quinta-feira, 4 de maio de 2023

Trabalho multidisciplinar em Arte

 


Você sabe o quanto de açúcar é recomendado ser consumido por dia?

Quanto de açúcar tem na caixinha de suco, toddynho, wafer, salgadinho, refrizinho, iogurte, bolachinha, etc?

Que você ou seu(s) filho(s) consomem?

O ideal é que a quantidade de açúcar por dia seja no máximo em torno de 1 porção/dia de aproximadamente 25g.

Isso quer dizer que uma caixinha de toddynho já equivale o açúcar do dia inteiro? Sim!


Já parou pra pensar nisso? E junto com um toddynho uma bolachinha, ou um salgadinho. Depois no lanche da tarde mais um pouquinho.




Isso falando em açúcares, nada de carboidrato, afinal esse nutriente também se transforma em açúcar no organismo.



Hoje começamos a trabalhar na aula de Arte essa Conscientização e consumo responsável, já que esse açúcar fica “escondido” nos alimentos industrializados e feitos em casa, como biscoitos, salgadinhos, bebidas, bolos, e, ainda, naqueles açúcares naturais presentes no mel, em xaropes, sucos de fruta e concentrados de fruta.


Os alunos puderam se conscientizar o tanto que estão ingerindo de açúcar apenas no café da manhã, no intervalo. E que em apenas uma refeição extrapolaram o limite aconselhável diário.


Através dessa metodologia, que embora tenha sido abordada na disciplina de arte que encontra-se na área das linguagens, a mesma abrange outras áreas interdisciplinares. Como até mesmo matemática, na qual hoje usamos a famosa regra de três, para calcular as porções de açúcares fragmentadas em algumas embalagens.

Por meio dessa conscientização, começamos a praticar a atenção plena (mindful eating) durante as refeições e lanches intermediários, é uma recomendação para se adquirir consciência alimentar e sobretudo, encontrar prazer e satisfação nas boas escolhas do dia a dia com saúde.

Trabalho realizado nas aulas de Arte com a professora Juliana Souza.

Oficina de Psicologia

No dia 03 de maio, ocorreu no Salão do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro uma formação com alunos do Ensino Médio, turmas 101, 102 e 103 sobre Bullying  com a Psicóloga Daniele  - Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Ideau de Bagé. A proposta nasceu de uma iniciativa da CIPAVE do Colégio, que é presidida pela professora Claudia Escalante Medeiros  para trazer aos discentes do colégio informações sobre o que é, como se processa e como se combate o bullying no espaço escolar.

O colégio vem trabalhando sério e diretivamente para combater atos de bullying no espaço escolar, promovendo debates, encontros e dinâmicas para este fim.







quinta-feira, 27 de abril de 2023

Trabalhos sobre os 145 anos de Pinheiro Machado


Trabalhos realizados pela professora Marizete Duarte com alunos dos 1º anos do Ensino Médio, no componente Tecnologia e Cultura Digital sobre os 145 anos de emancipação do município de Pinheiro Machado. Fachadas e Arquitetura, aspectos culturais e estéticos. Parabéns.









Maquetes do Mundo do Trabalho

Maquetes confeccionadas pelos alunos dos 1º anos do Ensino Médio no componente Mundo do Trabalho com a professora Juliana Sousa (Juju) Parabéns aos alunos e professora pelo trabalho realizado.












terça-feira, 25 de abril de 2023

Ações da CIPAVE

 

No dia 25 de abril , a CIPAVE, do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, presidida pela Orientadora Educacional Claudia Medeiros, em parceria com o 4º BPM da Brigada Militar, promoveu a palestra "As armadilhas das redes Sociais" ministrada pelo soldado Roger dos Anjos, com os colaboradores Sargento Luis Seixas e do tenente André Madruga no salão do colégio. na ocasião foram atendidos os alunos dos 1º anos do Ensino Médio e dos alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.








segunda-feira, 24 de abril de 2023

Dia da Paz e atividades do Meio Ambiente

 


No dia 20, além de celebrar o Dia da Paz, os alunos do Ensino Fundamental - 9º ano, também dedicaram-se ao fazer limpeza nos arredores do colégio, juntamente com a professora Juliana Souza.









Arte na Pré história

 

Conhecer a história e o passado é fundamental para a compreensão do presente. Dessa forma, os alunos estudaram sobre o surgimento do ser humano, sua evolução e seu desenvolvimento dentro dos períodos históricos. Na Pré-história, dentro do período Paleolítico ( inferior, médio, superior), Neolítico e Idade dos Metais; pesquisaram sobre as Pinturas Rupestres e seus possíveis significados religiosos, sociais, culturais e porque o homem da época fazia esse tipo de registro gráfico, quando ainda não existia a escrita.

Sobre seus hábitos e cotidiano, como a pesca, a caça, a colheita de frutas e alimentos, tudo definindo os avanços em cada período. Desde a pedra lascada à lança, do nomadismo à própria vila. Sobre o surgimento do fogo e muito mais!

São fontes históricas que podem ser compreendidas e interpretadas, e expressam o pensamento da sociedade da época e seu dia a dia. Durante as aulas, os estudantes perceberam que o grafismo ainda é presente na atualidade, e que, através de um desenho, conseguimos ter diversas percepções e saber muitas coisas sobre uma sociedade, um povo ou uma comunidade, já que a arte tem esse papel na atualidade também. Após o estudo teórico, os estudantes foram desafiados a realizar um resumo do que compreenderam do conteúdo no papel e logo após construíram maquetes. Trabalho desenvolvido pela professora Juliana Souza em Arte.