sábado, 31 de março de 2012

Professora Sônia


Sônia Farias
Professora Sônia A. Farias é docente do Colégio Hipólito Ribeiro, porém encontra-se permutada na SMEC de Pinheiro Machado desde o ano de 2009. Sônia é graduada em Biologia e pós-graduada em Educação e em Mídias. É professora de Ciências no E. Fundamental e Biologia no E. Médio, onde se dedicava inteiramente a dinamização de projetos e uso de tecnologias na educação, levando os alunos a negociarem o conhecimento de maneira objetiva e prática. É entusiasta, amiga de todos, dedicada e curiosa para descobrir a melhor forma de se ensinar.
Parabéns Sônia pelo que já desenvolveste em nosso colégio e pelo seu trabalho na SMEC.

sábado, 24 de março de 2012

Professora Aposentada!

Magda Afonso, professora aposentada do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, onde atuou por muitos anos. Magda foi professora, destacada, de Educação Artística, tendo sido professora de muitos pinheirenses, inclusive professores do colégio. Atuou como professora de Séries Iniciais, onde deixou sua marca, pela competência e seriedade com que trabalhava, uma profissional ímpar. Magda lutou e ainda continua lutando pelos direitos dos professores junto ao Sindicato dos Professores do RS. É uma entusiasta no ensino do letramento e suas dimensões pedagógicas. Foi vice-diretora e coordenadora pedagógica do colégio por várias vezes. 
Com certeza é uma profissional que merece destaque e nossa homenagem aqui neste veículo. 
Parabéns Magda!

Viagem dos 3º anos - 2012

Este ano os alunos dos 3º anos, juntamente com o professor conselheiro Sandro Rosa, estarão viajando, para Capão da Canoa no mês de dezembro. A viagem é uma atividade integradora de lazer, que já tem sido feita pelo colégio em anos anteriores.

Imagens de Capão da Canoa:
Imagem da praia

Imagem da praia

Centro de Capão, à direita está o hotel Kolman, onde ficaremos hospedados.

Parque Aquático
Aqualokos


Hotel Kolman, onde ficaremos hospedados, a um quarteirão da praia.

Piscina do hotel

domingo, 18 de março de 2012

Ex-professores

Lisiane Ávila, ex-professora de nosso colégio, hoje residindo em Pelotas, onde atua como professora de Biologia e Vice-diretora de escola estadual.
Em nosso colégio, Lisiane, trabalhou com Matemática, Biologia e Ciências, reconhecida pela sua competência e profissionalismo. Conduzia suas atividades com otimismo e sempre valorizando os alunos.
Uma professora exigente que levava os alunos a aprender e dedicar-se aos estudos.
Sentimos saudades desta colega, que além de profissional era parceira e amiga de todos aqui no nosso velho Hipólito Ribeiro.


Sucesso Lisiane!

domingo, 11 de março de 2012

Perfil de Florinda Cunha

A professora Florinda de Fátima da Cunha é uma figura conhecida de nosso colégio, pois há mais de 20 anos está trabalhando em nosso meio, onde primeiramente atuou como professora de Séries Iniciais e posteriormente assumiu a disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Florinda é Habilitada para Séries Iniciais, Graduada em Educação Física, Pós graduada em Ensino de Pré-Escola (Educação Infantil), Psicopedagogia e atualmente retornou à Universidade para cursar Psicologia na URCAMP.
Conhecida pelo seu jeito despachado e alegre, Florinda tem conquistado seus alunos, e conduzido suas atividades com alegria e satisfação. Está aposentada de uma matrícula, mas continua em atividades no colégio.
Não há quem fale desta, querida colega, sem que mencione seu otimismo e carisma com que leva a vida - sem falar na folia que faz com seus atletas por onde os leva para representar nosso município.
É uma das incentivadoras do Esporte no município e uma das mantenedoras das atividades Natalinas das Séries Inicias, através do CFC. A referida colega foi presidente do Conselho Escolar e do Conselho Municipal de Educação por vários anos.
Parabéns Florinda por tudo que és e representa para nossa comunidade escolar.

Homenagem a Ex-professora

Prof. Narlei
Vamos lembrar da professora Narlei, que esteve  trabalhando em nosso colégio em 2006 e 2007.   Professora de Matemática, dedicada, atenciosa e amiga dos alunos, levou seus conhecimentos para as 5ª séries de nosso colégio. Destacava-se pela serenidade,  otimismo e alegria com que  lecionava.  Dava grande importância para os alunos e os envolvia em atividades que despertavam para o gosto de aprender Matemática. 
Hoje  a professora Narlei está aposentada e residindo em Pelotas.
Saudades desta colega! 

terça-feira, 6 de março de 2012

Aluna bolsista

A aluna Jéssica Campos Pires (301) é a primeira aluna bolsista do Colégio Hipólito Ribeiro em Iniciação Científica Jr. CNPQ/CAPES pelo projeto Difundindo Ciência e Tecnologia, na Região da Campanha - Unipampa - Bagé, por ter apresentado o trabalho ENERGIAS RENOVÁVEIS na I Feira de Ciências, realizada em novembro de 2011, o qual foi vencedor.
A aluna Aline Medeiros é colaboradora do Projeto e ao longo de 2012, as alunas estarão desenvolvendo trabalhos envolvendo a comunidade escolar, na divulgação de pesquisas científicas. A orientação e tutoria do trabalho está a cargo da professora Claudia Escalante Medeiros, mestranda da Universidade Federal de Pelotas em Ensino de Ciências e Matemática.

sábado, 3 de março de 2012

Nova Professora

A professora Deise Ávila, licenciada em Pedagogia, já foi chamada pela 5ª CRE de Pelotas, para assumir contrato emergencial em nosso colégio. 
Deise esteve na 5ª CRE, na semana passada, onde recebeu as orientações para seu ingresso na rede estadual. A professora assumirá o 2º ano do Ensino Fundamental, no turno da tarde.
Conhecida pela sua dedicação e entusiasmo com a Educação, Deise, com certeza fará um bom trabalho, junto aos nossos pequenos, pois tem grande experiência no trabalho dos Anos Iniciais e Educação Infantil, isto comprovado em seu trabalho na rede municipal.
Enquanto a professora não chega, os alunos do 2º ano estão sendo atendidos pelo vice-diretor Sandro Rosa.

Aposentados de nosso colégio:

Professora Mariza P. Rocha, uma das aposentadas de nosso colégio, que relembraremos em nosso Blog. 
Destacada pela sua alegria e simpatia, Mariza Rocha, deixou saudades em nosso meio; professora de Artes, trabalhou durante alguns anos com os nossos alunos de Ensino Fundamental, em seguida foi colocada frente a turmas de Pré-Escola e Alfabetização, onde destacou-se muito. 
Também é conhecida de nossa comunidade por ter sido uma das precursoras na implantação de Escolas de Educação Infantil no município, onde atuou por muito tempo.
Hoje, aposentada da rede estadual, retornou, através de concurso público, às atividades de professora de Artes na rede municipal, onde demonstra habilidade e competência. 
Parabéns Mariza!
Professa Mariza e Professora Rosinha com seus pequenos alunos em 1994.

Profª Flávia


Professora Flávia Monteiro trabalha há alguns anos em nosso colégio, é graduada em Jornalismo pela UCPEL e em Letras Port/Esp pela UCPEL (Pelotas), pós graduada em Educação pela URCAMP.
Trabalhou por muitos anos como coordenadora da SMEC,  em seguida ingressou no Magistério Estadual, onde ministra aulas de Língua Portuguesa.
Neste ano, assumiu um novo desafio: orientar os alunos de 1º ANO do Ensino Médio Politécnico, na disciplina de SIP (Seminários Integrados e Projetos). 
Decidida e objetiva, procura trabalhar de maneira dinâmica e dedicada.
Um dos traços de sua personalidade é a capacidade que tem de vencer obstáculos e posicionar-se de acordo com suas convicções.