domingo, 27 de fevereiro de 2011

COLÉGIO ESTADUAL GENERAL HIPÓLITO RIBEIRO (1927 - 2008)

“84 ANOS FORMANDO CIDADÃOS PARA O FUTURO”

HISTÓRICO 

O Colégio foi fundado em 18 de junho de 1927, pela Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16. 

A Maçonaria, que é uma Instituição filosófica, filantrópica, educativa e engajada nos movimentos sociais e que tem por princípios: amor fraternal, assistência e lealdade, criou uma escola pública. Esta escola funcionou no prédio da Loja Maçônica e foi mantida pela ordem durante treze anos. Como os alunos aumentavam, estava difícil de mantê-la, então, fundaram um cinema com o propósito de angariar fundos para auxiliar na manutenção da escola.
O Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, intendente de 1924 a 1928, destacou-se na sua atuação como Venerável Mestre da Loja, conseguindo conveniá-la com o Estado em junho de 1927, passando a ser Grupo Escolar Luz e Ordem, que continuou a funcionar nas dependências da Loja até 1931.
A partir de 1º de dezembro de 1932, por resolução da Loja, em homenagem ao Ex-Intendente Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, que muito colaborou para a manutenção da escola, o nome foi mudado para Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, nome do progenitor do Coronel.
Por volta de 1934, a escola mudou-se para o prédio próprio, este em que está situada até hoje.


Frente do prédio, com professores e alunos, antes da reforma onde foi ampliado os dois lados do 2° piso.


Fundos do Hipólito, antes da reforma.

Em 1972, a escola recebeu alunos e professores do Curso Primário de Aplicação da Escola Professora Nehyta Ramos (Escola Normal de Grau Ginasial), pelo fato de ter sido extinto o Curso Normal.
Em 1975, recebeu alunos e professores da escola municipal Irmã Eugênia, por ter sido extinta. Neste mesmo ano, a escola Nehyta Ramos, que funcionava no prédio do Ginásio Nossa Senhora da Luz (hoje o pensionato), mudou-se para o prédio do Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, juntamente com a Extensão do Colégio Estadual Dr. Carlos Antônio Kluwe – 2º Grau- Bagé.
Em 1979, houve a unificação da Escola Nehyta Ramos com a escola Hipólito Ribeiro e a criação do 2º Grau, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Grau Gen. Hipólito Ribeiro, de acordo com o Decreto de reorganização nº 28 325, passando ao atual nome Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro em 2001, pelo Decreto de 08/3/2001.


Foram diretores:

*João de Deus Pedroso Júnior
*Boris Seligman
*Luiza Rodrigues
*Adir Buccaro Coccaro
*Loiva Rodrigues Valente
*Lídia Conceição Simoni Bueno
*Josefa Barcellos Toralles
*Ruth Duarte Rodrigues
*Leda Silveira Colombo
*Adeli Rochedo de Sousa
*Sandra Donisete Tavares Peraça
*Paulo Fagundes Velleda
*Evanir Teixeira Dias
*Paulo César Peres Brum
*Maria da Graça Lobato da Costa
*Tânia Maria Kappe Geist
*Marizete Copetti Duarte

* Sandro Flores da Rosa

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Homenagem à Marizete


Diretora do Hipólito Ribeiro é homenageada

Publicado a 28 Dezembro 2010 por Trfagundes


Diretora do Hipólito Ribeiro é homenageada
Foto e texto: Inês Souza
Durante a entrega de computadores à algumas entidades locais, noticiado aqui no blog na última semana, a diretora do Colégio Hipólito Ribeiro, Marizetti Copetti Duarte, foi presenteada com uma placa “pelas ações positivas realizadas em prol da Educação no Estado do Rio Grande do Sul, contribuindo para uma Boa Escola Para Todos”.
A professora recebeu das mãos do ex-prefeito José Felipe da Feira a homenagem classificada como justa pelo vereador Jackson Cabral (PSDB), que enalteceu o amigo Da Feira e os feitos da colega de profissão pelas benesses que trouxe ao colégio, valorizando o estudante. “Ela lhes oferece maior conhecimento e oportunidade, pois a meta é prepará-los para a realidade competitiva, a vida fora do meio em que foram criados, põe em prática o trabalho em equipe e promove a união. É um exemplo a ser seguido em todos os aspectos”, enaltece.
Quanto ao vereador presidente, Ronaldo Madruga, PP, vê em Marizeti uma pessoa “competente, querida por todos que conquistou a comunidade estudantil, os munícipes, busca a integração com a participação dos pais, alunos, funcionários e professores. Ela solicita, corre atrás do que precisa e quer, insiste e isso comprova a capacidade dessa líder que sabe como fazer para chegar ao objetivo”.
Já o vereador Jaime Lucas (PMDB), que agregou forças à iniciativa de Cabral, ressalta a importância do reconhecimento à guerreira diretora que “quer qualidade e conforto ao ambiente de trabalho. Mulheres de atitude como ela são poucas e tem uma energia assustadora. Admiro a intensidade com que trabalha e batalha junto aos órgãos competentes para trazer melhorias à escola. Seguidamente convoca os cidadãos para participarem das atividades escolares e comunica as decisões tomadas que visam o bem comum”.