segunda-feira, 30 de maio de 2011

Happy Birthday

 Jantar de Aniversário do professor Sandro Rosa

Os professores do Colégio Hipólito Ribeiro reuniram-se no último dia 10 de maio para comemorar o aniversário do professor Sandro Rosa. O jantar ocorreu na sexta-feira, no refeitório do colégio.


Projetos


Professora Claudia Escalante Medeiros com seus alunos em visita à EMBRAPA de  Bagé, dinamizando o projeto Sustentabilidade do Bioma Pampa, onde conheceram diversas espécies forrageiras nativas da região do pampa gaúcho acompanhados da Bióloga Drª Ana Cristina Mazzocato. Á noite os alunos observaram as estrelas no Projeto Astronomia da UNIPAMPA acompanhados pelo professor Guilherme Mahangello.





sábado, 28 de maio de 2011

Nomeação.

O professor Rui César, regente de Educação Física de nosso colégio, está desde o ano de 2010, realizando um excelente trabalho junto aos nossos alunos e atletas. Ingressou contratado, porém na semana passada, após recorrer à Justiça, para ser nomeado, teve sua causa ganha e foi chamado pelo Estado para assumir sua nomeação, fato que alegrou a todos do colégio, que reconhecem o professor como um competente professor. Parabéns Rui.

Despedida!

Despedida da Servidora Fabiane

A servidora Fabiane, que atuava em nossa escola com Merendeira, pediu demissão de suas funções, deixando os colegas, já com saudades, pois a mesma, que trabalhou por um tempo conosco, conquistou a simpatia e amizade de todos aqueles que conviveram com ela. Fabiane destacou-se pela disponibilidade, compromisso e companheirismo no tempo que esteve em nosso meio. Com certeza, sabemos que cada um escolhe o caminho que deve seguir; e desde já manifestamos nosso apreço à colega desejando que todos seus objetivos sejam alcançados. 

Oferecemos uma mensagem à colega:



JANTAR DE ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO

JANTAR DANÇANTE DO COLÉGIO 
NO 
CLUBE COMERCIAL
O Colégio Hipólito Ribeiro estará realizando no dia 18 de junho um Jantar Dançante em comemoração aos seus 84 anos. 
Massas estarão no cardápio. 
O evento será animado pela música de Capivara e Banda. 
Acontecerá, também, um desfile de moda com a participação de lojas de nossa cidade.
Toda a comunidade está convidada a participar. O valor do talher é de R$ 15,00 e já está à venda na escola.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entrevista com Pablo Hessel

Pablo Hessel foi escolhido pela galera do Colégio Hipólito Ribeiro como o GAROTO TOP do mês de abril. Pablo concedeu uma entrevista para este BLOG.

Nome: Pablo Costa Hessel
Idade: 17 anos
Signo: Touro
Time do Coração: Grêmio
Música favorita: Palavras repetidas - Legião Urbana.
Último livro que leu: A estrada da noite
Seu hobby favorito: Jogar Futsal
Esporte que pratica: Todos
Uma mulher bonita: Jennifer Lopez

 BLOG: O que as meninas podem fazer para te conquistar?
Pablo: Elas precisam ser elas mesmas.

BLOG: O que torna uma mulher feia?
Pablo: Deixar a vaidade de lado e não se preocupar com si própria.

BLOG: Para que é importante os estudos?
Pablo: É muito importante ter estudo, pelo menos uma formação básica e necessária para se ter um bom emprego, entrar em uma universidade ou então passar num concurso e também temos a vantagem de levar o que aprendemos para a vida toda.

BLOG: Que profissão deseja ter no futuro?
Pablo: Quero ser psicólogo.

BLOG: Por que Pinheiro Machado não atrai jovens?
Pablo: Podemos observar, que por ser uma cidade pequena, não temos oportunidade de frequentar universidades, cursos mais diversificados e melhores condições financeiras. Outro ponto é falta de lugares para divertir-se.
BLOG: Como você se define como pessoa?
Pablo: Uma pessoa do bem e independente de qualquer coisa desejo o melhor a qualquer um.

BLOG: O que é Deus para você?
Pablo: Salmos 91 "Ele é meu deus, o meu refúgio, a minha fortaleza e nele confiarei."

BLOG: No BLOG há uma discussão se você beija bem ou não, como você pode explicar isso?
Pablo: Prefiro não responder.

domingo, 15 de maio de 2011

Perfil da professora Claudet


Professora Claudet Brod, licenciada em Letras pela UCPEL, e pós graduada em Educação, trabalha há alguns anos em nosso Colégio no E. Fundamental com as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, destacando-se pela amizade e pelo companheirismo, sempre está pronta para ajudar seus alunos e colegas. Parabéns Claudet.

Presidente do Grêmio Estudantil


Dhiego Amaral foi eleito o novo presidente do Grêmio Estudantil Carlos Paléo Dávila. Representante da Chapa 01, Dhiego terá o comando desta entidade por 1 ano. Em breve estaremos publicando uma entrevista com o mesmo, onde apresentará seu plano de trabalho para a Gestão 2011/2012.

sábado, 14 de maio de 2011

Momento Retrô

Captamos algumas imagens do passado. 
Vamos ver se você consegue identificar que são estas figurinhas aí!

A seguir temos imagens de alunos e recentes ex-alunos, vamos ver se você descobre que são estas figuras. Na próxima semana divulgaremos o nome delas.
Esta mocinha aí está na 7ª série. Quem será?
BLOG: Dienifer da turma 71

Esta modelinho recém saiu da 8ª série da nossa escola. Quem será?
BLOG: Matina Martins

Esta dupla são ex-alunos recentes. Quem são?
BLOG: Melão e Bethânea

Este aí foi até presidente do Grêmio Estudantil. Quem será?
BLOG: Melão

Este mocinho ainda estuda no turno da manhã? Você já sabe quem é?
BLOG: Yan - turma 301

E este rapazinho? Quem será? Ex-aluno, mas muito conhecido de todo.
BLOG: Vinicius Conde Dias

Ex-aluno recente. Quem será?
BLOG: Uilian Marques

Esta menina está o turno da tarde, quem será?
BLOG: Selena - Turma 61

E nesta foto quem você identifica? 
BLOG: Leonardo e Vinicius Conde Dias

Quem será a mocinha nos braços da professora Rosi?
BLOG: Valentina Trindade

Respostas na próxima semana.
Se você tiver fotos antigas dos nossos alunos e ex-alunos, envia-nos para este email: sfloresdarosa@yahoo.com.br

Segurança na escola

Segurança do Colégio Hipólito Ribeiro

Nossos Blogueiros votaram e aqui publicamos o resultado da pesquisa deste blog:


Boa
  146 (35%)
Regular
  70 (16%)
Deixa a desejar
  44 (10%)
Deve melhorar muito
  156 (37%)




Pelo que vimos na enquete 37% dos nossos internautas disseram que a segurança deve melhorar muito e com certeza, concordamos com eles. A direção da escola tem feito o que pode para melhorar a segurança e para isso temos trabalhado intensamente, já podemos contar com um policial militar que nos ajuda nesta tarefa, porém sentimo-nos muito impotentes em função do tamanho de nosso colégio. Para contermos os roubos, que eram frequentes, instalamos alarmes em pontos estratégicos do prédio, fato que conteve os furtos noturnos. Durante o dia, temos monitoras que circulam pelos corredores, fecham portas e portões e ficam atentas à entrada e saída dos alunos e pessoas estranhas à escola. Ainda não conseguimos conter o fluxo de pessoas estranhas que entram em nosso pátio, durante à noite e aos finais de semanas para jogar na quadra aberta, embora os portões permaneçam cadeados, eles pulam os portões e arrombam as telas do pátio e entram de qualquer maneira. Antes de colocarmos a rede de proteção sobre a quadra, sofríamos com os vândalos que subiam na escola e quebravam os caletões do telhado provocando alagamento, em dias de chuva, nas salas de aula. É necessário que observamos a segurança da escola, mas precisamos, também, do apoio da comunidade para garantirmos a segurança preterida.


domingo, 8 de maio de 2011

ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL



A eleição do Grêmio Estudantil aconteceu dia 13 de maio (sexta-feira).
Concorreram duas chapas:
Chapa 01 - Dhiego Amaral
Chapa 02 - Cristian Lopes


Venceu a eleição: A chapa 01 com 287 votos.
- A chapa 02 recebeu 129
- Foram nulos 60 votos.

PEÃO DO HIPOLITO...

LUCAS ROSA - ALUNO DO HIPÓLITO RIBEIRO - 1ª SÉRIE - TURMA 103
Foto: Canguçu em Foco
Aconteceu neste final de semana, em Monte Belo do Sul, a escolha dos novos peões do Rio Grande do Sul. Dezoito das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado levaram seus representantes para disputar o título de Peão e Guri Farroupilha no 23º Entrevero Cultural.

No total, foram 29 participantes, onde apenas seis foram escolhidos para representar a cultura, as habilidades e os valores do Peão Gaúcho.

Na categoria Guri Farroupilha, o vencedor foi Lourenço de Oliveira Nunes, representando o PL Timbauva, do município de Portão. Já o título de Destaque Campeiro ficou com o pinheirense Lucas Peres Amaral da Rosa, representando o CCTG Lila Alves e a 21ª RT (na foto acima, ao lado do Coordenador da RT, Jackson Pereira).

As provas envolveram conhecimentos artísticos, onde foram executadas danças de salão, danças tradicionais, além de declamação, canto, instrumentos e poesia. A prova oral avaliava a desenvoltura, a expressão e a apresentação. Já as provas campeiras foram as que mais somaram aos candidatos, valendo 30 pontos. Nestas, os jovens realizaram sorteio entre as seguintes modalidades: assar, charquear, cevar o mate, emalar poncho (1º sorteio) e ferrar, trançar, tosquiar, laçar, pealar, apartar, tosar e prova de rédeas (2º sorteio). O último quesito avaliado foi a participação em eventos e vivência tradicionalista, valendo 10 pontos.

INFORMAÇÕES RETIRADAS DO EIGATIMAULA. 

Amizade é tudo nesta vida!

Prof. Marilete Peres

Perfil da professora Marilete Peres


A professora Marilete trabalha há anos em nosso colégio, sempre destacando-se pelos conhecimentos pedagógicos e legislação educacional. Graduada em Ciências Sociais e pós-graduada em Educação e Mídias, esmera-se em trabalhar as noções da Sociologia e Geografia numa perspectiva crítica e libertadora, procurando integrar o conhecimento científico com a realidade atual do país. Esta mestra trabalha com Sociologia e Geografia no Ensino Médio, foi coordenadora pedagógica deste colégio e de escolas municipais; está trabalhando, também, no Conselho Municipal de Educação, onde presta relevantes serviços às escolas de Pinheiro Machado, auxiliando na construção de propostas pedagógicas e na elaboração de planos e sistemáticas de trabalhos educativos. Marilete firma-se como um ícone na Educação deste município. Parabéns!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Seção de ex-alunos


 Angelita Passos Simoni, ex-aluna de nossa nosso colégio, hoje  trabalha na escola como professora de Química, onde destaca-se pela competência e dedicação que tem para com todos os nossos alunos. Parabéns Angelita.

Julia Souza Sabbado
Aluna de nosso colégio durante todo o Ensino Fundamental, onde destacava-se pela dedicação aos estudos, a meiguice e a simpatia que tinha para com todos. Mais tarde passou na seleção do IFSUL e foi estudar em Pelotas, onde destacou-se nos estudos. Hoje reside com sua família no eestado de São Paulo.


 Mourinha - Maninha e Anita
 Ex-alunos do Hipólito Ribeiro - Leninar de Mello (Maninha) estudou em nosso colégio e hoje destaca-se como Secertária da Escola Manuel Lucas Prisco. Seu filhos, também, ex-alunos destacam-se na sociedade pinheirense e engrandencem o nome de nosso colégio.

Familia Lobato
Uma família reunida de ex-alunos: D. Carmem matriarca da família, Gracinha, também ex-professora do Colégio, Iara (Gudi), professora destacada na comunidade, atualmente docente da SMEC e também ex-professora do Hipólito Ribeiro, Tuca  destaca-se na comunidade como Arquiteto, Iarinha professora de Educação Física e Manuela ex-aluna do Ensino Fundamental de nosso colégio.

Rafael Peroba
Aluno simpático e carismático que frequentou nossa escola durante todo o Ensino Médio, sempre educado e dedicado, hoje está servindo à pátria no quartel.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Entrevista com a Gata do mês de abril.

 
Rosicler da Rosa Almeida
Nome completo: Rosicler da Rosa Almeida
Apelido: Rosi
Idade: 18 
Signo: Áries
Data de Aniversário: 30 de março
Como você define-se: Simplicidade
Torce por que time? Internacional
Sua comida favorita: Sendo salgada, pode ser qualquer uma.
Sua bebida favorita: Refrigerante
Seu estilo pessoal: Normal
Seu ator favorito: Bruno Gagliasso
Sua Música favorita: Só os loucos sabem
Seu livro de cabeceira: A última música
Um homem bonito: Cauã Reimond
Uma mulher bonita: Angleina Jolie
Alguém inteligente: Isaac Newton
Um sonho para o futuro: Passar na faculdade de medicina.
No futuro quer ser: Médica
O que pensa sobre as drogas? É a forma mais fácil de estragar a vida.
Por que é importante estudar? Para ter um futuro melhor.

Quais seus melhores professores? Não posso falar só um ou dois, mas para mim os melhores são aqueles que vemos que gostam realmente do que fazem.
Quem são seus melhores amigos? Aqueles  que estão junto comigo nos momentos difíceis.
Como deve ser o seu namorado perfeito? Fiel e sincero
Quem você levaria para uma ilha deserta? Meus amigos e minha família.
Onde você deu seu primeiro beijo? Na esquina (hehe)
Quem você gostaria que sumisse do mundo? Pessoas sem caráter.
O que é necessário para te conquistar? Carisma, humildade e inteligência.
Defina em poucas palavras, quem é Deus? Deus é tudo!

Comemoração do Dia das Mães!

A Escola, através da diretora Marizete e da vice Celi Cunha, organizou uma chá em homenagem ao Dia das Mães.
A festividade aconteceu no Salão de Atos da escola e recebeu as mães do 1º ao 5º ano. As mães foram recepcionadas com bolo e chá e ainda assitiram uma palestra com a Psicóloga Bianca.

Bolo em homangem às mães.
Painel confeccionado pelas alunas Carol D´ávila e Anne - Turma 81

Mães presentes no evento.


Homenagem deste blog a todas as mães!

Entrevista

Entrevista com os alunos Jesus Guilherme de Moreles Rodrigues e Raqueli Campelo Moreira da turma 302 - Noturno.

 
Blog: Qual é a maior dificuldade que existe entre estudar à noite e trabalhar de dia?
Guilherme: A maior dificuldade que existe entre estudar à noite e trabalhar o dia todo é o cansaço físico e mental. Mas que futuramente podermos olhar para trás e vermos que valeu a pena.
Raqueli: Falta de tempo para estudar e realizar as propostas de trabalho.

Blog: Você acha que a escola está adaptada para receber este aluno trabalhador? Por quê?
Guilherme: A escola está adaptada para receber o aluno trabalhador porque tem tolerância  para o aluno chegar e os professores são flexíveis na questão de entrega de trabalhos e datas de provas.
Raqueli:Acredito que sim, porque oportuniza diversas oportuniaddes para os alunos e o professores são qualificados para dar aula.


Blog: Conteúdos difíceis e complexos deveriam ser trabalhados diferentemente para alunos do noturno? Por quê?
Guilherme:Não, porque os alunos devem ser tratados da mesma forma e o aprendizado para todos os turnos deve ter a mesma qualidade.
Raqueli: Sim para um melhor aprendizado.


Blog: O que a escola deveria fazer para tornar significativo o estudo noturno?
Guilherme: Acredito que a escola não precisa fazer muito para tornar significativo o ensino noturno, pois ela faz sua parte, quem precisa esforçar-se e mostrar empenho são os alunos.
Raqueli: O ensino já está facilitado.

Blog: Você concorda com os cursos de EJA e Aceleração que fazem com que os alunos avancem e no entanto não consigam acompanhar o ensino regular? Por quê?
Guilherme: Não pois na minha opinião estes cursos não passam toda a aprendizagem necessária que temos durante o curso do ensino regular e acabam formando alunos despreparados.
Raqueli: Eu só concordo com uma coisa nos cursos de EJA, que ele deveria ser somente para pessoas mais velhas que gostariam de ter estudado, mas não tiveram oportunidade  quando jovens.

Blog:Como deveria ser a escola ideal?
Guilherme: Deveria ser menos classificatória  e todos deveria ser tratados da mesma forma, independente da afinidade existente entre alguns alunos e professores.
Raqueli: Como a nossa, com professores qualificados e com um bom ensino.

Blog: Como você vê, hoje em dia, os professores mais exigentes?
Guilherme: Acredito que os mais exigentes, são os melhores pois são capazes de formar alunos mais preparados para o futuro.
Raqueli: São os melhores, porque ensinam mais.

Blog: Qual seu principal objetivo de vida?
Guilherme: Formar-me, entra numa boa faculdade  ou escola técnica e principalmente ir embora de Pinheiro Machado, pois acredito que quem é jovem deve ir em busca de seus objetivos e de um futuro melhor.
Raqueli: Crescer na vida, ter um ótimo rumo profissional e ser uma excelente advogada.





domingo, 1 de maio de 2011

Cléo Pires


Tatuagem de Cléo Pires!
Uma polêmica pertinente foi a publicação de fotografias da atriz Cléo Pires, com versos de Fernando Pessoa tatuados em sua lateral. A polêmica rendeu boas produções de textos nas aulas de Redação das 3ª séries do Colégio Hipólito Ribeiro.
Eis os versos:
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
E o Veríssimo escreveu:
 A fascinante arte da tatuagem

Li que a Cleo Pires mandou fazer a tatuagem de um verso do Fernando Pessoa num, se entendi bem, quadril, para ser fotografada para a “Playboy”. A tatuagem é provisória, mas Cleo Pires pode muito bem estar inaugurando um novo espaço para a literatura.
Você não abriria mais a “Playboy” só para ver mulher nua, teria material de leitura na própria mulher nua. Um haikai em cada seio, Drummond e Bandeira nas nádegas, um resumo da “Odisseia” começando no pescoço, circundando o umbigo como se fosse a ilha de Calipso e desaparecendo no púbis, ou no retorno simbólico de Ulisses ao lar e ao aconchego de Penélope. Você poderia elogiar a artista pelada do mês, mas discutir a sua escolha de textos (“Kafka nas coxas?!”). E ter uma desculpa pronta ao ser flagrado espiando uma nua da “Playboy” escondido.
— Nem notei a mulher. Eu estava lendo o autor novo no seu pé.
A tatuagem é a mais nova forma de arte do mundo — embora não tenha nada de novo. O próprio nome, “tatu”, vem da prática de perfuração da pele que o Capitão Cook já encontrou no Tahiti e em outras ilhas dos mares do Sul no Século 18. Na China antiga, o ideograma para tatuagem era “wen”, que queria dizer tanto escrita quanto sabedoria, e as palavras que cobriam um corpo humano eram uma espécie de prece permanente, ou uma maneira de manter contato com os poderes divinos depois de um processo de iniciação. Os tatuados pertenciam a uma irmandade exclusiva, o que não é o caso hoje, quando todos estão se tatuando, por nenhuma razão superior e nem sempre com muita sabedoria.
Os casos mais evidentes de imprevidência tatuada são os nomes de amantes gravados sob corações entrelaçados, quando não havia dúvida que o amor seria eterno, e que precisam ser apagados quando o amor acaba. E imagino que atrizes e atores que cobrem seus corpos com tatuagens estejam conscientemente limitando a sua escolha de papéis. Adão e Eva, por exemplo, nem pensar, a não ser numa versão muito livre de Genêsis.
Mas não deixa de ser fascinante esta nova forma de arte, feita não em papel ou tela – ou nas paredes, como o grafite, a outra forma de arte a que ela mais se assemelha –, mas na pele do corpo. Mistura de decoração, assertiva pessoal, autos-sacrifício e kitsch assumido. Arte feita com cicatrizes. Ou arte evanescente, como no caso da poesia no belo costado da Cleo Pires.

O que é ser professor?

Ofício de mestre:

"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindí­veis."

Interpretação segundo a obra de Gadotti