exemplo mais intrínseco de patriotismo, sendo essa uma de nossas maiores características desde o princípio da ocupação desta terra pelos imigrantes europeus e parte dela adquirida através das gerações ou culturalmente pelos antigos habitantes indígenas que lutaram bravamente em nome da liberdade e da justiça comum.

Autor: Diego Souza da Rosa
Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
Legalidade: em defesa da constituição
Professor de Redação: Sandro Rosa

Ensino Médio Politécnico

           Imagem da CRE
          No dia 25 de outubro a 5ª CRE estará em nossa escola para realizar a Conferência Municipal sobre o Ensino Médio Politécnico, às 9 horas.
           Na ocasião, estarão na conferência os alunos, os professores do Ensino Médio e a comunidade (pais) para votar  os eixos que nortearão as atividades do ano letivo de 2012.
          A partir de 2012, já estará implantado o novo Ensino Médio em todas os municípios do RS.


sábado, 15 de outubro de 2011

NOVO ENSINO MÉDIO PARA PINHEIRO MACHADO

Rede estadual inicia reestruturação do currículo

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prepara para o primeiro semestre de 2012 a reestruturação do currículo do Ensino Médio. A proposta contempla qualificação, articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas. A ideia se constitui em um ensino médio politécnico, com articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos da cultura, ciência, tecnologia e trabalho como princípio educativo (nível presente em 793 escolas). 

Ensino Médio Politécnico 

De acordo com dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2010, o 1º ano do Ensino Médio de 793 escolas da rede estadual recebeu matrícula de 161 mil alunos. Nos três anos do nível, o número de matrículas em 2010 foi superior a 354 mil. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, as mudanças buscam superar a situação atual que apresenta defasagem idade-série de 30%, índice de abandono de 13%, principalmente no 1º ano, e de 21,7% de reprovação. Outro desafio é trazer para a escola 84 mil jovens, em idade de cursar o Ensino Médio, mas que estão fora da sala de aula. 

Currículo 

O Currículo do Curso de Ensino Médio Politécnico será desenvolvido em três anos, com 2.400 horas, com a possibilidade de um acréscimo de 600 horas na carga horária, totalizando 3.000 horas. Este acréscimo, dividido nos três anos, deverá ser constituído por estágios ou aproveitamento de atividades em situações de emprego formal ou informal. O conteúdo compõe projetos desenvolvidos nos seminários integrados como parte do currículo do curso. 

Formação geral 
I – Áreas de Conhecimento 
1-Linguagens e suas Tecnologias; 
2-Matemática e suas Tecnologias; 
3-Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
4-Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

II – Eixos Temáticos Transversais para a Parte Diversificada 
1-Acompanhamento Pedagógico; 
2- Meio Ambiente; 
3- Esporte e Lazer; 
4- Direitos Humanos; 
5- Cultura e Artes; 
6- Cultura Digital; 
7- Prevenção e Promoção da Saúde; 
8- Comunicação e Uso de Mídias; 
9- Investigação no Campo das Ciências da Natureza; 
10- Educação Econômica e Áreas da Produção. 

No âmbito da Educação Profissional a reformulação do currículo busca articular os cursos técnicos com os arranjos produtivos locais e as necessidades de desenvolvimento do Estado, bem como com a modernização tecnológica. 

As mudanças na Educação Profissional (156 escolas) e Escolas Normais (104 estabelecimentos) serão encaminhadas ao Conselho Estadual da Educação para análise e homologação, antes de entrar em vigência. 

A reestruturação do Ensino Médio atende a diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) contidas na Resolução 04/2010, que estão em processo de homologação no Ministério da Educação. 

Conferência 

A proposta da Seduc está contida em um documento-base que entra em debate em todo o Estado, no processo de Conferência Estadual. A primeira etapa, que constitui o debate nas escolas, começa ainda em setembro. Os 22 mil professores do Ensino Médio do RS estão convidados a participar desse processo. A Conferência se estrutura em cinco etapas, sendo encerrada em dezembro, em Porto Alegre. A expectativa é reunir na Capital 400 delegados, com proporcionalidade dos segmentos escolares: 300 professores (75%), 60 alunos (15%), 20 funcionários de escolas (5%) e 20 pais ou responsáveis (5%).

Nossa conferência - Hipólito Ribeiro - será dia 25 de outubro.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do Professor

NO DIA 14 DE OUTUBRO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO HIPÓLITO RIBEIRO ESTIVERAM REUNIDOS PARA COMEMORAR O
DIA DO PROFESSOR.















sábado, 8 de outubro de 2011

Perfil da professora Vera Reni


A professora Vera Reni Brum é licenciada em Letras pela UCPEL e pós-graduada em Produção Textual e desde o ano de 2010, está trabalhando no Colégio Hipólito Ribeiro, lecionando Língua Inglesa para os alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries). Neste período tem demonstrado dedicação e compromisso com nossos alunos e escola, sempre demonstrando carinho e atenção aos nossos pequenos. Vem destacando-se pela alegria e boa vontade em fazer com que a aprendizagem efetive-se junto aos seus aluno. Sucesso Vera!

Artigo


Artigo do Secretário de Educação sobre o Dia do Professor


Da educação, a alma



A passagem de mais um Dia do Professor exige de todos nós uma reflexão sobre o trabalho cotidiano de educadores e sobre a importância social da sua atuação em todas as sociedades e na nossa, em especial. Quando falamos que o professor é responsável pela formação de profissionais de todas as áreas – e tem, por isso, papel indispensável em nosso meio –, é preciso também reconhecê-lo nesta mesma medida. Esse reconhecimento necessariamente deve transcender à retórica, alcançando a esfera da vida cotidiana, na prática. E é com essa visão e determinação que o Governo do Estado tem se relacionado com os professores e professoras da rede estadual de ensino. 



Sonhamos com um mundo justo, onde respeito, solidariedade e amorosidade sejam pilares de toda a ordem de relações. Para sonhar este mundo e para construí-lo, precisamos do professor. De sua coragem de dizer que não sabe para abrir a possibilidade de saber, de sua humildade de aprender na aprendizagem que o educando faz, de sua grandeza de reconhecer o que conhece junto com seus alunos. De seus desafios que nos impulsionam a buscar saber e ser mais. Enfim, precisamos das marcas que foram deixadas na nossa consciência e em nossos corações, para que possamos sonhar juntos. Sem o professor, fruto e semente deste processo, isto não seria possível. O professor é a alma da educação. Prestamos nossas homenagens àqueles que se dedicam diariamente para garantir às nossas crianças, jovens e adultos, o direito a uma educação com qualidade e cidadania. Prestamos homenagem, mas também reiteramos nossos compromissos. De diálogo permanente e respeito, recuperação salarial, visando à implementação do piso, pagamento das promoções, possibilidade de participação em cursos de formação, certificação para promoção na carreira, valorização do protagonismo do professor, reestruturação curricular tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio, implantação do Sistema Estadual Articulado de Avaliação Participativa, cumprimento da hora-atividade para 30% da carga horária, concurso público, obras de qualificação e recuperação escolar entre outros. Com o fortalecimento da autoestima dos professores e professoras da rede estadual, temos a convicção de que juntos poderemos construir um caminho sem volta: o da garantia de uma educação de qualidade com cidadania, que beneficie alunos, professores e equipes diretivas e contribua para a construção que vai além do conhecimento. A construção de relações mais solidárias e justas em nossas comunidades e municípios de todo o Rio Grande. 

                                                                                                 Jose Clovis de Azevedo Secretário de Estado da Educação 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tânia Cardoso


Atendendo solicitação de nossos blogueiros, gostaríamos de homenagear, nesta semana do professor, uma colega que já não se encontra em nosso meio, mas nos deixou muitas saudades.

Tânia Cardoso trabalhou em nosso colégio, por vários anos, ensinando Geografia para o Ensino Fundamental e no último ano que esteve conosco, foi coordenadora do turno da tarde. Além de uma excelente profissional, foi uma amiga e uma colega muito querida com todos. 
Dizia o que pensava e sempre procurava ser justa em suas colocações. Sempre disposta a ajudar a todos, conquistou muitos amigos em sua caminhada. 
Infelizmente, despediu-se cedo de todos nós, mas mesmo assim, no período de maior dificuldade em função da sua doença, esteve trabalhando e levando seus problemas na esportiva, como lhe era peculiar.
Esta é uma colega a ser lembrada, assim como muitos outros que estiveram em nosso convívio e hoje não estão mais.